Artigos sobre Transportes

Autarca do Maio acusa Governo de “atitude de avestruz” face ao colapso nos transportes interilhas
O presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, afirmou esta segunda-feira, 16, que o problema dos transportes interilhas está a tornar-se “insuportável” e acusou o Governo e os restantes órgãos do poder de manterem uma “atitude de avestruz”, ignorando o sofrimento de toda uma ilha.

Empresários do Maio podem avançar para protesto devido à crise nos transportes
Empresários da ilha ponderam organizar uma manifestação no dia 28 de Junho para exigir mais previsibilidade e regularidade nos transportes, apontando os prejuízos provocados pelos sucessivos cancelamentos de voos e pela incerteza no transporte marítimo.

Inquérito do INE mostra optimismo recorde dos empresários
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico relativo ao primeiro trimestre de 2025 alcançou um valor recorde, o mais elevado dos últimos 12 anos, sinalizando uma conjuntura amplamente favorável.

TACV reforça frota e quase dobra capacidade nos voos interilhas
A TACV - Cabo Verde Airlines ampliou a sua frota doméstica no final de 2024, com mais uma nova aeronave, totalizando quatro aviões para as ligações entre as ilhas. Com dois ATR e dois DASH, a companhia quase duplicou a sua capacidade, aumentando de 142 para 272 lugares, o que representa um crescimento de 92%.

Movimento nos transportes aéreos e marítimos cresce no 3.º trimestre de 2024
O transporte aéreo e marítimo em Cabo Verde aumentaram no 3.º trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. Nos aeroportos e aeródromos, houve um crescimento de 10,9% no número de aviões movimentados, enquanto nos portos nacionais, o número de navios movimentados aumentou 1,8%.

TransVerde Airlines procura investimento de 15 milhões de dólares para voos interilhas
Fundada pelo Grupo TransVerde, a Transverde Airlines uma start-up de baixo custo, procura um investimento de 15 milhões de dólares para entrar no mercado cabo-verdiano, visando melhorar a conectividade inter-ilhas com uma frota inicial de três aeronaves ATR-42/72. A companhia aérea começará a operar entre Santiago, Sal e São Vicente, oferecendo transporte de passageiros e carga e pretende expandir o serviço para todo o arquipélago e países da África Ocidental.

Segurança das crianças na ida e vinda da escola
Na cidade da Praia, muitos pais enfrentam o dilema da segurança dos filhos no trajecto escolar, agravado pela superlotação dos autocarros nas horas de ponta, o que frequentemente faz com que muitos alunos cheguem atrasados às aulas. Para evitar esses atrasos, muitos pais acabam por optar por táxis, apesar dos custos mais elevados. Com horários de trabalho que impossibilitam o acompanhamento dos filhos, as crianças são obrigadas a deslocar-se sozinhas, seja de autocarro, táxi, “hiace”, táxi clandestino, ou mesmo a pé. A exposição a riscos quotidianos e a falta de supervisão têm preocupado famílias e levantado questões sobre a segurança e bem-estar dos mais jovens nos seus trajectos diários, sobretudo depois do caso da criança de seis anos dada como desaparecida após ser colocada num táxi clandestino.

Empresários esperam companhia interilhas com estratégia de futuro para fomentar negócios
Estabilidade, estratégia consistente clara na continuidade dos transportes aéreos domésticos, mobilidade crescente de pessoas e bens e promoção de negócios. É o que esperam os empresários com a nova companhia aérea estatal dedicada aos voos interilhas, Linhas Aéreas de Cabo Verde, cuja criação foi anunciada na sexta-feira pelo Governo.

PAICV: “Cabo Verde tem um governo esgotado, cristalizado”
Líder parlamentar do maior partido da oposição traça um cenário negativo da governação do país e acusa o Primeiro-ministro de ser incapaz de introduzir ‘sangue novo’ na sua equipa.

Estado da Nação/Transportes: MpD nota “certa estabilidade”. Oposição fala em “calvário” e “caos”
O MpD considera existir uma “certa estabilidade” no sector dos transportes, apesar de alguns “desafios”. A oposição não concorda. O PAICV diz que o Governo falhou completamente e a UCID entende que, pelo menos a nível aéreo interilhas, o cenário é de “caos”. Posições manifestadas na noite de segunda-feira, durante o Plenário, da Rádio Morabeza.

Eugénio Moeda: “Temos uma carteira de investimentos de 180 mil contos”
Com cinco anos de actividade no mercado financeiro, a Pró-Capital já investiu em sectores tão diversos como turismo, hotelaria, pescas e transportes.

PAICV questiona gestão dos transportes aéreos e MpD diz que a situação é melhor do que a encontrada em 2016
O PAICV questionou hoje a capacidade do actual Governo em resolver os problemas dos transportes aéreos interilhas e internacionais assegurados pelos TACV nos dois anos de mandato restantes. Já o MpD reconheceu que ainda há desafios a superar, mas acredita que o sistema de transportes em Cabo Verde é superior ao que foi encontrado em 2016. UCID diz que sector do turismo está “estagnado”.

Transportes, segurança, pescas, Ocidente. PM em balanço de oito anos de governo
No Mindelo, Ulisses Correia e Silva prometeu estabilidade nos voos domésticos até final do ano, fez críticas à comunicação das polícias, garantiu empenho para melhorar frota pesqueira e reafirmou compromisso com aliados ocidentais.

Governo espera estabilizar transportes aéreos interilhas até final do ano
O Governo promete, até ao final do ano, estabilizar o sector dos transportes aéreos interilhas. O Primeiro-ministro diz que a criação da nova companhia aérea, de capitais públicos, vai permitir ter aviões adaptados à realidade nacional, com sistemas de subvenção e de compensação para as ilhas com menor fluxo de passageiros.

Presidente da CCS espera que solução do problema dos transportes seja encontrada “o mais breve possível”
O presidente da Câmara de Comércio do Sotavento (CCS) observou hoje que o problema dos transportes aéreo e marítimo no país afecta a todos, pelo que disse esperar que a solução seja encontrada “o mais breve possível”.

"Há agências a deixar de vender destino turístico São Nicolau devido aos problemas de transporte" - presidente da SN-Turismo
O presidente da Associação de Operadores Turísticos de São Nicolau, Arnaldo Felisberto, disse hoje que há agências a deixar de “vender” São Nicolau, enquanto destino turístico, devido aos problemas de transporte de e para a ilha.

Transportes aéreos foram os que mais cresceram em 2023 em Cabo Verde
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), os transportes por via aérea foram os que mais cresceram durante o último ano no país, em comparação com 2022. O número de passageiros nos aeroportos e aeródromos nacionais cresceu cerca de um quinto (19,1%), superando o crescimento por via marítima (mais 7,9% de passageiros) e terrestre (7,2%).

Oposição acusa Governo de estar “à deriva” nos transportes
Os partidos da oposição acusam o Governo de estar à deriva e de tomar decisões a nível dos transportes aéreos domésticos sem apresentar estudos. É a reacção do PAICV e da UCID à comunicação do Primeiro-ministro que anunciou a 28 de Fevereiro, a partir de Lisboa, que a retoma dos voos inter-ilhas por parte dos TACV vai ser seguida da criação de uma empresa autónoma dedicada ao sector.

Ministro admite que desafio do transporte é um dos condicionantes do desenvolvimento do turismo
O ministro do Turismos e Transportes, Carlos Santos, admitiu que a questão do transporte e o desafio da conectividade inter-ilhas é um dos elementos condicionantes para o desenvolvimento do turismo e outros sectores.

Para o primeiro-ministro, OE 2024 é realista e que responde ao contexto actual
Chefe do Governo iniciou, esta segunda-feira, o Ciclo de Conferências sobre o Orçamento do Estado para 2024, que tem como objectivo apresentar os detalhes sectoriais – o ciclo vai decorrer até ao dia 7 do próximo mês. Para o primeiro-ministro, este é um orçamento focado na recuperação e dinamização da economia; no rendimento das famílias e na inclusão e proteção social; na formação, qualificação e empregabilidade dos jovens e no desenvolvimento local, que aposta no aumento da resiliência do país e em transformações estruturais de médio e longo prazo.
mais