Artigos sobre Sector Empresarial do Estado
Entendimento precisa-se para melhor gestão do Sector Empresarial do Estado
No parlamento na semana passada, o VPM e ministro das Finanças em resposta à pergunta dos deputados sobre os objectivos pretendidos com uma melhor gestão do Sector Empresarial do Estado (SEE), pôs enfase na necessidade de reduzir o risco para o orçamento do Estado e no papel de acelerador da diversificação da economia e do crescimento económico. A oposição, em outro momento da mesma sessão parlamentar, chamou a atenção para o que líder parlamentar do PAICV chamou de elevado risco representado por pelo menos seis empresas públicas de acordo com um quadro da UASE.
Banco Mundial lembra que diminuição do apoio a empresas públicas é fundamental para redução da exposição a choques externos
PIB cresceu 5,1% em 2022. Crescimento será de 4,7% em 2024. Sector empresarial do Estado continua a ser fonte de preocupação. Economia Azul é oportunidade.
Governo quer fechar privatizações até meados de 2025
O Governo pretende levar a cabo a privatização ou concessão de nove empresas estatais até final do primeiro semestre de 2025, disse hoje em entrevista à Lusa o ministro das Finanças, Olavo Correia.
Electra com aumento de volume de negócios de 14,9% no final de 2022
A Empresa de Eletricidade e Água, S.A (Electra) registou, no quarto trimestre de 2022, um volume de negócios de 3.535.865 de escudos (+14,9%), com um acréscimo de 458.382 de escudos em termos absolutos, apesar de manter sua avaliação em “very high risk”.
Relatório do SEE referente ao quarto trimestre de 2022 indica crescimento da economia nacional em 9%
O relatório trimestral de desempenho do Sector Empresarial do Estado (SEE) de Cabo Verde referente ao quarto trimestre de 2022, abrangendo a análise das demonstrações financeiras face ao período homólogo, indica crescimento real da economia nacional em 9%.
Empresas públicas registaram lucros no terceiro trimestre
Metade das empresas públicas ou participadas cabo-verdianas continuaram a registar prejuízos no terceiro trimestre de 2022, mas, globalmente, o Sector Empresarial do Estado (SEE) inverteu a tendência e registou lucros, de 148,3 milhões de escudos.
Volume de negócios de empresas públicas aumentou 24% no segundo trimestre de 2022
O volume de negócios do Sector Empresarial do Estado (SEE) aumentou 24% no segundo trimestre de 2022, em comparação com o período homólogo, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério das Finanças.
Os riscos orçamentais que Cabo Verde enfrenta
Declaração de Riscos Orçamentais (DRO), da Comissão de Gestão de Riscos Orçamentais, aponta para uma variedade de fontes de riscos associados às projeções do PIB, inflação, oscilações da taxa de câmbio, receita do Estado, despesa, endividamento, dívida pública, operações das empresas públicas e outras formas de passivos contingentes e riscos institucionais.
Governo quer reduzir presença do Estado em 9 empresas públicas
É uma nova agenda de privatizações, concessões e parcerias público-privadas. Foi publicada no Boletim Oficial nº108, de 16 Novembro, e apresenta a lista das empresas abrangidas. As acções vão decorrer entre 2022 e 2026.
O fardo que oprime a dívida pública
É o retrato actual das empresas públicas, as 33 onde o Estado tem participações que variam entre os 2% e os 100%. O relatório do desempenho do Sector Empresarial do Estado (SEE), publicado pela UASE, sobre o exercício de 2021 mostra que houve alguma recuperação económica, mas o nível de risco continua elevado.
Volume de negócios de empresas públicas aumenta 27% no 1.º trimestre
O volume de negócios do Sector Empresarial do Estado (SEE) aumentou 27% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério das Finanças.
Banco Mundial aponta para crescimento de 7% em 2021
Banco Mundial, no seu mais recente Cabo Verde Economic Update, refere que a economia nacional, em 2021 cresceu 7%.
Governo reconhece falta de responsabilização como um dos motivos para fraco desempenho do Sector Empresarial do Estado
O secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, apontou hoje a quantidade dos objectivos atribuída às empresas, o acompanhamento inadequado e a falta de responsabilização como os principais motivos para o fraco desempenho do Sector Empresarial do Estado (SEE).
ASA, ELECTRA e TACV responsáveis por 83% do resultado líquido negativo do desempenho do Sector Empresarial do Estado em 2021
O exercício das empresas públicas teve uma melhoria ligeira em 2021, mas a maioria continua a apresentar resultados negativos, segundo o relatório de desempenho do sector empresarial do Estado (SEE) 4º trimestre acumulado, publicado pela Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE) do Ministério das Finanças. A melhoria registada no volume de negócios deveu-se, principalmente, à retoma económica impulsionada pelo turismo.
Edição 1065
Celebra-se esta sexta-feira, 29 de Abril, o Dia da Cidade da Praia. Neste aniversário da capital falamos com a arquitecta e urbanista Ema Barros sobre a urbe que temos e aquela que queremos. É a manchete desta edição.
Avales do Estado a empresas públicas já valem mais de 10% do PIB
O total de avales emitidos pelo Estado para garantir empréstimos pedidos por empresas públicas aumentou 22% de 2020 para 2021, ultrapassando 19,6 mil milhões de escudos, equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
SEE registou melhoria de 8,1% no 4º trimestre de 2021, apesar do resultado líquido negativo
No 4º trimestre de 2021, o Sector Empresarial do Estado (SEE) registou uma melhoria de 8,1% face ao período homólogo, apesar do resultado líquido negativo. ASA, ELECTRA, EMPROFAC, ENAPOR, IFH e TACV contribuíram com cerca de 70% do volume de negócios e 66% da riqueza criada pelo SEE, com 51% do activo e 59% do passivo.
Banco Mundial aprova 10 milhões de dólares para reforçar gestão fiscal no Sector Empresarial do Estado
O Banco Mundial (BM) aprovou, nesta sexta-feira, 10 milhões de dólares para apoiar a recuperação económica sustentável de Cabo Verde, reforçando a competitividade e a prestação de serviços no Sector Empresarial do Estado, anunciou hoje a instituição.
GAO preocupado com empresas públicas
O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) a Cabo Verde alertou para o impacto da pandemia no “frágil” Sector Empresarial do Estado (SEE) e que as garantias estatais a empréstimos representam uma potencial ameaça à recuperação da sustentabilidade fiscal.
Empresas públicas tiveram passivo global de 62 milhões de contos em 2016
Sector Empresarial do Estado teve um passivo global de 62 milhões de contos em 2016, o que significa um aumento em relação ao ano anterior. ELECTRA, a TACV, e a IFH apresentaram resultados líquidos negativos em 2016. Governo prevê que dívida pública continue a crescer este ano, invertendo a tendência a partir de 2019.
mais