Artigos sobre Olavo Correia

Governo e Cabo Verde TradInvest fazem balanço positivo do evento que decorreu no Sal
Na sexta-feira, 17, último dia do Forum, o ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou que durante o evento foram “assinadas convenções com um valor superior a 4 mil milhões de euros”.

Cabo Verde Investment Forum vale investimentos superiores a 4 mil milhões de euros
Cabo Verde Investment Forum terminou hoje no Sal. Governo e Cabo Verde TradInvest fazem balanço positivo.

Os modelos para a economia cabo-verdiana
Nesta fase agitada da vida internacional, e também de Cabo Verde, deve-se tomar decisões. Como referiu o economista e académico António Rebelo de Sousa, na conferência “Dos Cenários Alternativos da Economia Mundial ao Futuro de Cabo Verde no Contexto Internacional”, é preciso ser-se imaginativo, construir um projecto de futuro e criar condições para o sucesso. Mas não basta criar estas condições, é preciso mesmo ser-se bem-sucedido. “Sem um projecto de futuro consistente, não há um sentido para o presente”, disse o especialista.

Governo precisa de 80 milhões de euros para responder à atual situação de emergência
O governo precisa de 80 milhões de euros para fazer face à actual situação de emergência. Valor avançado pelo vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, no término da reunião do Grupo de Apoio Orçamental (GAO).

Responsável do BEI destaca impacto dos investimentos na vida das pessoas
O Banco Europeu de Investimento (BEI), está focado em ajudar Cabo Verde na transição para uma economia livre de carbono e na transição digital. Revelação feita pelo vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, em declarações aos jornalistas, à margem do Diálogo de Alto Nível sobre Financiamento do Sector Privado do BEI, realizado pelo governo.

Evento regressa em Junho com meta de 2 mil milhões de euros em contratos
O governo espera a assinatura de acordos no valor de 2 mil milhões de euros no “Cabo Verde Investment Fórum” que acontece na ilha do Sal, durante os dias 16 e 17 de Junho, sob o lema “Cabo Verde is open to the world”.

Praia, Bissau e São Tomé querem recorrer a plano alimentar de emergência do BAD
Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe tencionam recorrer ao mecanismo de 1,5 mil milhões de dólares anunciado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para aumentar a produção agrícola de África e combater a crise alimentar.

Cabo Verde precisa de 50 milhões de euros para conter escalada de preços - Ministro
Cabo Verde estima precisar de cerca de 50 milhões de euros até ao final do ano para manter os preços estáveis face à crise provocada pela guerra na Ucrânia, mais 10 milhões do previsto em abril, segundo o Governo.

Governo garante salvaguarda dos direitos dos trabalhadores da ASA no processo de concessão dos aeroportos
O ministro das Finanças, Olavo Correia, garantiu hoje que todos os direitos dos trabalhadores da ASA serão salvaguardados no processo de concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil ao grupo Vinci Airports.

Concessão dos aeroportos vai render ao estado 80 milhões de euros e remunerações sobre volume de negócios
O governo vai receber 80 milhões de euros da VINCI Airports pelo direito à concessão do Serviço Público Aeroportuário por um período de 40 anos. O montante foi avançado hoje pelo ministro das Finanças, em conferência de imprensa proferida na cidade da Praia.

Olavo Correia desafia privados a investir nos transportes marítimos
O ministro das Finanças, Olavo Correia, desafiou hoje em Luanda o sector privado a investir nos transportes marítimos, garantindo o apoio do governo a projectos que promovam a conectividade.

Cabo Verde é um dos 15 países do mundo mais afectados pela pandemia
Entre as economias emergentes e as economias em desenvolvimento, o arquipélago está entre as nações que mais perderam economicamente por causa da Covid, com o PIB cabo-verdiano a ter uma queda de -14,8% em 2020. Na África subsaariana, só as Maurícias tiveram um resultado pior, com uma descida de -14,9% no produto interno bruto. Os números de 2021 já contam uma história diferente, mas a recuperação teve agora um abrandamento por causa da guerra na Ucrânia.

PM enaltece visibilidade de Cabo Verde com eleição de Olavo Correia no BIDC
O primeiro-ministro considerou hoje que a eleição do vice-primeiro-ministro para a presidência do Conselho de Governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento (BIDC) da CEDEAO representa uma distinção e um bom momento para a visibilidade de Cabo Verde.

Olavo Correia lidera banco de investimento da África Ocidental
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, é o novo presidente do conselho de governadores do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC).

Olavo Correia participa nas reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial em Washington
O vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, participa da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), de amanhã, 17, até 23 deste mês, em Washington.

Cabo Verde pede “discussão mais robusta” para acesso dos pequenos Estados aos apoios
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, pediu ontem uma “discussão mais robusta” com os parceiros de desenvolvimento para ajustar as disposições e ter um “acesso flexível” dos pequenos Estados aos apoios oferecidos.

Governo está a trabalhar de forma engajada para eliminar a pobreza extrema em Cabo Verde – Ministro das Finanças
O ministro das Finanças, Olavo Correia, assegurou esta terça-feira que o Governo está a trabalhar de forma engajada, para em 2026, alcançar a meta do “objectivo mágico”, ou seja, a eliminação da pobreza extrema em Cabo Verde.

Ministro das Finanças garante novidades no dossier das privatizações ainda em 2022
O governo está a trabalhar a “todo vapor” na agenda das privatizações ao nível de vários processos, e todos os sectores envolvidos estão engajados para sua aceleração, disse hoje, na Cidade da Praia, o ministro das Finanças, Olavo Correia.

Cabo Verde precisa de mais de quatro milhões de contos para debelar consequências da guerra na Ucrânia
O ministro das Finanças anunciou hoje que Cabo Verde vai precisar mobilizar mais de quatro milhões de contos para gestão das consequências da guerra na Ucrânia. Olavo Correia pediu o contributo de todos os parceiros.

Cabo Verde com mais de 180 milhões de dólares do Banco Mundial até 2025
O Banco Mundial prevê financiar projectos em Cabo Verde em mais de 180 milhões de dólares de 2022 a 2025, o dobro face ao envelope financeiro anterior, segundo o ministro das Finanças, Olavo Correia.
mais