Artigos sobre independência
(III) Amílcar Cabral e o processo da Independência de Cabo Verde: Uma Análise Crítica
As abordagens e métodos de Amílcar Cabral (A.C.) levantam questões importantes sobre a legitimidade e eficácia das suas estratégias. A sua prática e ideologia, denominadas de cabralismo, refletidas na forma como abordou a autodeterminação e a independência, assim como o futuro dos países pós-independentes, merecem uma análise crítica à luz dos princípios de autodeterminação definidos pela comunidade internacional e pelas agendas democráticas actuais.
Amílcar Cabral e o Cabralismo: uma perspectiva crítica
O centenário do nascimento de Amílcar Cabral (A.C.), que ocorre este ano, tem gerado ao longo do ano uma quantidade significativa de debates e artigos de opinião, tanto em Cabo Verde como em Portugal, com as comemorações atingindo o seu auge hoje dia 12 de setembro de 2024, a data do seu nascimento. No entanto, muitos das intervenções estão enraizadas num discurso datado, e têm refletido uma visão centrada nos conceitos dos anos 60 e 70 do século passado, em vez de considerar a problemática a partir de uma perspectiva mais moderna, consentânea com os valores democráticos do século XX e XXI. As manifestações comemorativas tendem a glorificar ou a beatificar A.C., sem, no entanto, abordar as contradições e as inconsistências do cabralismo. Promover um debate mais equilibrado e crítico sobre o legado de A.C. é fundamental do ponto de vista histórico.
Com protestos (e desfile), Brasil assinala hoje 202 anos de independência
O Brasil comemora hoje 202 anos de Independência polarizado entre a influência do actual Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a oposição liderada pelo ex-Presidente Jair Bolsonaro, que estará num protesto em São Paulo, a maior cidade do país.
Os desafios de Cabo Verde 49 anos depois da independência
Na sessão solene que assinalou os 49 anos da independência os partidos com assento parlamentar dividiram-se entre a necessidade de um Estado Social mais forte, um crescimento económico mais robusto e o destaque da solidariedade social e da justiça social. Presidente da República apelou a uma maior desestatização da sociedade enquanto o Presidente da Assembleia Nacional alertou para os desequilíbrios entre as diferentes regiões do país.
Manuel d’Novas, Os Tubarões e outras personalidades condecorados por ocasião de 5 de Julho
No âmbito das comemorações do 49.º aniversário da Independência Nacional, Manuel d’Novas, Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro, Alcides Spencer Brito e o agrupamento musical 'Os Tubarões' serão condecorados em reconhecimento ao seu contributo cultural e histórico para a Nação.
5 de Julho, celebrar a República e a Democracia
Passados 48 anos após a independência nacional o 5 de Julho deve ser o dia em que a comunidade política nacional, enquanto república soberana, reafirma que as suas bases são a dignidade humana e a vontade popular. E que entre os seus objectivos fundamentais estão a inviolabilidade e a inalienabilidade dos direitos fundamentais, a igualdade de todos os cidadãos sem qualquer tipo de discriminação, a realização da democracia plena e de uma sociedade livre, justa e solidária, e ainda a criação de condições para a realização pessoal e participação efectiva de cada cidadão.
Supremo britânico analisa pedido escocês para referendo à independência
O Tribunal Supremo de Justiça britânico vai começar hoje a escutar a argumentação sobre se o governo autónomo da Escócia pode realizar um referendo à independência sem o consentimento do executivo britânico.
Datas comemorativas devem reforçar o sentido do destino comum
Ontem, pelas comemorações dos 47 anos de independência nacional, repetiu-se o habitual. Foi proclamado o dia maior de Cabo Verde mesmo que para se conseguir o 5 de Julho teve-se que, primeiro, negar aos caboverdianos o direito à autodeterminação e logo a seguir submetê-los a um regime autocrático que duraria 15 anos.
Ulisses destaca resiliência de Cabo Verde como país independente
O primeiro-ministro realça a resiliência e o percurso de Cabo Verde como país independente e pede aos cabo-verdianos que acreditem no futuro.
PR diz que cabo-verdianos devem sentir-se orgulhosos do caminho percorrido no pós-independência
O Presidente da República considera que os cabo-verdianos devem sentir-se orgulhosos do caminho percorrido nestes 47 anos da independência nacional e que o País registou um “enorme crescimento”, do ponto de vista político, económico, social e cultural.
Independência/46 anos: PM deixa mensagem de “muita confiança, reforço de resiliência e acreditar no país”
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, deixa a todos os cabo-verdianos, neste dia da Independência Nacional, uma mensagem de “muita confiança, reforço de resiliência e acreditar no país”.
A Independência de Cabo Verde, a abertura ao pluripartidarismo e os desafios da Democracia (ou a longa caminhada para a Liberdade)
O processo que conduziu à Independência de Cabo-Verde, a 5 de julho de 1975, foi antecedido de uma longa noite colonial que durou por 515 anos, com muito sofrimento pelo meio, as populações a serem dizimadas pelas secas e enterradas em valas, a miséria, a emigração forçada para as roças de S. Tomé, o analfabetismo generalizado, enfim, o desprezo e o abandono total do povo das ilhas pelas autoridades coloniais .
"Escócia está pronta para tomar o seu lugar na família dos independentes"
A primeira-ministra da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP) afirmou este sábado à noite, durante a abertura do congresso anual do partido, que "a Escócia está preparada para tomar o seu lugar na família dos países independentes".
Finaçom pa Cacá Barbosa
Homenagem ao verdadeiro amigo Cacá Barbosa e grande homem caboverdiano, nos 45 anos da nossa Independência
PR e PAN abordam comemoração do 45º aniversário da independência com foco na COVID-19
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu hoje o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, num encontro onde abordaram a comemoração do 45º aniversário da independência de Cabo Verde, com foco nas restrições impostas pelas autoridades por causa da situação pandémica da COVID-19 pela qual passa o País.
Escócia quer segundo referendo sobre independência
O Governo escocês vai apresentar "em breve" um projecto de lei para organizar até 2021 um novo referendo sobre a independência da Escócia, disse hoje a primeira-ministra Nicola Sturgeon.
Cabo Verde está muito interessado em desenvolver as relações com a Guiné-Bissau
O ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros disse este domingo que Cabo Verde está “muito interessado” em desenvolver e reforçar as relações com a Guiné-Bissau, que assinala nesta segunda-feira os 45 anos da sua independência.
Presidente diz que qualquer expressão de descontentamento é legítima
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse quinta-feira que qualquer expressão de descontentamento é "sempre legítima", adiantando, contudo, que é preciso "relativizar" as manifestações que aconteceram no país no dia do 43.º aniversário da independência.
Oposição fez "discursos catastróficos", comenta Primeiro-Ministro
Cabo Verde tem condições de desenvolvimento. Convicção expressa pelo Primeiro-Ministro, em declarações aos jornalistas, à margem das comemorações oficiais dos 43 anos de proclamação da independência nacional.
Críticas, alertas e desafios à governação marcam discursos do 5 de Julho
Comemorações dos 43 anos da independência ficaram marcadas pelos ataques da oposição ao Governo, pelos alertas do Presidente da República e por uma manifestação à porta da Assembleia Nacional. Recorde aqui os pontos altos desta sessão solene.
mais