Artigos sobre Democracia
Governo aprova resolução para comemorar os 35 anos do Dia da Liberdade e da Democracia
O Governo aprovou uma resolução que institui oficialmente a comemoração do 35.º aniversário do Dia da Liberdade e da Democracia, celebrado a 13 de Janeiro, data que assinala as primeiras eleições livres e pluripartidárias realizadas em Cabo Verde, em 1991.
Não se combate a pobreza abandonando o jogo democrático
Hoje fala-se muito na crise da democracia, mas contraditoriamente tende-se a fazer pouco para a conter ou inflectir. Em particular, os partidos políticos, personalidades políticas, académicos e comentadores dedicam muito tempo a lamentar e a discutir o declínio da democracia.
Confiança Institucional - O Compromisso que Cabo Verde Precisa Renovar
A confiança nas instituições, esse cimento invisível que sustenta a nossa democracia, tem sido alvo de sucessivos ataques. É cada vez mais urgente enfrentá-los com coragem e lucidez. Porque, sem confiança institucional, não há democracia que resista. E Cabo Verde merece resistir, merece renovar-se, merece acreditar.
Constituição de Cabo Verde 33 anos a proteger a democracia, 33 anos a desafiar-nos para o futuro
"A Constituição pertence aos vivos, não aos mortos." - Thomas Jefferson
PR reconhece que não há crise político-institucional, mas alerta para riscos
O Presidente da República, José Maria Neves, afirmou que Cabo Verde não atravessa uma crise político-institucional, mas alertou que essa normalidade não deve iludir o país e sublinhou a necessidade de reflectir sobre a inclusividade do sistema e consolidar os alicerces da democracia.
Fazer valer os 33 anos da Constituição
Hoje, 25 de Setembro, completam-se 33 anos da Constituição. Trata-se de uma data primeira desta II República que ainda está longe de ser celebrada como devia pela comunidade política nacional. Na generalidade das democracias, o Dia da Constituição é comemorado e em vários países como Espanha, Noruega, Polónia e Lituânia é mesmo feriado nacional.
Juízos e pensamentos incómodos
Problemas sérios da nossa da nossa democracia. MERECEMOS MAIS. Um Chamado à Responsabilidade
Presidente da República destaca a necessidade de consolidar a democracia
O Presidente da República, José Maria Neves, garante que Cabo Verde não atravessa uma crise política ou institucional, mas sublinha a importância de reflectir sobre a inclusividade do sistema e reforçar as bases da democracia. O chefe de Estado falou à imprensa na manhã desta terça-feira, durante uma conferência sobre a situação política do país.
PR apela à requalificação e sofisticação da democracia cabo-verdiana
O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje a necessidade de requalificar e sofisticar a democracia cabo-verdiana, através do reforço do respeito mútuo, do cumprimento rigoroso da Constituição e das leis, e da construção de consensos para reformas estruturantes inadiáveis, incluindo a renovação de mandatos dos cargos externos ao Parlamento.
Edição 1241
Destaque de manchete para a vitória de Cabo Verde sobre os Camarões na fase de apuramento para o Mundial de Futebol de 2026.
Potenciar o sentimento profundo de pertença
Nos tempos actuais e nas democracias em geral, a esfera pública, a comunicação social e as redes sociais parecem estar na iminência de serem engolidas por uma onda de polarização e divisão, de serem minadas por frustrações e ressentimentos e de ficarem perdidas em denúncias e suspeições. Nessas circunstâncias ganha a maior importância as pontuais manifestações colectivas de solidariedade e esperança no futuro que eventualmente aconteçam.
Independências: Conceito de democracia está "em crise” – investigador
O investigador Pedro Borges Graça considera que o percurso dos países africanos desde as independências foi marcado por “turbulência”, referindo que a “democracia está reservada só para parte da população”.
Entre Likes e Linchamentos: O Desafio da Democracia Cabo-Verdiana
Há dias que deveriam ficar gravados na memória coletiva como pontos de viragem. O lançamento do projecto do novo Hospital Central de Cabo Verde é um desses dias. O primeiro hospital a ser construído de raiz desde a independência, um investimento histórico que promete transformar o nosso sistema de saúde, ampliar valências, salvar vidas e oferecer esperança onde tantas vezes houve muita espera.
Democracia e a não promoção da verdade
Segundo a autora do livro “Democracia e Verdade: Uma Breve História”, Sophia Rosenfeld, a democracia insiste na ideia de que a verdade é simultaneamente importante e ninguém pode dizer definitivamente o que ela é”. Para a historiadora isso significa que há uma tensão intrínseca à democracia que não é passível de solução porque ninguém detém a verdade e é sempre possível debater na busca por uma representação mais próxima da realidade.
Marcelo Rebelo de Sousa felicita Cabo Verde e destaca “democracia exemplar”
O Presidente da República de Portugal, felicitou fraternalmente Cabo Verde pela sua independência e pelo caminho percorrido e saudou a democracia cabo-verdiana com uma mensagem de “gratidão, admiração e confiança no futuro promissor” do país.
Cuidar da imagem do parlamento reflecte-se na democracia
A última sessão da Assembleia Nacional, logo no primeiro dia de trabalho, foi palco de um espectáculo insólito à volta da substituição de deputados que acabou por prolongar-se por todo o período de manhã. Em causa estava como proceder para substituir deputados quando há suspensão de mandato ou há pedidos de substituição temporária e também como agir quando cessa a suspensão.
Crescer mais para não ter que partir
Na sexta-feira passada, 6 de Junho, o INE divulgou os dados do desemprego em Cabo Verde a descer para 8%, a partir de 10,3% em 2023. Ontem, 10 de Junho, o Banco Mundial actualizou em alta as previsões de crescimento do país para 2025 de 5,3% para 5,9%. Em 2024 o PIB cresceu 7,4 e a expectativa para 2026 é de continuar acima do potencial de crescimento podendo atingir 5,3% de acordo com os dados mais actuais do Banco Mundial.
Liberdade e democracia garantem terreno seguro para construir prosperidade e combater a pobreza
Já está a compor-se o panorama para o confronto político nas legislativas no segundo trimestre de 2026. No domingo, 25 de Maio, Francisco Carvalho, actual presidente da câmara municipal da Praia foi eleito presidente do PAICV e certamente que será o candidato a primeiro-ministro. Do lado do MpD, ficou decidido numa reunião da direcção nacional, em Janeiro último, que o actual primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva procurará um terceiro mandato.
Completam-se hoje 35 anos da Declaração Política do MpD que marcou a história de Cabo Verde
Celebram-se hoje 35 anos desde que um grupo de cidadãos, opositores ao regime monopartidário em Cabo Verde, pôs a circular pelo país inteiro e pela emigração a Declaração Política do MpD, que marcou a história do arquipélago.
Precisa-se hoje da ousadia da sociedade civil que ditou a Declaração Política de 14 de Março
Trinta e cinco anos atrás o mundo estava a mudar rapidamente. A sensação de uma aceleração brusca na vida política tanto no interior dos Estados como nas relações inter-Estados ao nível global era similar ao que acontece hoje. A diferença é que nos primórdios da década de noventa as mudanças traziam esperança e uma perspectiva de prosperidade generalizada.
mais
homepage







