Artigos sobre independência

PR promulga Lei que cria Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do 50.º Aniversário da Independência
O Presidente da República, José Maria Neves, promulgou, nesta segunda-feira, 10, a Lei que estabelece a Comissão Nacional Organizadora das Comemorações do 50.º Aniversário da Independência de Cabo Verde.

Jovens adiam independência devido ao custo de vida
Aos 30 anos, muitos jovens cabo-verdianos ainda vivem com os pais – não por escolha, mas por necessidade. Estes apontam que o alto custo de vida, os baixos salários ou até mesmo o desemprego geram dificuldades em garantir habitação própria, ou alugado. Mesmo aqueles que já constituíram família enfrentam obstáculos para sair da casa dos pais, criando um cenário social onde diferentes gerações partilham o mesmo teto por mais tempo do que o esperado.

TRINTA ANOS DE INDEPENDÊNCIA: do Estado unipartidário ao Estado democrático
Texto da autoria do nacionalista cabo-verdiano e fundador da UPICV (União do Povo das Ilhas de Cabo Verde), José Leitão da Graça (já falecido), publicado em 2007, no número especial da revista Direito e Cidadania intitulado “Cabo Verde: três décadas depois”.

Independência não significa Liberdade!
No ano em que o nosso país celebra os seus cinquenta anos de independência, tornou-se relevante debater não essa classificação jurídica entre nações, mas a liberdade, um conceito mais filosófico e que encontra, muitas vezes nas leis, um entrave para ser plena. Um dos maiores lutadores pela liberdade em África no século XX foi Nelson Mandela, que sobre isso escreveu: “Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros”.

Filha de Amílcar Cabral subscreve manifesto pela liberdade na Guiné-Bissau
Dezenas de pessoas, entre as quais Iva Cabral, filha mais velha de Amílcar Cabral, "pai" da nacionalidade guineense, subscrevem um manifesto pela liberdade, democracia e direitos humanos na Guiné-Bissau, em que se denuncia "os riscos que o país enfrenta".

(III) Amílcar Cabral e o processo da Independência de Cabo Verde: Uma Análise Crítica
As abordagens e métodos de Amílcar Cabral (A.C.) levantam questões importantes sobre a legitimidade e eficácia das suas estratégias. A sua prática e ideologia, denominadas de cabralismo, refletidas na forma como abordou a autodeterminação e a independência, assim como o futuro dos países pós-independentes, merecem uma análise crítica à luz dos princípios de autodeterminação definidos pela comunidade internacional e pelas agendas democráticas actuais.

Amílcar Cabral e o Cabralismo: uma perspectiva crítica
O centenário do nascimento de Amílcar Cabral (A.C.), que ocorre este ano, tem gerado ao longo do ano uma quantidade significativa de debates e artigos de opinião, tanto em Cabo Verde como em Portugal, com as comemorações atingindo o seu auge hoje dia 12 de setembro de 2024, a data do seu nascimento. No entanto, muitos das intervenções estão enraizadas num discurso datado, e têm refletido uma visão centrada nos conceitos dos anos 60 e 70 do século passado, em vez de considerar a problemática a partir de uma perspectiva mais moderna, consentânea com os valores democráticos do século XX e XXI. As manifestações comemorativas tendem a glorificar ou a beatificar A.C., sem, no entanto, abordar as contradições e as inconsistências do cabralismo. Promover um debate mais equilibrado e crítico sobre o legado de A.C. é fundamental do ponto de vista histórico.

Com protestos (e desfile), Brasil assinala hoje 202 anos de independência
O Brasil comemora hoje 202 anos de Independência polarizado entre a influência do actual Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a oposição liderada pelo ex-Presidente Jair Bolsonaro, que estará num protesto em São Paulo, a maior cidade do país.

Os desafios de Cabo Verde 49 anos depois da independência
Na sessão solene que assinalou os 49 anos da independência os partidos com assento parlamentar dividiram-se entre a necessidade de um Estado Social mais forte, um crescimento económico mais robusto e o destaque da solidariedade social e da justiça social. Presidente da República apelou a uma maior desestatização da sociedade enquanto o Presidente da Assembleia Nacional alertou para os desequilíbrios entre as diferentes regiões do país.

Manuel d’Novas, Os Tubarões e outras personalidades condecorados por ocasião de 5 de Julho
No âmbito das comemorações do 49.º aniversário da Independência Nacional, Manuel d’Novas, Daniel Alberto Rendall Moreira Monteiro, Alcides Spencer Brito e o agrupamento musical 'Os Tubarões' serão condecorados em reconhecimento ao seu contributo cultural e histórico para a Nação.

5 de Julho, celebrar a República e a Democracia
Passados 48 anos após a independência nacional o 5 de Julho deve ser o dia em que a comunidade política nacional, enquanto república soberana, reafirma que as suas bases são a dignidade humana e a vontade popular. E que entre os seus objectivos fundamentais estão a inviolabilidade e a inalienabilidade dos direitos fundamentais, a igualdade de todos os cidadãos sem qualquer tipo de discriminação, a realização da democracia plena e de uma sociedade livre, justa e solidária, e ainda a criação de condições para a realização pessoal e participação efectiva de cada cidadão.

Supremo britânico analisa pedido escocês para referendo à independência
O Tribunal Supremo de Justiça britânico vai começar hoje a escutar a argumentação sobre se o governo autónomo da Escócia pode realizar um referendo à independência sem o consentimento do executivo britânico.

Datas comemorativas devem reforçar o sentido do destino comum
Ontem, pelas comemorações dos 47 anos de independência nacional, repetiu-se o habitual. Foi proclamado o dia maior de Cabo Verde mesmo que para se conseguir o 5 de Julho teve-se que, primeiro, negar aos caboverdianos o direito à autodeterminação e logo a seguir submetê-los a um regime autocrático que duraria 15 anos.

Ulisses destaca resiliência de Cabo Verde como país independente
O primeiro-ministro realça a resiliência e o percurso de Cabo Verde como país independente e pede aos cabo-verdianos que acreditem no futuro.

PR diz que cabo-verdianos devem sentir-se orgulhosos do caminho percorrido no pós-independência
O Presidente da República considera que os cabo-verdianos devem sentir-se orgulhosos do caminho percorrido nestes 47 anos da independência nacional e que o País registou um “enorme crescimento”, do ponto de vista político, económico, social e cultural.

Independência/46 anos: PM deixa mensagem de “muita confiança, reforço de resiliência e acreditar no país”
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, deixa a todos os cabo-verdianos, neste dia da Independência Nacional, uma mensagem de “muita confiança, reforço de resiliência e acreditar no país”.

A Independência de Cabo Verde, a abertura ao pluripartidarismo e os desafios da Democracia (ou a longa caminhada para a Liberdade)
O processo que conduziu à Independência de Cabo-Verde, a 5 de julho de 1975, foi antecedido de uma longa noite colonial que durou por 515 anos, com muito sofrimento pelo meio, as populações a serem dizimadas pelas secas e enterradas em valas, a miséria, a emigração forçada para as roças de S. Tomé, o analfabetismo generalizado, enfim, o desprezo e o abandono total do povo das ilhas pelas autoridades coloniais .

"Escócia está pronta para tomar o seu lugar na família dos independentes"
A primeira-ministra da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP) afirmou este sábado à noite, durante a abertura do congresso anual do partido, que "a Escócia está preparada para tomar o seu lugar na família dos países independentes".

Finaçom pa Cacá Barbosa
Homenagem ao verdadeiro amigo Cacá Barbosa e grande homem caboverdiano, nos 45 anos da nossa Independência

PR e PAN abordam comemoração do 45º aniversário da independência com foco na COVID-19
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, recebeu hoje o Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, num encontro onde abordaram a comemoração do 45º aniversário da independência de Cabo Verde, com foco nas restrições impostas pelas autoridades por causa da situação pandémica da COVID-19 pela qual passa o País.
mais