Artigos sobre Autárquicas

Nuías Silva disponível para recandidatura por São Filipe ou outro sítio que o PAICV decidir
O presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, disse estar disponível para candidatar-se para São Filipe ou para qualquer sítio e desafio que o PAICV venha a ter a nível local ou nacional.

Nelson Moreira disponível para mais um mandato à frente da autarquia de Ribeira Grande de Santiago
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, anunciou hoje a sua disponibilidade para se candidatar a mais um mandato à frente do município.

Ângelo Vaz é candidato a um terceiro mandato em São Salvador do Mundo
O actual presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, do MpD, disse hoje à Inforpress que é candidato com o apoio do MpD a um terceiro mandato para dar continuidade ao trabalho que vem realizando desde 2016.

Carlos Vasconcelos disponível para um terceiro mandato em São Lourenço dos Órgãos
O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Carlos Vasconcelos, garante estar disponível para um terceiro mandato à frente dos destinos do município do interior de Santiago.

Mais de nove milhões de eleitores chamados às urnas nas eleições autárquicas em Portugal
As mesas de voto das eleições autárquicas, em Portugal, abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias daquele país europeu para os próximos quatro anos.

Augusto Neves garante estar a trabalhar para “manter harmonia” na autarquia
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente afirma que tem pautado a sua acção pela harmonia e aponta dedo ao que classifica de “criação de factos e atritos superficiais”. Augusto Neves (MpD) reage assim às declarações dos vereadores da UCID e do PAICV que, na semana passada, também em conferência de imprensa, anunciaram a retirada da confiança política ao autarca.

CNE defende criação de quadro legal para eleições em tempo de COVID-19
A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) defendeu hoje a definição atempada de um quadro legal para adequar as próximas eleições em Cabo Verde ao contexto de covid-19, caso as mesmas venham a acontecer em período de restrições.

Distribuição dos pelouros em São Vicente conhecida na próxima semana
O processo para distribuição dos pelouros em São Vicente deve ficar concluído na próxima semana. Garantia deixada hoje pelo reempossado presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, em conferência de imprensa.

Dora Pires nega autoritarismo e recorda que Assembleia Municipal não funciona ao Sábado
A presidente da Assembleia Municipal de São Vicente (AMSV) nega autoritarismo no exercício de funções. Dora Pires reage assim às declarações dos eleitos do MpD que, no sábado, acusaram-na de ter dado instruções para que a funcionária da assembleia não recebesse o requerimento de impugnação da mesa da Assembleia Municipal.

Boa Vista: Instalação dos órgãos municipais adiada para segunda-feira
A instalação dos órgãos municipais de Boa Vista foi adiada para segunda-feira, 23, após a presidente da mesa provisória suspender a reunião e abandonar a sala, alegando que a lista do PAICV à mesa definitiva viola a lei.

PAICV disponível para "os entendimentos necessários" em São Vicente
O PAICV diz que o acordo conseguido entre as três forças políticas, concorrentes às eleições autárquicas de 25 de Outubro, para a Assembleia Municipal em São Vicente deve ser encarado com naturalidade, no âmbito do exercício democrático

Destaques da edição 890
Esta semana o destaque principal da edição do Expresso das Ilhas vai para a situação económica das famílias cabo-verdianas que dependem das remessas dos emigrantes.

MpD denuncia alegado “golpe de secretaria” para constituição da mesa de AM em São Vicente
Os deputados municipais de São Vicente, eleitos pelo MpD, denunciam aquilo que classificam de “golpe de secretaria” para constituição da mesa de Assembleia Municipal (AM). Em causa, um alegado acordo entre a UCID e o PAICV para eleição da presidente da Assembleia Municipal.

Grandes câmaras saíram divididas das últimas eleições
Se em tempos a vitória nas eleições autárquicas em Cabo Verde abria alas para um eventual sucesso nas legislativas subsequentes, desta vez os partidos políticos levam as mãos à cabeça. Pois os resultados mostram que está tudo dividido, podendo a bola cair de um lado ou de outro. O certo é que o MpD venceu na maioria dos concelhos, 14, e o PAICV recuperou vencendo mais 6, quando tinha apenas 2. Mas as três maiores câmaras, Praia, São Vicente e Santa Catarina, saíram partilhadas das eleições de 25 de Outubro. Assim quis o povo.

17 Municípios com índice de abstenção superior a 30%
17 Círculos eleitorais do país tiveram índice de abstenção acima de 30% nas eleições autárquicas 2020, segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE) publicados no Boletim Oficial de sexta-feira,6. A maior abstenção registou-se no município da Praia, onde 55,6% dos eleitores se abstiveram. Em contrapartida, Santa Catarina do Fogo registou a menor abstenção, com 26,1%.

Cerca de 58% dos eleitores foram às urnas nas recentes eleições autárquicas
Os dados definitivos da CNE sobre as recentes eleições autárquicas em Cabo Verde, publicados no Boletim Oficial (BO) desta sexta-feira, revelam que 58,4% (por cento) dos inscritos nos cadernos eleitorais foram às urnas contra 41,60% que se absteve.

Autárquicas : Independentes satisfeitos com desempenho eleitoral
Entre as dores da burocracia, os problemas do financiamento e a vontade de continuar a lutar pelo seu concelho, candidaturas independentes avaliam de forma positiva a experiência eleitoral autárquica.

Ulisses Correia e Silva quer novo mandato porque a “transformação” não é feita em cinco anos
Ulisses Correia e Silva afirma que o Movimento para a Democracia (MpD) precisa de mais um mandato para cumprir a agenda de transformação proposta para Cabo Verde.

CNE confirma vitória autárquica do MpD e crescimento do PAICV
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirma a vitoria do MpD em 14 câmaras, enquanto que o PAICV conquistou 8 municípios nas eleições autárquicas de 25 de Outubro. A taxa de abstenção situou-se nos 41,8%.

Autárquicas 2020 : MpD vence, mas resultados dão novo fôlego ao PAICV
O Movimento para a Democracia (MpD) venceu a maioria das Câmaras Municipais (14) nas eleições autárquicas de domingo, 25 de Outubro. Entretanto, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) de Janira Hopffer Almada, com 8 câmaras ganhas, foi quem mais comemorou pelo facto de ter vencido na Praia, o maior concelho do país, em termos de números de eleitores, conquistado antigos bastiões do MpD, São Domingos e Tarrafal de Santiago, recuperado São Filipe e ganhar pela primeira vez em Ribeira Grande de Santiago. Isso dá ao PAICV um outro fôlego para o embate legislativo de 2021 mas, até lá, muita coisa pode acontecer, já que o MpD de Ulisses Correia e Silva promete começar desde já a “preparar a nova fase”.
mais