Artigos sobre Olavo Correia

Jovens cabo-verdianos precisam de emprego digno, qualificado e bem remunerado - Olavo Correia
Os jovens cabo-verdianos não precisam de esmolas, nem de caridade, mas sim de oportunidade e emprego digno, qualificado e bem remunerado.

Governo promete continuar a trabalhar para manter Cabo Verde como referência
O vice-primeiro-ministro reagiu hoje ao posicionamento de Cabo Verde no ranking da Freedom House 2022 e prometeu que o Governo vai continuar a trabalhar para manter o país como referência em matéria de transparência e boa governação.

Governo trabalha com União Europeia para ser referência em cibersegurança
O Governo de Cabo Verde quer trabalhar para ser uma referência na área da cibersegurança, com capacidade para formar quadros nesta área. Revelação feita pelo Vice-Primeiro Ministro, ao presidir esta segunda-feira à abertura do Seminário Estratégico Internacional TAIEX INTPA, sobre cibersegurança, na cidade da Praia.

Olavo Correia quer o problema de desalfandegamento de pequenas encomendas resolvido
É preciso resolver o problema de desalfandegamento de pequenas encomendas. A afirmação é do Vice-Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial e Ministro da Economia Digital, ao presidir à cerimónia do Dia Internacional das Alfândegas.

O ano da continuação das crises
Crise. Parece que a palavra não sai do dia-a-dia e 2022 não foi excepção. Foi o ano da inflação galopante – principalmente nos cereais e nos combustíveis, por causa da guerra na Ucrânia – e da retoma ainda abaixo do esperado.

Governo rejeita observações do PR sobre Orçamento do Estado
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, recusou hoje que tenha havido falta de diálogo com partidos ou parceiros na preparação do Orçamento do Estado para 2023 e excesso de optimismo nas previsões constantes no documento, como apontou o Presidente da República.

Crescimento económico acima do esperado em 2022
O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, afirmou hoje que as últimas estimativas apontam para um crescimento económico do país de 10 a 15% em 2022, acima da revisão anterior.

“Implementar o PEDS vai depender da coragem das lideranças”
O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026, o PEDS II está em fase de conclusão e estará fechado até ao final do mês. Estrutura-se em 4 pilares – Economia, Ambiente, Social e Soberania – por onde se dividem 28 programas e cerca de 150 indicadores que traduzem os efeitos do plano, ou seja, o atingir de cada um dos objetivos do programa. Cabo Verde vive actualmente uma tripla crise – para além do choque associado às questões climáticas, com 4 anos consecutivos de seca, e da crise pandémica, o país é confrontado com a crise da guerra na Ucrânia e a consequente alta generalizada dos preços dos combustíveis e dos produtos alimentares. Mas como explica o Ministro das Finanças ao Expresso das Ilhas, este período de incertezas é conjuntural, e além de aliviar os efeitos destas crises interessa também promover a retoma económica, mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Como sublinha Olavo Correia, o PEDS II operacionaliza o programa do Governo e é assim o instrumento do Estado para impulsionar mudanças e acelerar o progresso.

Governo diz que propostas "em cima do joelho" do PAICV triplicariam défice
O ministro das Finanças, Olavo Correia, acusou o PAICV, maior partido da oposição, de falta de moral, assegurando que as propostas ao Orçamento do Estado apresentadas “em cima do joelho” triplicariam o défice orçamental.

Governo admite Parceria Público-Privada para construir maior hospital do país
O Governo admitiu a possibilidadeum regime de Parceria Público-Privada (PPP) para construir o Hospital Nacional de Cabo Verde, obra estimada em 65 milhões de euros, disse hoje o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Governo apoia empresas na transição para as energias renováveis
O governo tem um incentivo no montante de 450 mil escudos por empresa, a fundo perdido até 75%, para micro, pequenas e médias empresas que investirem na transição energética e na produção de energias renováveis.

Economia nacional tem reagido bem às "tempestades perfeitas"
Olavo Correia, afirmou hoje que a economia do país está a "reagir bem às crises e às tempestades perfeitas", insistindo na possibilidade de um crescimento económico a dois dígitos este ano.

Olavo Correia afirma que Cabo Verde tem soluções tecnológicas para ultrapassar desafios da segurança cibernética
O ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou hoje que Cabo Verde tem soluções tecnológicas para ultrapassar os desafios da segurança cibernética, salientando que essa questão não deve servir de álibi para o País deixar de fazer aquilo que deve ser feito.

Vice-PM pede optimismo aos partidos da oposição face às projecções do OE2023
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, pediu hoje optimismo aos partidos da oposição (PAICV e UCID) face às metas previstas no Orçamento do Estado para 2023 (OE’2023) nomeadamente a previsão de crescimento económico acima dos 4%.

Governo revê em forte alta previsão de crescimento e admite até 12% este ano
O Governo reviu em forte alta a previsão de crescimento económico para este ano, que devido à guerra na Ucrânia tinha baixado para 4%, podendo agora chegar a 12%, revelou hoje o vice-primeiro-ministro.

“Cabo Verde enfrenta vários desafios, mas nenhum é intransponível”- Olavo Correia
Desafios desconhecidos. Um elevado grau de incerteza, em que as crises se acumulam – climática, pandémica e geopolítica – e que, potencialmente, podem desencadear outras e novas crises. Uma inflação galopante e importada. É neste cenário que foi idealizado o Orçamento do Estado de 2023 (OE2023), um dos principais instrumentos de gestão de contingências e das crises, mas também, segundo o governo, para preparar o País para o futuro, tendo como principal objectivo acelerar a agenda que tem por meta fazer de Cabo Verde um País Plataforma (Plataforma internacional de serviços).

Governo desafia empresas a pagar melhor para reter quadros
O vice-primeiro-ministro considerou, esta quarta-feira, “normal” a saída de trabalhadores do país, mas desafiou as empresas a pagarem melhor para reter os quadros e disse que é uma oportunidade para transformar o país num ‘hub’ de formação.

Edição 1092
A manchete da edição desta semana vai para a entrevista com o ministro das Finanças, Olavo Correia.

Praia a colhe a décima Assembleia Geral Extraordinária do BIDC
Arrancou hoje, na cidade da Praia, a décima Assembleia Geral Extraordinária do Banco de Investimento e Desenvolvimento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (BIDC). Durante a reunião será feita a discussão e a avaliação do estudo que identifica os pontos fortes e as áreas a melhorar em relação à governação e à organização do BIDC, assim como a tomada de decisões adequadas para alcançar os objectivos estabelecidos e a durabilidade das acções.

Cabo Verde quer criar plano de formação profissional com Portugal
Cabo Verde e Portugal assinaram esta quarta-feira uma adenda ao acordo de cooperação para a implementação do Projecto Integrado de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde (PIEFP-CV).
mais