Artigos sobre Jorge Carlos Fonseca

COVID-19: Há cinco anos Cabo Verde enfrentava a sua maior emergência sanitária
Vírus, pandemia, Estado de Emergência, confinamento. Uma viagem ao passado recente para recordar os impactos que a maior emergência sanitária alguma vez registada no mundo teve em Cabo Verde

Jorge Carlos Fonseca recebe insígnias presidenciais pela função que desempenhou com “grande sentido de Estado”
O ex-Presidente da República Jorge Carlos Fonseca recebeu esta terça-feira do presidente da Assembleia Nacional as insígnias presidenciais, pela função que exerceu do Chefe de Estado entre 2011 e 2021, com “grande sentido de Estado”.

Campanha eleitoral entra na fase decisiva
Na recta final para as eleições de 1 de Dezembro, os candidatos intensificam as acções de campanha, que termina às 24h desta sexta-feira. A par com os comícios, realizados principalmente pelos maiores partidos, o porta-a-porta tem sido uma aposta por todos os municípios, num apelo directo e mais personalizado ao voto. E esta semana foi também lançado o debate sobre as limitações do voto antecipado, após o Tribunal da Praia ter deferido este acto ao antigo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

O Tribunal Constitucional tem feito um trabalho que merece aplausos
Após um longo processo e muito debate, o Tribunal Constitucional, previsto desde 1999, iniciou funções. Fê-lo há precisamente nove anos, um dia depois da Declaração de Instalação do Tribunal Constitucional, proferida a 15 de Outubro de 2015. Na altura, Jorge Carlos Fonseca cumpria o seu primeiro mandato como Presidente da República e acompanhou, na qualidade de Mais Alto Magistrado da Nação, todo o processo. Nove anos passados, e no final de um ciclo – os mandatos dos juízes do TC são únicos e de nove anos –, o antigo Chefe de Estado faz um balanço da acção deste órgão, por cuja criação se bateu, e dos ganhos que este trouxe para o fortalecimento de uma cultura da Constituição e do Estado de Direito democrático.

Edição 1194
A entrevista com o antigo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

Jorge Carlos Fonseca pede tranquilidade na comemoração de datas históricas
Jorge Carlos Fonseca defendeu, esta sexta-feira, a comemoração das datas históricas “com tranquilidade”. O ex-Presidente da República lembra que tanto o dia da Independência como o da Liberdade e Democracia são ambas nacionais.

Jorge Carlos Fonseca apela à ampliação e ao aprimoramento de esforços na promoção dos Direitos Humanos
O ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, destacou que algumas instituições em Cabo Verde têm realizado um trabalho positivo na defesa dos direitos humanos. Entretanto, ressalta que há necessidade de se ampliar, aprofundar e aprimorar esses esforços, alertando para os desafios globais que exigem uma resposta mais abrangente e efectiva.

“Escritos ucranianos” de Jorge Carlos Fonseca lançado em Luanda (Angola)
“Escritos ucranianos”, a mais recente obra literária do escritor e ex-Presidente da República Jorge Carlos Fonseca será lançado no dia 06 de Dezembro em Luanda, Angola. A apresentação da obra estará a cargo da escritora angolana Amélia da Lomba.

Presidente da República considera que “excessiva partidarização” prejudica desempenho do Estado
José Maria Neves considerou esta quarta-feira, na Praia, que o desempenho da administração pública e do Estado está a ser prejudicado por uma “excessiva partidarização”.

Actual e antigos Presidentes da República reunidos para debater o futuro da política em Cabo Verde
O Presidente da República, José Maria Neves, participa esta quarta-feira no debate sobre o futuro da política em Cabo Verde, que reúne igualmente os antigos chefes de Estado, Pedro Pires e Jorge Carlos Fonseca.

“Escritos Ucranianos” de Jorge Carlos Fonseca lançado hoje na Praia
“Escritos Ucranianos”, a mais recente obra do poeta e ex-Presidente da República é lançada esta quarta-feira, na Biblioteca Nacional. A apresentação estará a cargo de Hermano Lopes da Silva e de Manuel Varela Neves. O livro de 220 páginas já foi apresentado no Sal, no mês de Junho, no âmbito do “Festival de Literatura Mundo” pelo escritor e jornalista Joaquim Arena e depois em Lisboa pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e por José Eduardo Cunha, crítico literário e poeta cabo-verdiano. Depois da Praia, o autor manifestou o interesse em apresentar o seu livro em outras ilhas de Cabo Verde.

Edição 1140
Destaque de manchete para a abertura de mais um ano político.

Guiné-Bissau/Eleições: CEDEAO destaca tranquilidade e "participação notável" acima de 70%
O chefe da missão de observadores da CEDEAO, Jorge Carlos Fonseca, considerou que as eleições legislativas de hoje na Guiné-Bissau decorreram num ambiente de "tranquilidade e civismo" e destacou a "participação notável" acima de 70%.

Jorge Carlos Fonseca lidera missão de observação da CEDEAO às eleições na Guiné-Bissau
O ex-presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca vai chefiar a missão de observação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) às eleições legislativas na Guiné-Bissau, anunciou hoje o próprio.

O Estado Constitucional, a separação de poderes e os delírios de Germano Almeida
“Aquilo que o Tribunal Constitucional decidir, está decidido e cumpre-se. Acabou!” Presidente J.C. Fonseca, outubro de 2021

Parlamento cabo-verdiano atribui Ordem Amílcar Cabral ao ex-PR Jorge Carlos Fonseca
A Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou, esta quinta-feira, por unanimidade, a atribuição da Ordem Amílcar Cabral, a mais alta distinção do país, ao ex-Presidente da República Jorge Carlos Fonseca, que exerceu as funções em dois mandatos, de 2011 até 2021.

Ex-PR Jorge Carlos Fonseca distinguido como Personalidade Lusófona 2022
O ex-presidente Jorge Carlos Fonseca disse esta terça-feira à Lusa que a sua escolha como Personalidade Lusófona 2022, numa iniciativa do Movimento Internacional Lusófono (MIL), constituiu uma surpresa e é também um estímulo.

Jorge Carlos Fonseca - “Nos últimos anos se tem assistido a uma visível extensão e fortalecimento do que podemos chamar ‘cultura da Constituição’ no país”
Jorge Carlos Fonseca, ex-Presidente da República

Missão da CPLP tem ouvido “versões muito diferentes” sobre a independência do processo - Jorge Carlos Fonseca
O chefe da missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições angolanas afirmou hoje que tem ouvido versões muito diferentes quanto à independência do processo eleitoral em relação ao poder político.

Reuniões e encontros marcam primeiro dia de Jorge Carlos Fonseca como observador eleitoral em Angola
O ex-Presidente cabo-verdiano Jorge Carlos Fonseca cumpre hoje em Luanda o primeiro de oito dias como chefe da missão de observação da CPLP às eleições gerais em Angola, marcado por várias reuniões e encontros.
mais