Política & Economia, o novo livro de José Tomaz Veiga apresentado esta quinta-feira na Praia

PorAntónio Monteiro,19 set 2024 9:39

"Política & Economia, Cabo Verde 2001/2015 – Contribuição para jornais e artigos de opinião" da autoria de José Tomaz Veiga é lançado esta quinta-feira, pelas 18:00, na Livraria Pedro Cardoso, na Praia. A apresentação estará a cargo do próprio autor.

O livro com cerca de trezentas páginas compila contribuições e artigos de opinião publicados maioritariamente no jornal Expresso das Ilhas e no online O Liberal que o autor foi escrevendo desde 2001 até 2015. Inclui também textos inéditos escritos para um público mais restrito.

“Optei pela sua publicação neste conjunto, porque abordam os mesmos temas numa perspectiva diferente. Pareceu-me de interesse torná-los acessíveis a uma audiência mais alargada”, lê-se na nota introdutória.

O livro está dividido em quatro capítulos: 1º - Crescimento Económico; 2º- Emprego e desemprego; 3º - Finanças Públicas; e 4º - Artigos de opinião sobre questões políticas e de sociedade.

Tomaz Veiga escreve que a maior parte dos artigos e textos são críticos à governação no período 2001-2015. “A linguagem utilizada reflecte este facto. Exceptuam-se alguns, incluídos no capítulo Finanças Públicas…cujo objectivo era o de desmistificar a terminologia orçamental, e ajudar o leitor interessado a interpretar a linguagem e os documentos relacionados com a política orçamental”, acrescentando que mesmo nesses artigos, a crítica à governação é clara, ainda que muitas vezes implícita.

“Venda de ilusões”

“As promessas de ‘crescimento de económico de dois dígitos’ e de ‘taxas de desemprego de um dígito’, quando já era evidente que esses objectivos nunca seriam alcançados com as políticas económicas de então, e os dados já tinham sido publicados a demostrar isso mesmo. E depois, a afirmação de que taxas de crescimento de 2% representavam um bom desempenho da economia, quando é sabido que esse nível de crescimento económico em países como Cabo Verde é uma boa receita para o desastre económico e social”, considera, acrescentando que foi um período de “venda de ilusões”, acentuando, entretanto, que o propósito do livro não é o de fazer o balanço da governação desse período, “o que seria descabido numa publicação deste tipo, embora me pareça necessário e importante que esse balanço seja feito”.

O livro Política & Economia, Cabo Verde 2001/2015, como referido, é composto por quatro capítulos. O primeiro, Crescimento Económico, como o título já diz, versa a problemática do crescimento económico e outras variáveis macroeconómicas em Cabo Verde.

O segundo capítulo, Emprego e desemprego, como o título já deixa perceber, centra-se na questão do emprego e do desemprego. Segundo o autor, a perspectiva é muito crítica em relação à evolução, tanto do emprego como do desemprego entre 2001 e 2015, apontando que a tónica dominante é a contestação da metrologia de cálculo do desemprego utilizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O terceiro capítulo, Finanças públicas, aborda temas que se reportam às despesas, receitas, défice orçamental e dívida pública. José Tomaz Veiga considera que neste capítulo os dados do crescimento que utilizou relativamente ao período 2009/2015 revelaram-se muito optimistas. “O crescimento económico nesse período não excedeu 1%, em média anual, muito inferior às estimativas utilizadas pelo autor, as quais se baseavam em dados provisórios das instituições oficiais. Os dados definitivos vieram confirmar os receios e as preocupações manifestadas pelo autor”.

No quarto capítulo, Artigos de opinião sobre questões políticas e de sociedade, José Tomaz Veiga aborda questões como “consensos políticos”, o caso Towers, a inutilidade da CEDEAO, a nova polícia secreta, a expulsão de alunas grávidas, cidade administrativa, a comemoração dos 30 anos da independência, entre outros.

José Tomaz Veiga

José Tomaz Wahnon de Carvalho Veiga, é natural da Cidade da Praia, onde fez os estudos primários e secundários. Licenciou-se em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia (actualmente ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa. É titular de um Mestrado em Administração de Negócios (MBA) pela Universidade Politécnica de Madrid.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:António Monteiro,19 set 2024 9:39

Editado porAndre Amaral  em  20 set 2024 19:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.