Artigos sobre Sector Empresarial do Estado

ASA, ELECTRA e TACV responsáveis por 83% do resultado líquido negativo do desempenho do Sector Empresarial do Estado em 2021
O exercício das empresas públicas teve uma melhoria ligeira em 2021, mas a maioria continua a apresentar resultados negativos, segundo o relatório de desempenho do sector empresarial do Estado (SEE) 4º trimestre acumulado, publicado pela Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE) do Ministério das Finanças. A melhoria registada no volume de negócios deveu-se, principalmente, à retoma económica impulsionada pelo turismo.

Edição 1065
Celebra-se esta sexta-feira, 29 de Abril, o Dia da Cidade da Praia. Neste aniversário da capital falamos com a arquitecta e urbanista Ema Barros sobre a urbe que temos e aquela que queremos. É a manchete desta edição.

Avales do Estado a empresas públicas já valem mais de 10% do PIB
O total de avales emitidos pelo Estado para garantir empréstimos pedidos por empresas públicas aumentou 22% de 2020 para 2021, ultrapassando 19,6 mil milhões de escudos, equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

SEE registou melhoria de 8,1% no 4º trimestre de 2021, apesar do resultado líquido negativo
No 4º trimestre de 2021, o Sector Empresarial do Estado (SEE) registou uma melhoria de 8,1% face ao período homólogo, apesar do resultado líquido negativo. ASA, ELECTRA, EMPROFAC, ENAPOR, IFH e TACV contribuíram com cerca de 70% do volume de negócios e 66% da riqueza criada pelo SEE, com 51% do activo e 59% do passivo.

Banco Mundial aprova 10 milhões de dólares para reforçar gestão fiscal no Sector Empresarial do Estado
O Banco Mundial (BM) aprovou, nesta sexta-feira, 10 milhões de dólares para apoiar a recuperação económica sustentável de Cabo Verde, reforçando a competitividade e a prestação de serviços no Sector Empresarial do Estado, anunciou hoje a instituição.

GAO preocupado com empresas públicas
O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde alertou para o impacto da pandemia no “frágil” Sector Empresarial do Estado (SEE) e que as garantias estatais a empréstimos representam uma potencial ameaça à recuperação da sustentabilidade fiscal.

Empresas públicas tiveram passivo global de 62 milhões de contos em 2016
Sector Empresarial do Estado teve um passivo global de 62 milhões de contos em 2016, o que significa um aumento em relação ao ano anterior. ELECTRA, a TACV, e a IFH apresentaram resultados líquidos negativos em 2016. Governo prevê que dívida pública continue a crescer este ano, invertendo a tendência a partir de 2019.
mais