Artigos de Manuel Brito-Semedo no nosso arquivo

Manuel Rodrigues, Convicções & Afectos
Sebastião Salgado, um dos fotógrafos brasileiros mais importantes da contemporaneidade (nascido em 1944), defendeu numa entrevista que “Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstracção total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia”.

Nhô Roque, o escritor das gentes do Mindelo
2021 vai ser o ano do 120.º aniversário do nascimento do escritor claridoso António Aurélio Gonçalves (São Vicente, 25 de Setembro de 1901 – 30 de Setembro de 1984)

Foto Melo: Mindelo a preto-e-branco
Fundada em 1890, a Foto Melo retratou durante mais de 100 anos as paisagens das ilhas do arquipélago e as vidas dos seus habitantes. Djindjon de Melo (João Henriques de Melo, 1871-1944) foi um fotógrafo amador nascido em Santiago, filho de mãe cabo-verdiana e pai português, que encontrou uma oportunidade de negócio em fotografia, quando chegado ao Mindelo.

Henrique Guibara: Médico-Mártir da Cólera-mórbus em São Vicente
À memória do Cirurgião-mor do Exército falecido por ocasião do aparecimento da cólera-mórbus em 1856

Kaká Barboza, um ‘descantador’ das tradições
Carlos Alberto Barbosa São Vicente, 01.Maio.1947 Praia, 01.Maio.2020

Duas décadas de escrita ficcional
Lançado o mais recente romance de Germano de Almeida, O Último Mugido, título que dá continuidade a O Fiel Defunto (2018). Pretexto para um breve balanço sobre a escrita ficcional cabo-verdiana deste Séc. XXI.

Porto Memória: Luiz Loff de Vasconcellos, Nativista Convicto
Luiz Loff de Vasconcellos (Maio, 5.Janeiro.1861 – São Vicente, 19.Março.1926), Patrono do Dia Nacional do Jornalismo, foi homenageado pelo Governo em São Vicente, oportunidade para aqui ser evocado.

Expresso das Ilhas reedita "Suplemento Cultural"
O Expresso das Ilhas comemora os 60 anos do "Suplemento Cultural" ao "Cabo Verde Boletim de Propaganda e Informação" e o Dia Nacional da Cultura, celebrado a 18 de Outubro, com uma edição fac-similada do referido "Suplemento".

Morreu Dulce Almada, Pioneira do estudo do Crioulo
Maria Dulce Almada Duarte (São Nicolau, 20.Agosto.1933 – Praia, 19.Agosto.2019)

São Vicente, lugares de memória
“O mar vagueia onduloso sob os meus pensamentos. A memória bravia lança o leme: Recordar é preciso. O movimento vaivém nas águas-lembranças dos meus marejados olhos transborda-me a vida, salgando-me o rosto e o gosto” – Conceição Evaristo, escritora e poeta brasileira, in Cadernos Negros, vol. 15

Escola de Arte e Ofício ou Oficina de Cunke
Homenagem ao Mestre Cunke Nos anos de 1950/60, feito o exame do 2.º grau, era dzid-e-sabid que o caminho a ser seguido pelos fidjes-de-pobréza era aprender um ofício e preparar-se para uma profissão. Os filhos dos mais remediados iam para o Liceu Gil Eanes e alguns outros, de pais menos remediados, para a Escola Técnica, havendo, contudo, algumas excepções.

O Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes
Homenagem ao Professor Baltasar Lopes da Silva Foi há 60 anos a publicação do primeiro e único número do Boletim dos Alunos do Liceu Gil Eanes, do Centro N.º 1 da Ala N.º 2 da Mocidade Portuguesa (São Vicente, 1959), surgido “em continuação de uma tradição interrompida com a publicação do último número de Certeza”, da iniciativa de estudantes que integravam o “Grupo Cultural do 3.º Ciclo”.

90 anos do Diário de António Pedro
Assinala-se este ano os 90 anos da publicação do Diário (Praia, Imprensa Nacional, 1929), livro de poesia de António Pedro [Costa] (Praia, 09.Dez.1909 – Moledo, 17.Agosto.1966), artista plástico surrealista, homem de teatro, escritor,poeta e jornalista.

Porto Memória: Orlanda Amarílis, A Menina da Certeza
“Nha Claridade só gostava dos filhos-machos. Não queria saber das filhas-fêmeas” – Orlanda Amarílis

Porto Memória: 75 Anos da Certeza – Fôlha da Academia
Homenagem a Arnaldo França, co-fundador e guardião da memória da Certeza

Porto Memória: Descantar Estórias & Contos
Descantes da Minha Ribeira é oratória, cântico e vivenciamento.

Reedição d’ “Os Clássicos” pela Biblioteca Nacional
Em 2011, o Ministério da Cultura criou uma central única de edições, a Editura, retirando à Biblioteca Nacional a política do livro e a função de editora do Estado, que vinha assumindo, na linha do Instituto Caboverdiano do Livro [1976-1998].

Porto Memória: O Ensino Superior do Seminário-Liceu
O ensino superior em Cabo Verde tem a sua génese no Seminário Eclesiástico da Diocese de Cabo Verde, conhecido como Seminário-Liceu de São Nicolau (1866-1917).

Razão da Amizade Cabo-verdiana pela Inglaterra
Escrevo-o para esta juventude estudiosa que precisa conhecer os assuntos de sua terra, que mais lhe interessa saber.
mais