“Analisamos cada medida para garantir que o orçamento tenha impacto direto na vida das pessoas. O Orçamento do Estado 2026, no valor de 95,6 mil milhões de escudos, é um instrumento de responsabilidade política e confiança com foco na proteção das famílias, criação de empregos e valorização dos trabalhadores. O orçamento reflete a estabilidade e o progresso com um crescimento económico projectado de 6%, inflação em 1,6%, défice de 0, 9% do PIB, desemprego em 7,3% e uma dívida pública em 97,4% do PIB”, avançou.
O MpD considera que este Orçamento garante maior segurança e confiança às famílias, uma vez que as questões sociais surgem como uma das suas prioridades.
“Estes indicadores significam mais segurança e confiança para as famílias cabo-verdianas. Este orçamento ainda tem algumas prioridades nomeadamente sociais, pois reforça e impacta diretamente na vida dos cidadãos. Ela amplia o rendimento social de inclusão, reforça a habitação social, aumento da pensão social para os idosos na diáspora aumentado para 6 mil escudos, capacitação profissional e inclusão produtiva de mulheres e continuamos a combater a pobreza extrema com resultados concretos”, frisou
Aniceto Barbosa afirma que este orçamento traduz a transparência e eficiência do Governo. A segunda sessão plenária de Novembro acontece de 26 a 28 de novembro e tem como ponto central o debate na especificidade do Orçamento de Estado para 2026.
homepage





