Artigos sobre infraestruturas

Joan Trian, Director Executivo do Grupo RIU: “Planos de expansão do destino vão a par com a melhoria das infraestruturas”
O Grupo RIU entrou no mercado turístico cabo-verdiano em 2005 com a abertura do seu primeiro hotel (RIU Funaná) no Sal. Desde então, o grupo tem vindo a crescer e é, hoje, não só o maior operador turístico, como também o principal empregador privado do país. Mas Joan Trian, Director Executivo do Grupo RIU, deixa um alerta: novos investimentos estão associados a melhorias nas infraestruturas.

Repensar a Educação: Do Saber ao Ser: Rumo ao Futuro
Homenagem ao Professor e Escritor Baltasar Lopes da Silva (São Nicolau, 1907 – 1989)

Oposição acusa Governo de promessas falhadas. MpD aponta descentralização dos investimentos
O PAICV acusou hoje o Governo de enganar os cabo-verdianos com promessas não cumpridas no que tange às infraestruturas, apontando anúncios vazios e obras que nunca saíram do papel. Por sua vez, a UCID reconheceu os avanços, mas considera que o país ainda enfrenta desafios ao nível das infraestruturas, do ordenamento do território e da habitação. Já o MpD defendeu que a descentralização dos investimentos públicos em infraestruturas com impacto directo na qualidade de vida das populações tem sido uma marca do actual Governo.

Cerca de 4 mil habitações foram reabilitadas no âmbito do PRRA - Ministra
A ministra das Infra-estruturas, Habitação e Ordenamento do Território, Eunice Silva, anunciou que o Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades (PRRA) já reabilitou cerca de 4 mil habitações, com um investimento superior a 1,3 milhões de contos.

PM inaugura estrada que liga Ribeira da Prata à Fragata, orçada em cerca de 200 mil contos
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, vai estar nos dias 15, 16 e 17 em São Nicolau, para inaugurar a Estrada que liga Ribeira da Prata à Fragata, financiada pelo Governo em aproximadamente 200 mil contos.

Unitel T+ quer “acesso igualitário” a cabos submarinos e participação em consórcios
O presidente do conselho de administração da operadora de telecomunicações Unitel T+ reclamou hoje “acesso igualitário” às infra-estruturas como os cabos submarinos que vêem a Cabo Verde e participação nos consórcios visando a amarração dos mesmos.

A problemática das cheias e inundações na Cidade Praia é a falta de infraestruturas!
As últimas chuvas mostraram que as obras de Micro Drenagem funcionam, mas precisam urgentemente de obras a montante, de Macro Drenagem (Mini-Barragens e Diques de Grande Porte) previstas no PDM.

Recomendações para a implementação de programas de infraestruturas produtivos e rentáveis
A fim de poder responder aos desafios expostos em anteriores artigos e, em última instância, ao objetivo de financiar infraestruturas produtivas e rentáveis, os governos africanos precisam de estabelecer objetivos intermédios simples e realizáveis no curto prazo e médio prazo. O seguinte constitui, na perspetiva do autor, os passos a serem dados.

Os principais desafios a uma maior infraestruturação de África
Como anteriormente referido, os governos africanos devem usar seus recursos limitados de forma ponderada para o desenvolvimento de infraestruturas - seja novos investimentos ou manutenção ou requalificação dos estoques existentes. Alguns dos principais desafios incluem:

O gap de financiamento para infraestruturas equacionado à carência de projectos viáveis
Durante as décadas de 80 e 90, no âmbito dos programas de ajustamento estrutural adotados de acordo com o Consenso de Washington, os governos africanos e os seus parceiros de desenvolvimento reduziram bastante a proporção dos recursos destinados aos investimentos em infraestruturas. De tal forma que hoje em dia existe uma lacuna a ser preenchida; por exemplo o Banco Africano de Desenvolvimento estima as necessidades de financiamento das infraestruturas em África entre 130 e 170 mil milhões de dólares por ano[1].

O papel chave das infraestruturas e o défice africano
Há bastante tempo que o Continente Africano, enquanto conjunto político sob a bandeira da União Africana, tem reconhecido o papel chave das infraestruturas no alavancamento das suas economias.
mais