Artigos sobre José Tomaz Veiga

Texto de apresentação do livro de José Tomaz Veiga: Cabo Verde na Encruzilhada da Independência – Memórias de um tempo conturbado (Abril a Dezembro de 1974).
Agradeço ao meu amigo Zé Tomaz pelo convite, que muito me honra, e pela oportunidade que me dá para tecer algumas considerações sobre o conteúdo do seu livro, sem dúvida, uma reflexão retrospetiva acerca do intenso processo de luta pela independência de Cabo Verde em solo pátrio, nos oito meses que se seguiram ao golpe de Estado de 25 de abril de 1974, em Portugal.

Lançamento: Livro sobre processo da independência de Cabo Verde, de José Tomaz Veiga, é apresentado esta quinta-feira na Praia
Cabo Verde na Encruzilhada da Independência: Memórias de um Tempo Conturbado, da autoria de José Tomaz Veiga, é uma obra memorialística que aborda o período turbulento de oito meses que se seguiu entre Abril e Dezembro de 1974, após o golpe de Estado em Portugal, e foi crucial para a independência de Cabo Verde que no mês de Julho completa 50 anos. José Tomaz Veiga é autor dos livros: A 'Democracia' Nacional Revolucionária – O Projecto Totalitário do PAIGC/PAICV, Cabo Verde 1975-1990, lançado em 2021, e "Política & Economia - Cabo Verde 2001-2015: Contribuição para Jornais e Artigos de Opinião", lançado em 2024. Como escreve no livro e explica nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, “esse período tumultuoso foi decisivo para a ascensão de Cabo Verde à independência, e a forma como se desenrolou teve um papel fundamental na definição dos contornos do regime que emergiu no pós-independência”. A apresentação da obra acontece esta quinta-feira, pelas 17:00, na Biblioteca Nacional, e estará a cargo de Jacinto Santos com um momento musical por Amílcar Baptista.

Edição 1227
Destaque de manchete, esta semana, para a entrevista com o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e ministro da Modernização do Estado e Administração Pública, Eurico Monteiro.

Política & Economia, o novo livro de José Tomaz Veiga apresentado esta quinta-feira na Praia
"Política & Economia, Cabo Verde 2001/2015 – Contribuição para jornais e artigos de opinião" da autoria de José Tomaz Veiga é lançado esta quinta-feira, pelas 18:00, na Livraria Pedro Cardoso, na Praia. A apresentação estará a cargo do próprio autor.

A questão da relevância estratégica
“O Protocolo de Kyoto sobre as alterações climáticas colocava os países diante de uma alternativa: podiam reduzir as emissões de gases do efeito estufa ou pagar a outro país para fazê-lo. …os USA não aderiram ao acordo de Kyoto”. Michael J. Sandel na obra “O QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA”

Edição 1125
O uso de drogas sintéticas na Praia e em São Vicente faz a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.

O Regime de Partido Único segundo José Tomaz Veiga - II
José Tomaz Veiga classificou e analisou no seu livro as principais crises do regime em cinco momentos: a) as prisões arbitrárias e tortura em São Vicente, no ano de 1977; b) o golpe de Estado na Guiné-Bissau, em 1980; c) a reforma agrária em Santo Antão em Agosto de 1981; d) a queda dos regimes comunistas de leste em 1989; e) a inesperada e imprevista irrupção do Movimento para a Democracia em 1990.

O Regime de Partido Único segundo José Tomaz Veiga - I
A «Democracia Nacional Revolucionária» – O Projecto Totalitário do PAIGC-CV – Cabo Verde 1975-1990, livro de José Tomaz Veiga, recentemente editado pela Livraria Pedro Cardoso, constitui um clássico, no verdadeiro sentido da palavra.

A “Democracia” Nacional Revolucionária, de José Tomaz Veiga
A “Democracia” Nacional Revolucionária – o projecto totalitário do PAIGC/PAICV, Cabo Verde 1975-1990”, cujo propósito do autor é contribuir para uma melhor compreensão dos 15 anos de partido único em Cabo Verde e ajudar “a dissipar a espessa neblina” que foi lançada sobre a realidade vivida nesse período, será apresentado no dia 23, terça-feira, na Biblioteca Nacional.

Destaques da edição 1007
O primeiro caso de covid-19 conhecido em Cabo Verde foi relatado no dia 19 de Março do ano passado. Um ano depois a conclusão é que “Se no início foi difícil, depois foi um aprendizado”
mais