Artigos sobre Onésimo Silveira
Humildade e ousadia, as qualidades de um estadista
Com a constatação pelo Nobel da Economia Daron Acemoglu de que o “sucesso das sociedades depende da qualidade das instituições” ganha especial importância o respeito pelas normas e o cumprimento dos procedimentos democráticos como forma de as legitimar e de as manter credíveis. Há, de facto, um ethos e uma ética a ser exigidos para que efectivamente se considere estar a trabalhar para o bem comum e para a consecução do interesse público.
Onésimo Silveira foi hoje a enterrar
O corpo de Onésimo Silveira foi hoje a enterrar no cemitério de São Vicente. Mas antes, foi realizada uma cerimónia fúnebre em homenagem ao primeiro presidente eleito da edilidade mindelense, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
PR considera que Cabo Verde perdeu uma das suas figuras mais ilustres de sempre
Foi assim que o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca reagiu à morte de Onésimo Silveira.
Reitor da Uni-Mindelo lembra um "grande amigo" da universidade
O reitor da Universidade do Mindelo lamenta a morte de Onésimo Silveira e a perda de um grande amigo da instituição de ensino superior. Albertino Graça lembra que Onésimo Silveira é Doutor Honoris Causa pela Uni-Mindelo, que também tem um auditório com o seu nome.
"Tive uma vida plena, cheia, de que muito me orgulho" - Onésimo Silveira
Recuperamos o essencial da biografia de Onésimo Silveira, que morreu hoje, no Mindelo, aos 86 anos.
Morreu Onésimo Silveira
Onésimo Silveira morreu esta quinta-feira, 29, aos 86 anos, no Mindelo, a sua cidade. A notícia foi comunicada durante a sessão da Assembleia Municipal de São Vicente (AMSV), levando à suspensão dos trabalhos.
O ritmo da mudança em noventa
Na senda do anúncio do PAICV de 19 de Fevereiro de 1990 sobre a abertura do regime, um grupo de independentes e dissidentes do sistema de partido único reuniu-se, elaborou uma Declaração Política e constituiu um pequeno grupo para a discussão com o poder instituído da agenda da transição política e organizar a luta democrática pelo poder. Essa declaração, após uma discussão alargada, foi sujeita à subscrição pública no país e no exterior e publicada com a data de 14 de Março de 1990.
mais