Artigos sobre Baltasar Lopes
Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas e Políticas Editoriais – Desafios e Oportunidades
A promoção da leitura é um factor essencial para o desenvolvimento de Cabo Verde, indo além da simples acumulação de conhecimento e aumento de capacidades. Ler estimula a criatividade, incentiva o pensamento inovador e ajuda a formar uma base sólida para a procura de soluções criativas e eficazes diante de qualquer desafio.
Os tempos não estão para activismos fracturantes
Assiste-se actualmente em Cabo Verde ao renascer da tendência para o pensamento único sob a capa de slogans como “cumprir Cabral”, “cultura é resistência” e agora “oficialização Já! do crioulo”. Este último slogan saiu do fórum sobre a língua cabo-verdiana realizado no quadro das actividades realizadas no sábado passado a propósito do dia internacional da língua materna. O activismo que dá corpo a essa tendência autorreferencia-se pela aderência à ideologia da luta de libertação, pelo pan-africanismo e pela negação da especificidade da cabo-verdianidade. Até se faz reconhecer nas suas actividades através de uma espécie de “dress code” supostamente de resistência em que prefere o uso de indumentária típica de países do continente africano ou então a que distinguia os dirigentes do regime anterior.
Cultura e outras derivas
Há muito tempo que não visito publicamente questões sobre a Cultura. Especialmente em Cabo Verde. Perdi o pé, perdi o fio à meada dos meandros por que se cosem hoje as coisas da e sobre cultura: políticas públicas de cultura; práticas de cultura; educação e cultura; economia da cultura; confusões e equívocos terminológicos e conceptuais nesse campo que vão sendo produzidos aqui e acolá.
Não é a primeira vez que as escolas fecham por causa de uma calamidade
O Mundo, neste momento, está a registar um surto epidémico do chamado novo coronavírus – COVID -19. O Governo tem adotado um conjunto de medidas de cunho restritivas, porém necessárias e preparatórias, em sintonia com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), por forma a fazer face ao COVID -19.
Porto Memória : Simão Salvador, marinheiro de Penha de França, em BD
Simão Manuel Alves Juliano, natural da Penha de França, Concelho da Ribeira Grande, ilha de Santo Antão, filho de Manuel Alves Juliano e de Ana dos Santos Pedrinho, conhecido como Simão Salvador o intrépido marinheiro, é, a partir de agora, história em quadradinhos por Gildaris Pandim (roteiro) e Alex Sander (arte), uma edição da Embaixada do Brasil em Cabo Verde.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora portuguesa : “Pelas mãos de Baltasar Lopes e de Manuel Lopes cheguei a Cabo Verde e guiada por Teixeira de Sousa alcancei o Fogo” (I)
Foi lançado, em Outubro passado, em Lisboa, o livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, da autoria da historiadora Maria de Lurdes Caldas, galardoado no mesmo ano com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios – político, intelectual, científico e académico – como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, António Carreira, para além de, entre outros, Henrique de Medina Carreira, o ex-Presidente da República Pedro Pires e o actual Presidente Jorge Carlos Fonseca.
Destaques da edição 949
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o coronavírus, quando mais de 20 pessoas já viajaram da China para Cabo Verde: Quarentena em casa e vigilância diária.
Preservar a cabo-verdianidade
No último fim-de-semana aconteceu algo provavelmente sem precedentes. Cabo-verdianos saíram à rua em protesto em todas as ilhas, em várias cidades portuguesas, em algumas cidades noutras partes da Europa e também em Brockton, nos Estados Unidos da América. Nas manifestações e marchas todos mostravam consternação, indignação e revolta pela vida perdida do jovem estudante Giovani Rodrigues, mas o móbil maior das acções de rua foi protestar contra o racismo que estaria na base da sua morte violenta.
Manuel Brito-semedo: “Este é um trabalho muito, mesmo muito, bonito”
“Morna: Música Rainha de Nôs Terra” (5 livros + CD) começa hoje a ser distribuída em Cabo Verde, e a partir da próxima sexta-feira, também em Portugal (pelo jornal Público). Falamos com o autor da colecção, o Antropólogo e Professor Universitário Manuel Brito-Semedo, que recorda como surgiu esta iniciativa e nos fala do processo de pôr em texto, som e imagem a história de um género que se cruza com a história de um povo.
Histórias da Educação na Literatura III
[Chiquinho de Baltasar Lopes e Alma de Manuel Alegre]
Última Lição do Professor Baltasar Lopes
23 de Abril de 1973 foi a data da jubilação do Dr. Baltasar Lopes onde deu a sua “última lição”, com uma mensagem actual para a nova geração de professores, a quem saudamos pelo Dia do Professor Cabo-verdiano.
Histórias da educação na literatura I
Nota prévia Regresso ao convívio dos leitores com [re]cortes na literatura de histórias e cenas reais da educação em tempos idos. Subvertendo a premissa que a história se faz com documentos, comprova-se que também se faz com a narrativa ficcional que desvenda, em primeira mão (porque vivida, presenciada), os “esconderijos da memória” de antigos alunos e professores.
Editorial: Redescobrir o livro
Iniciativas da Presidência da República, do governo e de outras entidades juntaram-se este ano numa campanha para promover o livro, a leitura e o saber. Houve discursos, fizeram-se leituras públicas em encontros nas escolas, distribuíram-se livros no formato de kits para bibliotecas escolares e municipais e aproveitou-se a oportunidade para anunciar o início da publicação de “clássicos” cabo-verdianos com mais uma edição do romance Chiquinho de Baltasar Lopes.
mais