Artigos de Manuel Brito Semedo no nosso arquivo

Música & Tradições, apresentado hoje em livro na Praia
Kab Verd Band AZ, do jornalista, radialista e investigador musical Carlos Filipe Gonçalves, que agora chega aos escaparates, é um livro que resulta de 45 longos anos de trabalho exaustivo e meticuloso de investigação na área da musicologia.

“Lágrimas e dor” por Humbertona
Morreu Humberto Bettencourt Santos (Chã de Manuelim, Paul/Porto Novo, 17 de Fevereiro.1940 – Mindelo, Soncente, 10.Agosto.2023), Humbertona, Homem Grande da nossa Cultura. Silêncio!

Djunga de Biluca - Figura incontornável da emigração e da música de Cabo Verde
“É imperioso todos encontrarem formas de deixar alguma coisa como referência às futuras gerações”– Djunga de Biluca, 2009 —

Datas fundacionais da República e atribuição de toponímias – uma questão de patriotismo e bom senso
A questão das celebrações das datas fundacionais das instituições da República e cerimoniais como Dia das Forças Armadas, Dia da Polícia Nacional, deposição de coroas de flores, atribuição de nomes de figuras da luta armada, mesmo vivas, a avenidas, ruas e liceus/escolas secundárias, é, recorrentemente, motivo de contestação por parte de elementos da sociedade civil que veem nisso uma forma de perpetuar a narrativa da legitimidade história do Partido da Independência que dirigiu o país em regime de partido único por 15 anos.

Codjeta e festa do milho verde
As festas agrícolas, associadas à colheita dos grãos, são identificadas na história da agricultura desde a Antiguidade. O ciclo da colheita segue o período de formação e maturação dos cereais.

155 anos do Patrono Eugénio Tavares
Assinalou-se a18 de Outubro, o aniversário de Eugénio de Paula Tavares, na verdade, os 155 anos desse grande homem da Cultura que foi jornalista, poeta, dramaturgo, letrista de mornas e grande defensor da cabo-verdianidade desaparecido há noventa e dois anos.

Jogo do pião Pico, queimada, São Miguel Arcanjo
Aos meninos da Chã de Cemitério, meus companheiros de todas as brincadeiras.

180 anos da Imprensa Nacional e do Boletim Oficial
“Raiou felizmente para esta Provincia uma nova era de ilustração; o Governo de SUA MAGESTADE sempre sollicito pelo bem dos subditos da mesma Augusta Senhora [Rainha D. Maria II] não podia por mais tempo consentir que continuasse a ignorancia, em que o povo de Cabo-Verde se achava engolfado. Já agora temos entre nós a Imprensa, este grande vehiculo das luzes e da sciencia; [...] parabens, pois, ó Cabo-Verdianos! Livres pela civilização dos nossos irmãos da Europa, vós ides dever a vossa civilização á Liberdade, que a não ser ella, ainda hoje se não teriam rasgado as densas nuvens do obscurantismo que ennegreciam esta Provincia” – Boletim Official do Governo Geral de Cabo-Verde,1842.

A Última Lua de Homem Grande, Novo livro de Mário Lúcio Sousa
A Última Lua de Homem Grande, finalista do Prémio LeYa em 2021, o mais recente livro de Mário Lúcio Sousa, vai ser apresentado no Tarrafal de Santiago, sua localidade de nascimento, no próximo sábado, dia 7 de Maio, e na Praia, na segunda-feira, dia 9.

Editoriais Expresso das Ilhas 2021
Livro Editoriais 2021 do Expresso das Ilhas, de autoria de Humberto Cardoso, já disponível aos leitores.

A Vitória é Hoje. A minha relação com a Paralisia Supranuclear Progressiva
Livro-testemunho de Corsino Tolentino – antigo ministro de Educação, Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Consultor do Banco Mundial e Director da Fundação Calouste Gulbenkian – regista a sua doença (até onde pôde), de Janeiro de 2019 a Fevereiro de 2020.

120 Anos do Escritor António Aurélio Gonçalves
Assinala-se hoje, sem nenhuma pompa de circunstância, os 120 anos do nascimento do escritor António Aurélio Gonçalves, sem dúvida, um dos maiores escritores de Cabo Verde.

Um Pastor Evangélico com o Dom de Servir
A minha amizade de toda uma vida autoriza-me a caracterizar o Rev. Daniel de Barros como “Um Pastor com o Dom de Servir”.

A Produção Cultural na Praia Maria
A Vila da Praia foi elevada à categoria de cidade a 29 de Abril de 1858 e fixada nela definitivamente a residência do Governador-Geral. Até então a Capital da Província era na Vila da Praia Santa Maria no tempo das brisas e, no tempo das águas, em qualquer das outras ilhas que fosse acordada pelo Governo-Geral em Conselho. Assim aconteceu com as ilhas da Boa Vista e Brava.

Manuel Rodrigues, Convicções & Afectos
Sebastião Salgado, um dos fotógrafos brasileiros mais importantes da contemporaneidade (nascido em 1944), defendeu numa entrevista que “Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstracção total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia”.

Nhô Roque, o escritor das gentes do Mindelo
2021 vai ser o ano do 120.º aniversário do nascimento do escritor claridoso António Aurélio Gonçalves (São Vicente, 25 de Setembro de 1901 – 30 de Setembro de 1984)

Foto Melo: Mindelo a preto-e-branco
Fundada em 1890, a Foto Melo retratou durante mais de 100 anos as paisagens das ilhas do arquipélago e as vidas dos seus habitantes. Djindjon de Melo (João Henriques de Melo, 1871-1944) foi um fotógrafo amador nascido em Santiago, filho de mãe cabo-verdiana e pai português, que encontrou uma oportunidade de negócio em fotografia, quando chegado ao Mindelo.

Henrique Guibara: Médico-Mártir da Cólera-mórbus em São Vicente
À memória do Cirurgião-mor do Exército falecido por ocasião do aparecimento da cólera-mórbus em 1856

Kaká Barboza, um ‘descantador’ das tradições
Carlos Alberto Barbosa São Vicente, 01.Maio.1947 Praia, 01.Maio.2020

Duas décadas de escrita ficcional
Lançado o mais recente romance de Germano de Almeida, O Último Mugido, título que dá continuidade a O Fiel Defunto (2018). Pretexto para um breve balanço sobre a escrita ficcional cabo-verdiana deste Séc. XXI.
mais