Artigos sobre Orçamento do Estado

Orçamento do Estado publicado, mas artigo sobre viagens vai ao Constitucional
O Orçamento do Estado para 2023 foi publicado hoje em Boletim Oficial, mas o Presidente da República tem dúvidas num artigo sobre viagens dos órgãos de soberania e pediu a sua fiscalização constitucional.

Governo rejeita observações do PR sobre Orçamento do Estado
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, recusou hoje que tenha havido falta de diálogo com partidos ou parceiros na preparação do Orçamento do Estado para 2023 e excesso de optimismo nas previsões constantes no documento, como apontou o Presidente da República.

Crescimento económico acima do esperado em 2022
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, afirmou hoje que as últimas estimativas apontam para um crescimento económico do país de 10 a 15% em 2022, acima da revisão anterior.

PR promulga Orçamento do Estado para 2023 e apela ao diálogo e consensos para enfrentar conjuntura de crise
O Presidente da República promulgou, hoje, o diploma da Assembleia Nacional que aprova o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023). A informação foi divulgada pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da Presidência.

Coragem para Acreditar
Recebi, de um amigo, o texto “Agora é preciso coragem para ter esperança” do Mia Couto, que aborda a nossa relação com o tempo, a forma como “estamos tão entretidos em sobreviver que nós consumimos no presente imediato.

PM responde às críticas da Oposição
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, fez, esta segunda-feira, uma comunicação ao país em que apresentou o Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano e respondeu às críticas da oposição de que o Orçamento é um documento com medidas “despesistas e irracionalistas”.

"Cabo Verde tem sofrido os impactos das crises com muita capacidade de resiliência", diz primeiro-ministro
Primeiro-ministro fez hoje, 28, através de uma comunicação ao país, uma apresentação do Orçamento do Estado (OE). Segundo Ulisses Correia e Silva o OE2023 foi feito “num contexto de crise económica e social mundial que se prolonga desde 2020”.

Parlamento aprova proposta do Orçamento do Estado para 2023
O parlamento aprovou esta madrugada, a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2023, concluindo várias horas de discussão.

Oposição apresenta “propostas concretas” para o OE2023
Proposta de Orçamento do Estado para 2023 vai a votos na especialidade no curso da sessão parlamentar que começou na quarta-feira. Oposição anunciou que vai apresentar propostas concretas para “melhorar a situação do país”, resolver a questão da pobreza e repor algum poder de compra.

Quer-se debate construtivo e voltado para o futuro
Nas vésperas da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para o ano 2023 vai-se mais uma vez a debate com o Primeiro-Ministro na Assembleia Nacional com o tema “A Transparência como factor de desenvolvimento”.

PAICV propõe aumento de salário para 15 mil escudos e retirada do ICE
O PAICV propôs no encerramento do debate sobre Orçamento do Estado para 2023 (OE’2023) um conjunto de propostas entre as quais o aumento do salário mínimo para 15 mil escudos e retirada do Imposto do Consumo Especial (ICE).

UCID desconfia das projecções e afirma que OE’2023 “não reflecte as aspirações dos cabo-verdianos”
A UCID desconfia das projecções do Orçamento do Estado para 2023 (OE’2023) sublinhando que a proposta em discussão hoje, no parlamento, “não reflecte as aspirações dos cabo-verdianos” em matéria de reposição salarial e de bem-estar.

“Cabo Verde enfrenta vários desafios, mas nenhum é intransponível”- Olavo Correia
Desafios desconhecidos. Um elevado grau de incerteza, em que as crises se acumulam – climática, pandémica e geopolítica – e que, potencialmente, podem desencadear outras e novas crises. Uma inflação galopante e importada. É neste cenário que foi idealizado o Orçamento do Estado de 2023 (OE2023), um dos principais instrumentos de gestão de contingências e das crises, mas também, segundo o governo, para preparar o País para o futuro, tendo como principal objectivo acelerar a agenda que tem por meta fazer de Cabo Verde um País Plataforma (Plataforma internacional de serviços).

Governo desafia empresas a pagar melhor para reter quadros
O vice-primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, “normal” a saída de trabalhadores do país, mas desafiou as empresas a pagarem melhor para reter os quadros e disse que é uma oportunidade para transformar o país num ‘hub’ de formação.

PM apresenta hoje prioridades do Orçamento para 2023 em declaração ao país
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, apresenta hoje, numa declaração ao país, as principais medidas e prioridades da proposta de Orçamento do Estado para 2023, perante a possibilidade de aumentos salariais entretanto avançada pelos sindicatos.

Governo quer Orçamento de 2023 a continuar recuperação económica
O vice-primeiro-ministro afirmou que o Orçamento do Estado para 2023, cuja proposta será apresentada dentro de um mês, deverá dar “continuidade às medidas de recuperação económica”, priorizando o rendimento das famílias.

Edição 1045
No dia em que se assinala a abertura de mais um Ano Judicial a entrevista com o Bastonário da Ordem dos Advogados faz manchete na edição desta semana do Expresso das Ilhas.

Primeiro-ministro reitera que OE 2022 é um instrumento para impulsionar retoma económica
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, reiterou hoje que o Orçamento de Estado (OE) para 2022 é um instrumento para impulsionar a retoma económica, elegendo a resposta sanitária e o desenvolvimento integrado da saúde como grandes prioridades.

Parlamento: Discussão do OE’2022 promete aquecer sessão plenária que arranca hoje
A segunda sessão plenária da Assembleia Nacional do mês de Novembro arranca hoje, tendo na agenda, para além do debate mensal com o primeiro-ministro, a discussão na generalidade da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE’2022).

PAICV é contra o Orçamento de Estado para 2022
O PAICV diz ser contra o Orçamento do Estado para 2022. A posição do partido foi tornada pública hoje em conferência de imprensa proferida pelo líder parlamentar à margem das jornadas de preparação para a 2ª sessão parlamentar de Novembro.
mais