Artigos sobre Orçamento do Estado
Orçamento do Estado 2025: Um Marco para a Inclusão, Crescimento e Equidade em Cabo Verde
O Orçamento do Estado para 2025 é mais do que uma compilação de programas ou um conjunto de metas numéricas; ele representa um marco de ambição, sensibilidade e robustez que coloca Cabo Verde num caminho de crescimento sustentado e inclusivo. Com um total de 97,9 milhões de contos – o maior orçamento da nossa história – o OE 2025 traduz o compromisso do governo em alcançar desenvolvimento sustentável e justiça social, ao mesmo tempo que se adapta a um cenário global desafiante.
Parlamento: Governo afirma que OE 2025 garante estabilidade e promove crescimento sustentável do país
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou esta quinta-feira, durante a sua intervenção no final do debate da generalidade do Orçamento do Estado para 2025, que o diploma garante a estabilidade e promove o crescimento sustentável do país.
Parlamento: MpD destaca OE 2025 como compromisso com futuro e crescimento de Cabo Verde
O deputado do MpD Aniceto Barbosa afirmou, esta quinta-feira, que o Orçamento do Estado para 2025 reflecte o compromisso "firme" do Governo com o futuro e o crescimento sustentável de Cabo Verde.
Orçamento do Estado 2025: MpD diz que abre caminho para um Cabo Verde mais inclusivo e sustentável e PAICV considera incoerente e irrealista
O Movimento para a Democracia (MpD) acredita que o Orçamento do Estado para 2025 representa uma oportunidade para se construir um Cabo Verde mais coeso, sustentável e inclusivo. Por sua vez, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) considera essa proposta de orçamento “incoerente e irrealista”, questionando a capacidade do Governo de o financiar sem recorrer ao endividamento.
Conselho das Finanças Públicas recomenda redução da dívida pública
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) apontou esta terça-feira a elevada dívida pública do país como única ressalva a uma proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2025 que considerou sustentável e inclusiva.
Banco Mundial apoia Orçamento de Cabo Verde com 25 milhões de dólares
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças de Cabo Verde disse hoje à Lusa que Banco Mundial deverá, ainda este ano, atribuir um apoio orçamental de 25 milhões de dólares na área da capacitação.
Orçamento de Estado para 2025 não tem um centavo para aumentar salários e aumenta a carga fiscal – PAICV
O PAICV criticou hoje a proposta de Orçamento de Estado para 2025 afirmando que não tem um centavo para aumentar salários e que apenas aumenta a carga fiscal.
Entendimento precisa-se para melhor gestão do Sector Empresarial do Estado
No parlamento na semana passada, o VPM e ministro das Finanças em resposta à pergunta dos deputados sobre os objectivos pretendidos com uma melhor gestão do Sector Empresarial do Estado (SEE), pôs enfase na necessidade de reduzir o risco para o orçamento do Estado e no papel de acelerador da diversificação da economia e do crescimento económico. A oposição, em outro momento da mesma sessão parlamentar, chamou a atenção para o que líder parlamentar do PAICV chamou de elevado risco representado por pelo menos seis empresas públicas de acordo com um quadro da UASE.
Representante do Pro PALOP-TL destaca “défice” da sociedade civil cabo-verdiana em seguir implementação do orçamento
O conselheiro técnico principal do programa regional Pro PALOP-TL, Ricardo Godinho Gomes, destacou esta segunda-feira o grande défice das organizações da sociedade civil em seguir a implementação do orçamento em Cabo Verde.
Edição 1147
Manchete, nesta edição do Expresso das Ilhas, para a entrevista com o PCA do NOSi
Parlamento debate hoje Orçamento de Estado para 2024
O parlamento vai debater hoje o Orçamento de Estado para 2024, calculado com base numa perspectiva conservadora de crescimento económico, anunciou o Governo.
Edição 1145
Na altura em que o Orçamento do Estado para 2024 vai ser discutido na Assembleia Nacional o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao ministro das Finanças.
Para o primeiro-ministro, OE 2024 é realista e que responde ao contexto actual
Chefe do Governo iniciou, esta segunda-feira, o Ciclo de Conferências sobre o Orçamento do Estado para 2024, que tem como objectivo apresentar os detalhes sectoriais – o ciclo vai decorrer até ao dia 7 do próximo mês. Para o primeiro-ministro, este é um orçamento focado na recuperação e dinamização da economia; no rendimento das famílias e na inclusão e proteção social; na formação, qualificação e empregabilidade dos jovens e no desenvolvimento local, que aposta no aumento da resiliência do país e em transformações estruturais de médio e longo prazo.
Professores avançam com manifestação pacífica na quarta-feira em todo território nacional
Os professores vão avançar com uma manifestação pacífica na quarta-feira, 18, em todo o território nacional em protesto contra o facto de não terem sido contemplados com aumento salarial no âmbito do OE2024.
Edição 1140
Destaque de manchete para a abertura de mais um ano político.
Investimento das empresas públicas eleva OE 2024 para mil milhões de euros
O ministro das Finanças revelou hoje que Orçamento do Estado (OE) para 2024 está quantificado em 85,9 milhões de contos, sendo 5% deste orçamento é financiado pelo donativo e que ao acrescentar o valor do investimento que irá ser aportado pelas empresas públicas será atingido um volume de investimentos e de orçamento no global à volta de mil milhões de euros.
OE 2024 prevê que economia do país cresça 4,7%
O Governo depositou, ontem, no parlamento a proposta de Orçamento do Estado para 2024, que prevê que a economia do país cresça 4,7%, um abrandamento face aos 5,7% previstos para este ano.
Orçamento do Estado publicado, mas artigo sobre viagens vai ao Constitucional
O Orçamento do Estado para 2023 foi publicado hoje em Boletim Oficial, mas o Presidente da República tem dúvidas num artigo sobre viagens dos órgãos de soberania e pediu a sua fiscalização constitucional.
Governo rejeita observações do PR sobre Orçamento do Estado
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, recusou hoje que tenha havido falta de diálogo com partidos ou parceiros na preparação do Orçamento do Estado para 2023 e excesso de optimismo nas previsões constantes no documento, como apontou o Presidente da República.
Crescimento económico acima do esperado em 2022
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, afirmou hoje que as últimas estimativas apontam para um crescimento económico do país de 10 a 15% em 2022, acima da revisão anterior.
mais