Artigos sobre turismo

Estado da economia em 2024 - À boleia do turismo
Não cresceu tanto como em 2023, mesmo assim, o sector do turismo rebocou a economia cabo-verdiana no ano passado – PIB cresceu 7,2%, valor que surpreendeu as instituições internacionais. O turismo foi ainda o principal responsável pelo superavit da balança corrente, superior a 10 milhões de contos

Cabo Verde entre os melhores destinos africanos de praia nos Prémios de Turismo 2025
Cabo Verde e o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) estão entre os nomeados dos Africa Tourism Awards 2025, concorrendo respectivamente às categorias de Melhor Destino de Praia e Melhor Administração de Turismo, distinções que reforçam o reconhecimento internacional do país no sector.

Conferência Ministerial recomenda aposta no mercado único africano e nas tecnologias para o turismo
A implementação mais eficaz do mercado único africano e o reforço da utilização das tecnologias na promoção do turismo estão entre as principais recomendações da II Conferência Ministerial do Turismo e Transportes Aéreos em África, realizada em Angola de 22 a 24 de Julho.

João Santos Luís, Presidente da UCID: “Há uma crescente insatisfação”
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática, e deputado, João Santos Luís aponta como principais desafios a justiça, a descentralização, as desigualdades sociais e a dependência em sectores limitados, como o turismo.

Ministro do Turismo representa Cabo Verde na 2.ª Conferência Ministerial de Turismo e Transportes Aéreos em África
O Ministro do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira, participa, de 22 a 24 de Julho, em Luanda, Angola, na 2.ª Conferência Ministerial do Turismo e Transportes Aéreos em África, promovida pela UN Tourism. A primeira edição deste encontro decorreu em Cabo Verde, em 2019.

Preços da oferta turística aumentaram em termos homólogos 8,9% no 2º trimestre de 2025
No segundo trimestre de 2025, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação homóloga de 8,9%, valor que representa um aumento de 5,2 pontos percentuais face ao trimestre anterior, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

São Nicolau precisa de um plano integrado de desenvolvimento" - Gualberto do Rosário.
O economista e ex-governante Gualberto do Rosário considerou, esta sexta-feira, que a ilha de São Nicolau precisa de um plano integrado de desenvolvimento.

Graduação a País de Rendimento Médio-Alto: um marco, não um destino
Provavelmente não há melhor notícia para Cabo Verde nesta década do que o anúncio da sua graduação a país de rendimento médio-alto, reconhecida pelo Banco Mundial. Desde 1986, apenas cinco países no mundo conseguiram semelhante progressão. Em África, Cabo Verde junta-se a um grupo restrito de sete economias com esta classificação.

José Sá Nogueira, Ministro do Turismo e Transportes: No turismo não há lugar para o acaso
São duas tutelas fundamentais para o país. Uma a correr melhor – o turismo – outra a provocar dores de cabeça – os transportes aéreos e marítimos. Nesta última, o governante acredita que é possível resolver os problemas das ligações irregulares; já no turismo, Sá Nogueira diz ao Expresso das Ilhas que o sol e mar continuará a ser a principal aposta, mas que há cada vez mais oportunidades para diversificar e desconcentrar.

Com outra atitude os 50 anos podiam ter sido outros
O Banco Mundial no seu último relatório de actualização económica de Cabo Verde datado de 23 de Junho voltou a chamar a atenção para os riscos para o crescimento do país nos próximos anos. Referiu conflitos globais e regionais, possibilidade de alguma travagem na dinâmica da economia mundial, aumento de preços dos combustíveis e também mudanças climáticas que, além de secas, ainda incluem a elevação do nível médio do mar e prejuízos nas regiões costeiras, afectando directamente o turismo.

Produtores agrícolas de Santo Antão apostam no Sal e Boa Vista
Aliança dos Produtores Agrícolas, à procura de novos mercados, quer chegar às ilhas mais turísticas.

IFC reforça apoio ao sector privado em Cabo Verde
Presente em mais de 100 países, a IFC utiliza o seu capital, experiência e influência para criar mercados e gerar oportunidades económicas sustentáveis. Em Cabo Verde, a IFC tem vindo a intensificar a sua actuação.

Inquérito do INE mostra optimismo recorde dos empresários
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico relativo ao primeiro trimestre de 2025 alcançou um valor recorde, o mais elevado dos últimos 12 anos, sinalizando uma conjuntura amplamente favorável.

Clima económico se situa acima da média da série no 1º trimestre de 2025
No primeiro trimestre de 2025, o indicador de clima económico se situou acima da média da série, tendo atingido um valor superior relativamente ao mesmo período do ano 2024, revelando que a conjuntura económica é favorável, conforme informou hoje o Instituto Nacional de estatísticas (INE).

Gunter Pauli defende união entre turismo e ciência para explorar e proteger os mares de Cabo Verde
Gunter Pauli defende uma nova visão para Cabo Verde, que alie o turismo à ciência, como forma de explorar e proteger os mares do arquipélago. A proposta do especialista em Economia Azul passa por atrair visitantes qualificados, com interesse pela natureza e pela ciência, dispostos a pagar por experiências únicas e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção de conhecimento.

Preços turísticos aumentaram em termos homólogos 3,7% no primeiro trimestre de 2025
No primeiro trimestre de 2025, a taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços Turísticos (IPT) foi de 3,7%, resultado superior em 1,1 pontos percentuais (p.p.) face ao trimestre anterior, segundo divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas.

PAICV defende turismo ao serviço das pessoas. MpD acredita em novo salto com Terminal de Cruzeiros
Os dois maiores partidos concordam na necessidade de diversificar e descentralizar o turismo para potenciar a economia local, mas com abordagens distintas. Declarações feitas no “Plenário”, da Rádio Morabeza”, ao final da tarde desta segunda-feira.

Cabo Verde recebeu mais de 1,1 milhão de hóspedes em 2024, um aumento de 16,5% face a 2023
No ano de 2024, os estabelecimentos hoteleiros acolheram 1.177.467 hóspedes, representando uma variação positiva de 16,5%, em relação ao ano de 2023. As dormidas atingiram 5.651.774 no mesmo período, traduzindo-se numa variação positiva de 9,7%, em relação ao ano de 2023, segundo revelou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas.

“O Sal já é um destino de excelência”
Cabo Verde recebeu em 2024 uma fasquia histórica de turistas, 1,2 milhões, cerca de metade dos quais no Sal. Com o número em tendência crescente e a diversificação a ganhar força, este é um momento de muitas oportunidades, mas também vários desafios para a ilha mais turística do arquipélago, que é já um destino conhecido “a nível mundial”. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, o presidente da Câmara Municipal do Sal fala dos investimentos em curso, dos novos hotéis e novos tipos de turismo. Fala ainda desafios habitacionais existentes, que tendem a agravar-se, e a que se junta o “novo” fenómeno do alojamento local, bem como da carência de mão-de-obra, que poderá modificar as tabelas salariais. Júlio Lopes sublinha ainda o desafio do desenvolvimento sustentável nas suas três vertentes (ambiental, social e económica) e, optimista quanto ao futuro, deixa, no entanto, um aviso: "É preciso cuidar do Sal, porque, se não, poderá haver impactos negativos para todo o país no futuro."

EasyJet já opera voos directos entre Londres-Gatwick e a ilha do Sal
A EasyJet iniciou esta segunda-feira, 31, a operação da nova rota directa que liga os aeroportos de Gatwick, em Londres, e da ilha do Sal,, ambos geridos pela VINCI Airports.
mais