Artigos sobre Baltasar Lopes da Silva
Valorizar o capital humano só depende nós
Há uma semana atrás o governo anunciou o investimento do Banco Mundial no valor de 26 milhões de dólares no projecto de Capital Humano. Para o Vice-Primeiro-ministro o financiamento vem no momento crucial quando o país saído da pandemia precisa apostar na formação e na inclusão.
Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e Dia do Professor Cabo-verdiano
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, “para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Inca Garcilaso de la Veja, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que morreram em 23 de Abril de 1616.” Esses escritores são autores de obras como História Geral do Peru, Dom Quixote e Romeu e Julieta.
“Chiquinho” estreia na cidade da Praia
A peça de teatro “Chiquinho” estreia nos dias 25 e 26 deste mês, na cidade da Praia. O anúncio foi feito hoje, pela companhia de teatro Fladu Fla, numa conferência de imprensa.
Arte de aprender e ensinar
Cumpre-se, mais uma vez em abril, o ritual de celebrar o Dia do Professor Cabo-verdiano, evocando o seu patrono Baltasar Lopes da Silva.
Porto Memória: A Escrita Ficcional Cabo-verdiana Contemporânea
Existe uma relação directa entre as elites intelectuais e a sua produção literária e o sistema dos regimes políticos vigentes no Cabo Verde independente – o Regime Político instaurado com a Independência e o Novo Regime Político instituído nos anos 90 e as Liberdades Individuais.
No 5.º Aniversário da Morte do Poeta Corsino Fortes
Corsino Fortes gostava não tanto de falar de si mas das coisas que lhe foram acontecendo na vida como que para deles se tirar ensinamentos que pudessem deliciar ou servir aos que o escutavam maravilhados com as suas narrativas.
Espaços com história VI
Percorro quase todo o edifício. Salas de aulas, amplas umas, pequenas outras, a evidenciar o aperto em que vive a colmeia, todas, porém bem arejadas e limpas – sobretudo limpas. Paredes sem «malcriadices». Carteiras sem borrões.... (…).
Doutor Baltasar: Substantivamente Professor, adjectivamente Advogado
Baltasar Lopes da Silva (São Nicolau, 1907 – 1989). Formado em Direito em 1928 e em Filologia Românica em 1929 pela Universidade de Lisboa. Fundador da Revista e do Movimento da Claridade (1936-1960) e escritor de renome, com destaque para o romance Chiquinho (1947), um clássico da literatura de língua portuguesa. Como poeta, assinava com o pseudónimo Osvaldo Alcântara.
Padacinhe de rua
Naquele pedacinho de rua que vai da Passagem até aos Paços do Concelho da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, é notável a densidade da cultura clássica. São menos de cinquenta palmos de chão. E, no entanto, aquele pedacinho de fim de rua viu ali nascer, adolescer, amadurecer ou morrer quase uma mão cheia de grandes referências para a vida cultural, literária e social local e nacional.
[Re]cortes no Tempo: Dia do Professor Dia de Baltasar
A celebração do professor cabo-verdiano renova-se anualmente em 23 de Abril, dia do nascimento do Professor Baltasar Lopes da Silva, por uma vontade política expressa no Decreto n.º 25, de 21 de abril de 1990, com a finalidade de se dignificar a função docente e de se estimular a reflexão sobre o ensino e a educação.
mais