Artigos sobre Chiquinho
Burela acolhe 1º Dia da Literatura Cabo-verdiana com foco no “Chiquinho” de Baltasar Lopes da Silva
O município de Burela, em Espanha, acolhe, na terça-feira, o 1º Dia da Literatura Cabo-verdiana, promovido pelo Instituto Perdouro e com foco na obra “Chiquinho” do escritor cabo-verdiano Baltasar Lopes da Silva.
“Chiquinho” estreia na cidade da Praia
A peça de teatro “Chiquinho” estreia nos dias 25 e 26 deste mês, na cidade da Praia. O anúncio foi feito hoje, pela companhia de teatro Fladu Fla, numa conferência de imprensa.
“Para nós é um orgulho ter empresas com activos”
A aposta na chegada de navios para fazer a ligação inter ilhas, defende Luís Figueiredo, presidente da CV lnterilhas está a mudar a forma como as pessoas encaram as ligações marítimas internas e dava sinais claros de crescimento antes da pandemia. O caminho da recuperação já começou e a chegada do navio Dona Tututa mostra a aposta feita no mercado nacional.
Governo promete resolver condições de transporte de doentes entre Santo Antão e São Vicente ainda este mês
O Governo garante que as “condições dignas” de transporte e evacuação de doentes na linha marítima Santo Antão/São Vicente devem ser criadas ainda este mês. O anúncio foi feito hoje, no parlamento, pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, durante a sessão de perguntas dos deputados ao executivo.
Transportes marítimos : Uma semana depois do regresso, 3 mil passageiros transportados
A reactivação das linhas de transporte marítimo inter-ilhas foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo governo para dar início à recuperação económica pós pandemia da COVID-19. Mas, ao fim de uma semana de trabalho, terá valido a pena?
Doutor Baltasar: Substantivamente Professor, adjectivamente Advogado
Baltasar Lopes da Silva (São Nicolau, 1907 – 1989). Formado em Direito em 1928 e em Filologia Românica em 1929 pela Universidade de Lisboa. Fundador da Revista e do Movimento da Claridade (1936-1960) e escritor de renome, com destaque para o romance Chiquinho (1947), um clássico da literatura de língua portuguesa. Como poeta, assinava com o pseudónimo Osvaldo Alcântara.
CV Interilhas reafirma que navio Chiquinho BL reúne “todas condições operacionais e de segurança”
A empresa concessionária de transportes marítimos, CV Interilhas, garantiu esta quinta-feira que o novo navio Chiquinho BL reúne “todas as condições operacionais e de segurança” para tráfego de passageiros e mercadorias, “muito melhores” que as existentes no passado.
Garantia que Governo deu ao CV Interilhas é para assegurar operações e não para comprar barcos – Vice-PM
O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, explicou hoje que a garantia que o Governo deu ao Cabo Verde Interilhas (CV Interilhas) não é para comprar barcos, mas para garantir as operações em Cabo Verde.
“Manuel d’Novas” estreia-se na Cidade da Praia
O espectáculo de dança-teatro ”Manuel d’Novas”, do grupo Raiz di Polon, estreia-se na cidade da Praia, depois de ter estado em São Vicente, no âmbito do Festival Mindelact. ”Manuel d’Novas” é apresentado esta quinta-feira, 13, pelas 20h00, no Centro Cultural Português.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora portuguesa : “Pelas mãos de Baltasar Lopes e de Manuel Lopes cheguei a Cabo Verde e guiada por Teixeira de Sousa alcancei o Fogo” (I)
Foi lançado, em Outubro passado, em Lisboa, o livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, da autoria da historiadora Maria de Lurdes Caldas, galardoado no mesmo ano com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios – político, intelectual, científico e académico – como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, António Carreira, para além de, entre outros, Henrique de Medina Carreira, o ex-Presidente da República Pedro Pires e o actual Presidente Jorge Carlos Fonseca.
O Arquipélago Digital Quanto valem as nossas ilhas no exterior? Ouro!
A ilha precisa evocar a sua história, resgatar os seus valores sociais, económicos e de alta engenharia e lançar-se rumo ao futuro. Tem muito para dar ao arquipélago e ao mundo.
Com 'Chiquinho' a caminho, ministro assegura que mais navios chegarão para o transporte interilhas
Navio construído na Coreia do Sul está a caminho de Cabo Verde para fazer a ligação entre São Vicente e Santo Antão. José Gonçalves, ministro dos Transportes, defende decisão de colocar navio na rota São Vicente – Santo Antão e garante que mais embarcações vão chegar a Cabo Verde
Manuel Brito-semedo: “Este é um trabalho muito, mesmo muito, bonito”
“Morna: Música Rainha de Nôs Terra” (5 livros + CD) começa hoje a ser distribuída em Cabo Verde, e a partir da próxima sexta-feira, também em Portugal (pelo jornal Público). Falamos com o autor da colecção, o Antropólogo e Professor Universitário Manuel Brito-Semedo, que recorda como surgiu esta iniciativa e nos fala do processo de pôr em texto, som e imagem a história de um género que se cruza com a história de um povo.
Histórias da Educação na Literatura III
[Chiquinho de Baltasar Lopes e Alma de Manuel Alegre]
Padacinhe de rua
Naquele pedacinho de rua que vai da Passagem até aos Paços do Concelho da Ribeira Brava, na ilha de São Nicolau, é notável a densidade da cultura clássica. São menos de cinquenta palmos de chão. E, no entanto, aquele pedacinho de fim de rua viu ali nascer, adolescer, amadurecer ou morrer quase uma mão cheia de grandes referências para a vida cultural, literária e social local e nacional.
“Chiquinho” traduzido pela primeira vez em língua inglesa
A obra “Chiquinho” do autor cabo-verdiano Baltasar Lopes, uma referência e um marco incontornável da literatura lusófona, foi traduzida pela primeira vez em língua inglesa e será lançada no próximo dia 22, em New Bedford nos EUA.
Editorial: Redescobrir o livro
Iniciativas da Presidência da República, do governo e de outras entidades juntaram-se este ano numa campanha para promover o livro, a leitura e o saber. Houve discursos, fizeram-se leituras públicas em encontros nas escolas, distribuíram-se livros no formato de kits para bibliotecas escolares e municipais e aproveitou-se a oportunidade para anunciar o início da publicação de “clássicos” cabo-verdianos com mais uma edição do romance Chiquinho de Baltasar Lopes.
mais