Artigos sobre Olavo Correia
Ministro das Finanças Olavo Correia coloca emprego no centro da agenda africana
Olavo Correia destacou em Washington a importância da liderança, das reformas estruturais e da aposta no sector privado para gerar crescimento sustentável e emprego digno em África e em Cabo Verde.
Ministro das Finanças desvaloriza revisão em baixa do PIB pelo Banco Mundial
O ministro das Finanças, Olavo Correia, desvalorizou hoje a revisão em baixa da previsão de crescimento para este ano feita pelo Banco Mundial, defendendo que os valores estão dentro da margem de uma "variação normal".
Apresentado Fundo Morabeza no valor de 24 milhões de euros para Startups
O Fundo Morabeza é um projecto orçado em 24 milhões de euros que visa impulsionar o mercado das startups em Cabo Verde e atrair nómadas digitais para o país. A informação é avançada à imprensa pelo vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, à margem da cerimónia de apresentação do Fundo que teve lugar esta tarde na cidade da Praia.
Implementação do 5G em Cabo Verde começa ainda este ano - Ministro da Economia Digital
O ministro da Economia Digital, Olavo Correia, anunciou hoje, durante a apresentação da estratégia para a implementação do 5G em Cabo Verde, a introdução desta tecnologia ainda este ano.
OE 2026 prioriza segurança, estabilidade e confiança da população, afirma Olavo Correia
O ministro das Finanças, Olavo Correia, assegurou esta segunda-feira que a proposta do Orçamento do Estado para 2026 reafirma o compromisso do Governo com a segurança, a estabilidade e a confiança da população.
Governo quer elevar para 25% a proporção de jovens no ensino superior
O Governo quer aumentar para 25% a proporção de jovens no ensino superior, actualmente em cerca de 23%, através do reforço das bolsas de estudo no país e no exterior.
"OE 2026 vai reforçar acesso à justiça e promover reinserção social"- Ministro das Finanças
O Orçamento do Estado 2026 (OE 2026) irá criar as condições necessárias para reforçar o acesso efetivo à justiça e promover a reinserção social. A garantia foi dada pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.
Olavo Correia, Ministro das Finanças: “Confiamos na justiça e estamos certos que a verdade será apurada”
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirma confiar na justiça e no apuramento da verdade no processo de arbitragem entre o Estado e a CV Interilhas, assegurando que, apesar de respeitar a decisão do Tribunal Arbitral, o governo discorda do seu conteúdo, apoiando-se no voto vencido do juiz nomeado pelo próprio Estado, que denuncia erros na condenação e discrepâncias não validadas pelos ministros envolvidos. Olavo Correia recusou, no entanto, comentar as declarações de José Gonçalves, antigo ministro dos Transportes que alegou existirem discrepâncias entre a minuta que foi aprovada em Conselho de Ministros e o contrato que foi, depois, assinado.
Parceiros do GAO recomendam a aceleração da diversificação económica e a mobilização de mais recursos internos
O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) recomendou ao Governo o reforço das reformas estruturais e a aceleração da diversificação económica como forma de aumentar a resiliência do país face a choques externos, num contexto ainda marcado por incertezas geopolíticas e potenciais aumentos nos preços da energia.
Governo quer criar instituto de tecnologia para formar recursos humanos
O governo vai desenvolver o projecto de um instituto de tecnologia para formar recursos humanos no país e no continente, complementando as infraestruturas do parque tecnológico, inaugurado este ano, disse ontem o ministro das Finanças.
Ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública: “As pessoas têm o direito de saber o que anda a fazer a administração pública”
O Governo reforçou o compromisso de tornar a administração pública mais transparente, responsável e acessível, destacando o uso intensivo das tecnologias digitais para aproximar os cidadãos das decisões e dos recursos públicos. O ministro Eurico Monteiro e o vice-primeiro-ministro Olavo Correia sublinharam que a transparência deixou de ser uma opção e tornou-se uma exigência fundamental para fortalecer a confiança entre o Estado e a sociedade.
Ministro das Finanças reconhece que Cabo Verde enfrenta emergência hídrica e energética
O vice-primeiro ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, alertou para a “grave emergência hídrica e energética” que Cabo Verde enfrenta e enfatizou a necessidade urgente de o país produzir sua própria água e energia.
Governo destaca papel da ARAP e defende menos burocracia e mais serviços digitais
O vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e da Economia Digital, Olavo Correia, defendeu, hoje, a importância da digitalização e da transparência na administração pública, sublinhando o papel estratégico da Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP) nesse processo.
Governo está preocupado com fim de financiamento dos EUA mas procura alternativas
O ministro das Finanças, Olavo Correia, admitiu preocupação com o possível encerramento da agência norte-americana Millennium Challenge Corporation (MCC), com quem Cabo Verde tem um acordo de financiamento, mas rejeitou "lamentações" e indicou que procura alternativas.
Parlamento/CGE'2022: Olavo Correia faz avaliação “altamente positiva” do ano com impactos na vida dos cabo-verdianos
O ministro das Finanças, Olavo Correia, considerou hoje que a Conta Geral do Estado (CGE) de 2022 é “altamente positiva” sobretudo na evolução macro-económica e arrecadação de impostos, com impactos na vida dos cabo-verdianos e empresas.
Governo descarta mudança nas taxas aplicadas nas alfândegas
O ministro das Finanças, Olavo Correia, disse esta quinta-feira que a alteração da lei que aprova a mudança na pauta aduaneira “não vai alterar as taxas” aplicadas nas alfândegas.
Olavo Correia destaca importância do digital na conexão com o mundo e na coligação com as lideranças
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, observou na noite de sexta-feita,31, na Cidade da Praia, que Cabo Verde tem no digital a oportunidade de se conectar com o mundo e construir uma coligação com as lideranças.
Novo salário mínimo entra em vigor enquanto debate sobre se é suficiente persiste
A Inspecção Geral do Trabalho alertou, no início do mês, que o novo salário mínimo nacional já está em vigor, fixando-se em 17 mil escudos para o sector privado e 19 mil escudos para a Função Pública. Apesar de representar um progresso, trabalhadores e empresários dividem opiniões sobre a sua suficiência face ao custo de vida e aos desafios de sustentabilidade para as empresas.
2024: Orçamento, leilões e turismo
O maior orçamento de estado de sempre, a evolução do turismo e o que se espera para o futuro do sector, mas também os leilões do INPS, estes foram alguns dos tópicos que dominaram o ano económico nacional, tudo isto num contexto que continua a ser de grande incerteza.
Governo anuncia “avanços iminentes” no projecto do Hospital de Cabo Verde
O ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou hoje que o estudo de viabilidade técnica, económica e financeira do projecto do Hospital de Cabo Verde “está praticamente concluído”, pelo que, nos próximos dias, o Governo tomará “decisões importantes” sobre o mesmo.
mais
homepage





