Artigos sobre José Tomaz Veiga

Lançamento: Livro sobre processo da independência de Cabo Verde, de José Tomaz Veiga, é apresentado esta quinta-feira na Praia
Cabo Verde na Encruzilhada da Independência: Memórias de um Tempo Conturbado, da autoria de José Tomaz Veiga, é uma obra memorialística que aborda o período turbulento de oito meses que se seguiu entre Abril e Dezembro de 1974, após o golpe de Estado em Portugal, e foi crucial para a independência de Cabo Verde que no mês de Julho completa 50 anos. José Tomaz Veiga é autor dos livros: A 'Democracia' Nacional Revolucionária – O Projecto Totalitário do PAIGC/PAICV, Cabo Verde 1975-1990, lançado em 2021, e "Política & Economia - Cabo Verde 2001-2015: Contribuição para Jornais e Artigos de Opinião", lançado em 2024. Como escreve no livro e explica nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, “esse período tumultuoso foi decisivo para a ascensão de Cabo Verde à independência, e a forma como se desenrolou teve um papel fundamental na definição dos contornos do regime que emergiu no pós-independência”. A apresentação da obra acontece esta quinta-feira, pelas 17:00, na Biblioteca Nacional, e estará a cargo de Jacinto Santos com um momento musical por Amílcar Baptista.

Edição 1227
Destaque de manchete, esta semana, para a entrevista com o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e ministro da Modernização do Estado e Administração Pública, Eurico Monteiro.

Política & Economia, o novo livro de José Tomaz Veiga apresentado esta quinta-feira na Praia
"Política & Economia, Cabo Verde 2001/2015 – Contribuição para jornais e artigos de opinião" da autoria de José Tomaz Veiga é lançado esta quinta-feira, pelas 18:00, na Livraria Pedro Cardoso, na Praia. A apresentação estará a cargo do próprio autor.

A questão da relevância estratégica
“O Protocolo de Kyoto sobre as alterações climáticas colocava os países diante de uma alternativa: podiam reduzir as emissões de gases do efeito estufa ou pagar a outro país para fazê-lo. …os USA não aderiram ao acordo de Kyoto”. Michael J. Sandel na obra “O QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA”

Edição 1125
O uso de drogas sintéticas na Praia e em São Vicente faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

O Regime de Partido Único segundo José Tomaz Veiga - II
José Tomaz Veiga classificou e analisou no seu livro as principais crises do regime em cinco momentos: a) as prisões arbitrárias e tortura em São Vicente, no ano de 1977; b) o golpe de Estado na Guiné-Bissau, em 1980; c) a reforma agrária em Santo Antão em Agosto de 1981; d) a queda dos regimes comunistas de leste em 1989; e) a inesperada e imprevista irrupção do Movimento para a Democracia em 1990.

O Regime de Partido Único segundo José Tomaz Veiga - I
A «Democracia Nacional Revolucionária» – O Projecto Totalitário do PAIGC-CV – Cabo Verde 1975-1990, livro de José Tomaz Veiga, recentemente editado pela Livraria Pedro Cardoso, constitui um clássico, no verdadeiro sentido da palavra.

A “Democracia” Nacional Revolucionária, de José Tomaz Veiga
A “Democracia” Nacional Revolucionária – o projecto totalitário do PAIGC/PAICV, Cabo Verde 1975-1990”, cujo propósito do autor é contribuir para uma melhor compreensão dos 15 anos de partido único em Cabo Verde e ajudar “a dissipar a espessa neblina” que foi lançada sobre a realidade vivida nesse período, será apresentado no dia 23, terça-feira, na Biblioteca Nacional.

Destaques da edição 1007
O primeiro caso de covid-19 conhecido em Cabo Verde foi relatado no dia 19 de Março do ano passado. Um ano depois a conclusão é que “Se no início foi difícil, depois foi um aprendizado”
mais