Artigos sobre Olavo Correia

Cabo Verde com envelope financeiro de 23 milhões de dólares das Nações Unidas em 2021
O Governo assinou esta sexta-feira um acordo com as Nações Unidas para implementação de programas de apoio a Cabo Verde com um “envelope financeiro” de 23 milhões de dólares, anunciou o vice-primeiro-ministro.

Estado recupera controlo financeiro da Cabo Verde Airlines
Ministro do Turismo e Transportes anunciou que os accionistas de referência da companhia aérea - Loftleidir Cabo Verde e Estado - chegaram a acordo para que a empresa retome as operações. Estado vai avalizar empréstimo no valor de 4 milhões de euros e recupera lugar executivo no Conselho de Administração da Cabo Verde Airlines. Frota vai ser reduzida para dois aviões e a primeira aeronave deverá chegar a Cabo Verde já na próxima semana.

Cabo Verde fechou 2020 com recorde de 1.244 milhões de euros de investimentos externos contratados
Cabo Verde fechou em 2020 um recorde de investimentos externos de 1.244 milhões de euros, num total de 27 projetos que estimam a criação de 12.435 postos de trabalho, segundo o ministro das Finanças, Olavo Correia.

Governo diz-se determinado em criar condições para “salvar” as empresas
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, garantiu sexta-feira, na ilha do Sal, que o Governo está determinado na criação de condições para “salvar” as empresas e “terem sucesso”, neste contexto de pandemia movido pela covid-19.

Covid-19: ‘Lay-off’ em Cabo Verde até 31 de Março mas só a quebras de 70% na facturação
O novo período de ‘lay-off’ em Cabo Verde vai vigorar até 31 de Março, reduzindo a comparticipação das empresas no pagamento dos trabalhadores e condicionando a sua atribuição a quebras de 70% na facturação.

Cabo Verde renegoceia concessão dos transportes marítimos à CV Interilhas
O ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou esta quarta-feira que está em curso a renegociação do contrato de concessão do serviço público de transporte marítimo no arquipélago, assegurado desde 2019 pela CV Interilhas, empresa liderada pela portuguesa Transinsular.

Covid-19: Cabo Verde vê retoma lenta e quer facilitar acesso a subsídio de desemprego
Olavo Correia, admitiu hoje que a retoma económica no país durante 2021 será lenta, com o Governo a querer facilitar o acesso à atribuição de subsídio de desemprego, como medida mitigadora.

União Europeia financia infraestruturas no valor de 17 milhões de euros
A União Europeia (UE) e o Governo de Cabo Verde assinaram um acordo de investimento, no valor de 17 milhões de euros, para a melhoria de infra-estruturas portuárias e fomento do desenvolvimento económico, nas ilhas do Maio e do Sal. Esta manhã, na Praia, a Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, explicou que o acordo prevêm a mobilização de verbas a fundo perdido.

Cabo Verde vai prorrogar moratórias de créditos até Setembro de 2021
Segundo o último balanço da Pró-Empresa, responsável por gerir os apoios às empresas cabo-verdianas no âmbito da pandemia, foram aprovadas, desde Abril, 660 moratórias para crédito a empresas concedido pelos bancos comerciais do país. Essas moratórias ultrapassam em valor os 14.447 milhões de escudos.

Governo mobiliza mais 8 milhões de euros de apoio orçamental do BAD e do Banco Mundial
O Governo conseguiu mobilizar, adicionalmente, 5 milhões de euros de ajuda orçamental do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Também obteve mais 3 milhões de euros adicionais do Banco Mundial (BM), anunciou hoje o ministro Olavo Correia.

Ataque Cibernético: Governo não confirma pedido de resgate
O ministro das Finanças disse hoje não ter informação sobre qualquer tipo de resgate solicitado na sequência do ataque cibernético à Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE), ocorrido na quinta-feira, 26.

“Este Governo não tem contas em atraso”- Olavo Correia
O vice Primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou esta terça-feira que o actual Governo não tem contas em atraso e tem cumprido com as suas obrigações nos prazos legalmente instituídos.

Olavo Correia, Ministro das Finanças: “Temos de fazer do impossível, possível!”
O Orçamento de Estado foi aprovado esta sexta-feira à noite, mas o contexto continua incerto. A economia cabo-verdiana vive uma recessão como nunca houve igual e as projecções de hoje deixam de ser válidas amanhã. É neste cenário que o governo tem de navegar e Olavo Correia, Ministro das Finanças, explica ao Expresso das Ilhas as linhas prioritárias do principal instrumento de gestão do país.

Governo sugere aumento do limite do endividamento interno para 4,5% em 2021
O Governo propõe um aumento excecional do endividamento interno fixado anualmente em 3% do PIB para 4,5% em 2021, no âmbito do contexto da covid-19”. Em causa estão montantes a volta de 2.5 milhões de contos. A proposta de lei foi apresentada na tarde desta quarta-feira, 25, no parlamento.

Destaques da edição 991
Esta semana o Expresso das Ilhas faz manchete com a entrevista ao ministro das Finanças, Olavo Correia.

“País vai continuar a endividar-se para investir na saúde e injectar recursos na economia” – Olavo Correia
O ministro das finanças, Olavo Correia, disse hoje que Cabo Verde vai ter de continuar a endividar-se para ter recursos para injectar na economia, proteger as empresas, investir na saúde e educação e promover a retoma económica.

Cabo Verde já mobiliza recursos financeiros para adquirir vacinas de COVID-19
O ministro das Finanças, Olavo Correia, garantiu hoje que Cabo Verde já está a mobilizar os recursos financeiros para assim que as vacinas contra a COVID-19 estiveram disponíveis poder adquiri-las.

"Ainda não há um prazo certo para a retoma económica"- Olavo Correia
O vice Primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou hoje que ainda não há um prazo certo para a retoma económica devido à evolução “negativa” da pandemia nos países parceiros.

Estado sair da CVA é hoje “praticamente impossível” - Olavo Correia
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, disse esta quarta-feira que a solução do Estado sair do capital social da Cabo Verde Airlines (CVA) é hoje “praticamente impossível”, isso devido às novas circunstâncias criadas pela pandemia da covid-19.

Moratórias em Cabo Verde deixaram por pagar 748 milhões de escudos aos bancos em quatro meses
As moratórias lançadas em Abril em Cabo Verde, para mitigar os efeitos económicos da pandemia de covid-19, levaram famílias, empresas e municípios a deixar de pagar aos bancos 748 milhões de escudos, até Julho.
mais