O evento reúne este ano mais de 30 ministros africanos, bem como cerca de 500 participantes, entre representantes de companhias aéreas, operadores turísticos e investidores internacionais.
De acordo com a organização, África possui um enorme potencial de crescimento nestes dois sectores interligados, turismo e aviação, mas muitas das oportunidades existentes permanecem por explorar.
Em 2024, o continente registou um número recorde de 74 milhões de chegadas internacionais, o que representa um aumento de 7% em relação a 2019 e de 12% face a 2023.
Esta conferência de alto nível visa reforçar as sinergias entre o turismo e os transportes aéreos, impulsionando assim o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
Segundo comunicou o Governo, alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda 2063 da União Africana, a reunião tem como principais objectivos identificar desafios e oportunidades para melhorar a conectividade aérea em África; promover viagens mais integradas e eficientes no continente; fortalecer o diálogo entre os principais intervenientes do sector; e encorajar o compromisso político para a integração das prioridades do turismo e dos transportes nas políticas nacionais e regionais.
Antes da abertura oficial da conferência, realiza-se um Workshop de Especialistas em Turismo e Transporte Aéreo, destinado a aprofundar o debate técnico e preparar as bases para as discussões ministeriais dos dias seguintes.