Artigos sobre João Santos Luís
UCID alerta para “aumento injustificado” do imposto sobre imóveis em 2026
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) voltou hoje a alertar para o que considera ser um agravamento injustificado do Imposto Único sobre o Património (IUP), que, a partir de janeiro de 2026, passa a denominar-se Imposto sobre Propriedade Imóvel (IPI).
UCID propõe pacto político e desenvolvimento descentralizado para as ilhas
Cabo Verde precisa de um novo pacto político, com uma governação descentralizada que dê mais autonomia às ilhas, promova justiça social e distribua melhor os recursos públicos. Posição defendida hoje pela UCID, em conferência de imprensa na sede nacional, em São Vicente.
João Santos Luís, Presidente da UCID: “No próximo Orçamento do Estado, o governo deve colocar o país como prioridade”
O governo, no entender do presidente da UCID, no próximo Orçamento do Estado deve dar prioridade ao país e às pessoas para superar as dificuldades que se colocam. A eleição dos órgãos externos à Assembleia Nacional é outra preocupação para João Santos Luís.
UCID exige CPI e divulgação integral do contrato e do acórdão arbitral no caso da CVI
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) defende a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para apurar todas as responsabilidades no caso da concessão dos transportes marítimos inter-ilhas. Os democratas-cristãos querem a divulgação de todos os dados envolvendo o processo no tribunal arbitral.
João Santos Luís, Presidente da UCID: “Há uma crescente insatisfação”
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática, e deputado, João Santos Luís aponta como principais desafios a justiça, a descentralização, as desigualdades sociais e a dependência em sectores limitados, como o turismo.
Edição 1234
A poucas semanas do fim do mandato da embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, a entrevista de balanço destes quatro anos é a manchete da edição desta semana.
UCID critica impacto do Ministério do Turismo no Sal
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, criticou ontem o impacto do Ministério do Turismo na ilha do Sal e alertou para a fuga de mão-de-obra qualificada da ilha.
UCID pede reforma do Estado para combater “ineficiência” pública
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) volta a defender uma “verdadeira reforma do Estado”, com a redução da máquina pública, diminuição do número de deputados no parlamento e atribuição de autonomia às regiões. Posição reafirmada hoje, em conferência de imprensa realizada em São Vicente, por João Santos Luís.
UCID critica carga a fiscal e propõe reformas para aliviar cidadãos e empresas
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) defende uma profunda reforma da política fiscal e alerta para os efeitos negativos da carga tributária actual sobre o sector produtivo e os cidadãos. Declarações feitas hoje, em conferência de imprensa, pelo presidente do partido, em São Vicente.
Presidentes de PAICV e UCID preocupados com políticas de Donald Trump
Rui Semedo e João Santos Luís declararam, esta terça-feira, em entrevista à Inforpress, estarem preocupados com as políticas e medidas anunciadas pelo presidente dos EUA.
UCID prepara processos crime contra "difamação e injúria" em São Filipe e "assédio" a candidatos em Porto Novo
A UCID denuncia alegados casos de assédio a membros do partido em Porto Novo e na ilha do Sal, assim como supostos crimes de difamação e injúria contra o cabeça de lista à Assembleia Municipal de São Filipe, no Fogo. O presidente da força política promete avançar com processos crime e cíveis em duas dessas situações.
Parlamento: UCID alerta sobre dívida pública e excessivos gastos com deslocações no OE 2025
O deputado da UCID, João Santos Luís, alertou hoje, durante a sua intervenção no final do debate da generalidade do Orçamento do Estado 2025, sobre a dívida pública e os excessivos gastos com deslocações.
Relatório IGF: UCID alerta para possibilidade da presidência sair beliscada
A UCID considera que a Presidência da República pode sair beliscada depois do relatório da Inspecção Geral de Finanças (IGF) ter considerado irregular o salário mensal, de 310 mil escudos, pago à primeira-dama. O partido entende que há uma pressão propositada e pede a intervenção do Tribunal de Contas, da Procuradoria-Geral da República e do próprio parlamento.
UCID alerta para “retrocesso” das condições de trabalho dos Bombeiros Municipais de SV
A UCID afirma que as condições de trabalho dos Bombeiros Municipais de São Vicente regridem a cada ano, mais de seis décadas depois da sua criação. A falta de estabilização laboral, número insuficiente de efectivos e equipamentos obsoletos são algumas das principais carências apontadas hoje pelo partido.
UCID acusa Governo de “joguetes” para “atrasar” marcação das autárquicas
A UCID acusa o Governo de atrasar propositadamente a marcação da data das eleições autárquicas em proveito próprio, apesar de ainda estar dentro dos prazos estabelecidos por lei. O partido entende que o Primeiro-ministro está a ganhar tempo para inaugurar e lançar obras nos municípios, para tirar dividendos eleitorais.
“O Estado da Nação é de retrocesso” - Presidente da UCID
O estado da Nação é de “retrocesso” nos principais sectores sociais, com o governo a falhar na capacidade de resposta para resolução dos principais problemas dos cabo-verdianos.É pelo menos essa a leitura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), que indica que não se pode atribuir a culpa da situação socioeconómica do país apenas ao contexto internacional.
UCID: “O governo podia estar a fazer muito mais, e fazer menos propaganda”
Presidente da UCID defende que o ano parlamentar que agora termina devia ter sido mais produtivo e avalia negativamente a acção do governo. Executivo, diz João Santos Luís, deveria “fazer menos propaganda e esbanjamento de recursos em despesas fúteis”.
Edição 1182
O debate sobre o estado da Nação continua a merecer destaque de manchete no Expresso das Ilhas e esta semana entrevistamos os líderes parlamentares do MpD e PAICV e o presidente da UCID.
São Vicente precisa de “novo fôlego” - UCID
A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) considera que a ilha de São Vicente continua estagnada do ponto de vista socioeconómico. Para o partido, a Câmara Municipal prioriza festas, quando o município precisa de um upgrade em todos os sectores, disse hoje o presidente do partido.
“Governo já não tem condições para resolver o problema dos voos interilhas” - UCID
A UCID considera que o Governo já não tem condições de solucionar o problema dos transportes aéreos inter-ilhas. O partido aponta a inexistência de estratégias para os voos domésticos, com graves limitações ao desenvolvimento do país.
mais
homepage





