"Faz sentido porque é o maior mercado", respondeu o ministro dos Transportes, José Gonçalves quando questionado sobre a intenção do novo navio ser colocado ao serviço nas ligações entre São Vicente e Santo Antão.
"Mas esta é a primeira embarcação. Não será o único", assegurou explicando que a colocação do 'Chiquinho' a fazer as ligações entre aquelas duas ilhas se deve ao facto de ser ali que "temos mais procura, porque sabemos que a embarcação que lá está não dá vazão, sobretudo em períodos de maior procura".
José Gonçalves garantiu que o navio que há seis dias viaja da Coreia do Sul, onde foi construído, para Cabo Verde "está talhado e dimensionado para este mercado. É a embarcação para servir de forma mais adequada, com previsibilidade e regularidade".
Quanto aos navios que estão em manutenção nos estaleiros da CABNAVE, José Gonçalves disse que o Praia d'Aguada "já está certificado e a partir de hoje deve começar a operar. O Kriola ainda está parado porque teve uma avaria bastante séria e teve de se mandar fabricar o veio e a hélice e isso vai levar algum tempo. Mas está previsto que volte a operar agora em Janeiro".
Segundo informações avançadas pela Cabo Verde Interilhas o navio partiu da Coreia do Sul no passado dia 5 tendo Cabo Verde como destino.
Baptizado ‘Chiquinho’, o navio terá a capacidade para transportar 430 passageiros e 50 veículos.
“Trata-se de um marco histórico para o transporte interilhas ao ser o primeiro navio novo, com estas características, que irá permitir uma melhoria importante na qualidade, fiabilidade e segurança do serviço entre aquelas duas ilhas”, declarou a empresa em comunicado.