Governo decide hoje data das eleições autárquicas

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 set 2024 7:46

O governo vai decidir hoje, em conselho de ministros, a data das próximas eleições autárquicas, anunciou esta segunda-feira a ministra da Justiça, após o executivo auscultar os partidos políticos.

“A data será marcada no conselho de ministros” que se reúne hoje e a comunicação deverá acontecer até quarta-feira, disse Joana Rosa, em declaração aos jornalistas.

Durante a manhã de ontem, após serem ouvidos pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, PAICV e UCID propuseram que as eleições autárquicas sejam realizadas em 01 de Dezembro.

A ministra da Justiça, que estava presente nas audições, disse que é uma data “que está a ser equacionada”.

Em Março, a presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde, Maria do Rosário Pereira, propôs a realização das próximas eleições autárquicas em Novembro deste ano.

Na altura, a dirigente salientou que o limite máximo legal é Dezembro, mas explicou que é um mês festivo e há muita mobilidade dos cidadãos entre as ilhas.

De acordo com o Código Eleitoral, a marcação da data das eleições autárquicas é feita pelo Governo, “com antecedência mínima” de 70 dias, ouvidos os partidos políticos registados no Tribunal Constitucional.

As últimas eleições municipais em Cabo Verde foram realizadas a 20 de Outubro de 2020, em plena pandemia da covid-19, para escolher os autarcas dos 22 concelhos do arquipélago.

O MpD ganhou 14 câmaras, enquanto o PAICV conquistou oito.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 set 2024 7:46

Editado porAndre Amaral  em  16 out 2024 9:20