Artigos de Manuel Brito-Semedo no nosso arquivo

A Última Lua de Homem Grande, Novo livro de Mário Lúcio Sousa
A Última Lua de Homem Grande, finalista do Prémio LeYa em 2021, o mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, vai ser apresentado no Tarrafal de Santiago, sua localidade de nascimento, no próximo sábado, dia 7 de Maio, e na Praia, na segunda-feira, dia 9.

Editoriais Expresso das Ilhas 2021
Livro Editoriais 2021 do Expresso das Ilhas, de autoria de Humberto Cardoso, já disponível aos leitores.

A Vitória é Hoje. A minha relação com a Paralisia Supranuclear Progressiva
Livro-testemunho de Corsino Tolentino – antigo ministro de Educação, Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Consultor do Banco Mundial e Director da Fundação Calouste Gulbenkian – regista a sua doença (até onde pôde), de Janeiro de 2019 a Fevereiro de 2020.

120 Anos do Escritor António Aurélio Gonçalves
Assinala-se hoje, sem nenhuma pompa de circunstância, os 120 anos do nascimento do escritor António Aurélio Gonçalves, sem dúvida, um dos maiores escritores de Cabo Verde.

Um Pastor Evangélico com o Dom de Servir
A minha amizade de toda uma vida autoriza-me a caracterizar o Rev. Daniel de Barros como “Um Pastor com o Dom de Servir”.

A Produção Cultural na Praia Maria
A Vila da Praia foi elevada à categoria de cidade a 29 de Abril de 1858 e fixada nela definitivamente a residência do Governador-Geral. Até então a Capital da Província era na Vila da Praia Santa Maria no tempo das brisas e, no tempo das águas, em qualquer das outras ilhas que fosse acordada pelo Governo-Geral em Conselho. Assim aconteceu com as ilhas da Boa Vista e Brava.

Manuel Rodrigues, Convicções & Afectos
Sebastião Salgado, um dos fotógrafos brasileiros mais importantes da contemporaneidade (nascido em 1944), defendeu numa entrevista que “Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstracção total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia”.

Nhô Roque, o escritor das gentes do Mindelo
2021 vai ser o ano do 120.º aniversário do nascimento do escritor claridoso António Aurélio Gonçalves (São Vicente, 25 de Setembro de 1901 – 30 de Setembro de 1984)

Foto Melo: Mindelo a preto-e-branco
Fundada em 1890, a Foto Melo retratou durante mais de 100 anos as paisagens das ilhas do arquipélago e as vidas dos seus habitantes. Djindjon de Melo (João Henriques de Melo, 1871-1944) foi um fotógrafo amador nascido em Santiago, filho de mãe cabo-verdiana e pai português, que encontrou uma oportunidade de negócio em fotografia, quando chegado ao Mindelo.

Henrique Guibara: Médico-Mártir da Cólera-mórbus em São Vicente
À memória do Cirurgião-mor do Exército falecido por ocasião do aparecimento da cólera-mórbus em 1856

Kaká Barboza, um ‘descantador’ das tradições
Carlos Alberto Barbosa São Vicente, 01.Maio.1947 Praia, 01.Maio.2020

Duas décadas de escrita ficcional
Lançado o mais recente romance de Germano de Almeida, O Último Mugido, título que dá continuidade a O Fiel Defunto (2018). Pretexto para um breve balanço sobre a escrita ficcional cabo-verdiana deste Séc. XXI.

Porto Memória: Luiz Loff de Vasconcellos, Nativista Convicto
Luiz Loff de Vasconcellos (Maio, 5.Janeiro.1861 – São Vicente, 19.Março.1926), Patrono do Dia Nacional do Jornalismo, foi homenageado pelo Governo em São Vicente, oportunidade para aqui ser evocado.

Expresso das Ilhas reedita "Suplemento Cultural"
O Expresso das Ilhas comemora os 60 anos do "Suplemento Cultural" ao "Cabo Verde Boletim de Propaganda e Informação" e o Dia Nacional da Cultura, celebrado a 18 de Outubro, com uma edição fac-similada do referido "Suplemento".

Morreu Dulce Almada, Pioneira do estudo do Crioulo
Maria Dulce Almada Duarte (São Nicolau, 20.Agosto.1933 – Praia, 19.Agosto.2019)

São Vicente, lugares de memória
“O mar vagueia onduloso sob os meus pensamentos. A memória bravia lança o leme: Recordar é preciso. O movimento vaivém nas águas-lembranças dos meus marejados olhos transborda-me a vida, salgando-me o rosto e o gosto” – Conceição Evaristo, escritora e poeta brasileira, in Cadernos Negros, vol. 15

Escola de Arte e Ofício ou Oficina de Cunke
Homenagem ao Mestre Cunke Nos anos de 1950/60, feito o exame do 2.º grau, era dzid-e-sabid que o caminho a ser seguido pelos fidjes-de-pobréza era aprender um ofício e preparar-se para uma profissão. Os filhos dos mais remediados iam para o Liceu Gil Eanes e alguns outros, de pais menos remediados, para a Escola Técnica, havendo, contudo, algumas excepções.

O Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes
Homenagem ao Professor Baltasar Lopes da Silva Foi há 60 anos a publicação do primeiro e único número do Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes, do Centro N.º 1 da Ala N.º 2 da Mocidade Portuguesa (São Vicente, 1959), surgido “em continuação de uma tradição interrompida com a publicação do último número de Certeza”, da iniciativa de estudantes que integravam o “Grupo Cultural do 3.º Ciclo”.

90 anos do Diário de António Pedro
Assinala-se este ano os 90 anos da publicação do Diário (Praia, Imprensa Nacional, 1929), livro de poesia de António Pedro [Costa] (Praia, 09.Dez.1909 – Moledo, 17.Agosto.1966), artista plástico surrealista, homem de teatro, escritor,poeta e jornalista.
mais