Artigos sobre partidos

Evitar a captura dos partidos pelos populistas
O maior partido da oposição vai a eleições neste domingo, 30 de Março. Entre os candidatos ao cargo de presidente do PAICV estão dois autarcas, um empresário e um deputado. Considerando a proximidade das legislativas previstas para o primeiro ou segundo trimestre de 2026, a eleição directa do presidente irá determinar quem o partido vai apresentar como seu candidato a primeiro-ministro. Daí o caracter crítico do embate deste domingo tanto para o futuro do Paicv como para o do país.

Um mundo de ofendidos desconfiados
Os tempos para a economia são incertos, mas para a sociedade o cenário não é diferente, como mostra o último Barómetro de Confiança Edelman, que avalia, há 25 anos, a confiança das pessoas. E em quem confiamos afinal? Não é nos governos, nem nas instituições; nestes tempos inconstantes, confiamos em marcas e em empresas. Por outro lado, indica também esta recolha que aconteceu em 28 países, há um crescente sentimento de injustiça e desigualdade e isso leva às queixas. Um cenário global já espelhado também em Cabo Verde, como revelou, há pouco tempo, um estudo da Afrosondagem.

Excessiva politização prejudica a democracia
Num mundo em rápida transformação sob o impulso das políticas de Donald Trump, aumento de tarifas alfandegárias, fricção nas relações com aliados e adversários, congelamento da ajuda externa, deportação forçada de migrantes e hostilidade a organizações multilaterais, não se vê em Cabo Verde muitos sinais que a classe política esteja a incomodar-se com o que está a passar.

O papel dos partidos na crise de confiança na democracia
Por altura da celebração do 34º aniversário do 13 de Janeiro convém relembrar o que o cientista político Jorge Carlos Espada quis dizer ao afirmar que “a democracia é obra comum de partidos rivais, sob a autoridade comum de regras gerais e iguais para todos”. E também ter em atenção ao alerta de outro cientista político, Robert Dahl, de que “as perspectivas de uma democracia estável num país melhoram se os seus cidadãos e líderes apoiarem fortemente as ideias, os valores e as práticas democráticas”.

Regime militar da Guiné-Conacri dissolve dezenas de partidos políticos
O regime militar da Guiné anunciou a dissolução de dezenas de partidos políticos e a colocação de dois grandes movimentos da oposição sob vigilância.

Governo decide hoje data das eleições autárquicas
O governo vai decidir hoje, em conselho de ministros, a data das próximas eleições autárquicas, anunciou esta segunda-feira a ministra da Justiça, após o executivo auscultar os partidos políticos.

O estado dos partidos e da política
Em vésperas do debate sobre o estado da Nação importa que também se reflicta sobre o estado dos partidos e da política e seu impacto na qualidade das políticas públicas. As democracias pressupõem a existência de partidos políticos.

Os desafios de Cabo Verde 49 anos depois da independência
Na sessão solene que assinalou os 49 anos da independência os partidos com assento parlamentar dividiram-se entre a necessidade de um Estado Social mais forte, um crescimento económico mais robusto e o destaque da solidariedade social e da justiça social. Presidente da República apelou a uma maior desestatização da sociedade enquanto o Presidente da Assembleia Nacional alertou para os desequilíbrios entre as diferentes regiões do país.

OE 2023: MpD manifesta “optimismo” e oposição“descrédito” em encontro com o PR
Os partidos com assento parlamentar foram auscultados esta quinta-feira pelo Presidente da República no quadro da promulgação do Orçamento do Estado para 2023, com o MpD (poder) a mostrar-se optimista, enquanto PAICV e UCID (oposições) manifestaram-se descrédito face ao documento.

Primeiro-ministro ausculta partidos políticos sobre data das eleições
No âmbito da realização das autárquicas, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva recebe na segunda-feira, 3 de Agosto, os representantes dos partidos políticos, para auscultação sobre a data da realização das eleições que deverão acontecer em Outubro.

PAICV e MPLA vão passar a fazer consultas bilaterais sobre Cabo Verde e Angola
Os grupos parlamentares do PAICV e do MPLA vão passar a trocar informações e documentação, realizando igualmente consultas bilaterais sobre a situação dos dois países, conforme acordo assinado hoje na Praia.
mais