Artigos sobre Livro
Sugestões para fim de semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como Morna Fest, apresentação de livros e exibição de filmes. Em Santo Antão, Chã de Mato acontece este sábado e domingo, a 3ª edição da Feira Agropecuária, com actuação de alguns artistas.
Livro “Mar de Sonhos e Ilhas” de Sandra Rodrigues apresentado na Cidade da Praia
O livro “Mar de Sonhos e Ilhas” da escritora Sandra Marília Monteiro Rodrigues será apresentado no dia 16 deste mês, na Cidade da Praia. Trata-se da sua primeira obra poética dedicada às ilhas cabo-verdianas.
“Mulheres de Txunbu” – Eurídice Monteiro estreia-se no teatro em versos
A escritora Eurídice Monteiro, sob o pseudónimo literário Eurydice, lança esta sexta-feira, dia 5, na Cidade da Praia, o seu mais recente livro, intitulado “Pai di Fidju ku Mudjeris di Txunbu” (Pai di Fidju e as Mulheres de Aço). Com a chancela da Rosa de Porcelana Editora, a obra é uma peça teatral bilíngue, em língua cabo-verdiana e portuguesa, que celebra o emblemático cinquentenário da Independência Nacional de Cabo Verde e presta homenagem especial ao inesquecível humorista Nhu Puxim.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões. O município de Tarrafal de Santiago acolhe este fim-de-semana a segunda edição do Festival Pela Paz, um evento cultural promovido pelo músico e compositor Mário Lúcio Sousa em parceria com a câmara local.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões com apresentação de livro e música ao vivo. Nesta sexta e sábado, o município de Santa Catarina de Santiago recebe mais uma edição do Festival Nha Santa Catarina.
Neusa Silva apresenta livro “A Nona Filha" em Portugal
A obra “A Nona Filha”, de Neusa Silva, será apresentada este sábado, 22, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa (Portugal). O livro foi apresentado no passado mês de Outubro, na cidade da Praia.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como apresentação de livro e música ao vivo.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como música ao vivo e apresentação de livro.
Tarrafal, o Silêncio que Faltava Contar
Jornalista e investigadora, Sandra Inês Cruz devolve voz aos últimos presos políticos de Cabo Verde, detidos no Campo de Chão Bom em 1975 – quando a liberdade já se proclamava em Portugal. No livro Tarrafal, 1975 – O Campo do Silêncio, publicado pelas Edições Afrontamento, reconstrói um dos episódios mais perturbadores da transição pós-colonial: a existência de uma prisão política activa depois do 25 de Abril. Com rigor e sensibilidade, a autora une jornalismo, história e ética para iluminar um silêncio que atravessou meio século.
Entre o esquecimento e o dever de recordar
No próximo sábado, 1 de Novembro, será apresentado em Lisboa o livro Tarrafal, 1975 – O Campo do Silêncio, da jornalista Sandra Inês Cruz, uma obra que devolve voz aos últimos presos políticos de Cabo Verde, silenciados entre o 25 de Abril português e a independência das ilhas. A partir dessa evocação, renova-se o debate sobre o sentido da liberdade, a manipulação da memória e o dever de transformar o antigo Campo de Trabalho de Chão Bom num verdadeiro lugar de resistência e de consciência histórica.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões. No sábado, 1 de Novembro, celebra-se o Dia de Todos os Santos, a data é celebrada na ilha de Santiago com o Festival do Milho.
Livro “O Campo de Concentração do Tarrafal - 1936-1954” apresentado em Portugal
O livro "O Campo de Concentração do Tarrafal - 1936-1954", dos autores José Soares e Luís Gomes, será apresentado esta quinta-feira, 30, no CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, em Portugal. A apresentação estará a cargo de José Pedro Nunes Soares.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como lançamento de livro e música ao vivo.
Livro sobre Nacional Populismo da autoria de Adilson Valadares apresentado na Praia
É já nesta sexta-feira o lançamento do livro Nacional Populismo: Uma Ameaça à Constituição Liberal Democrática de 1992 (Volume 1) da autoria do jurista Adilson Valadares. A obra resulta da tese de mestrado em Direito Público defendida em Maio deste ano no Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais para a obtenção do título de Mestre em Direito Público. Prefaciado por Carlos Bellino Sacadura e com testemunho de Hermano Lopes da Silva, o livro será apresentado na Biblioteca Nacional pelo jurista Geraldo Almeida. Nesta conversa, por razões de espaço, aborda-se apenas dois dos principais temas do livro: a problemática do populismo à escala global e no caso de Cabo Verde e a forma como o populismo é feita nestas ilhas. “É um tema que nunca foi desenvolvido no país, pelo que a responsabilidade é grande, mas assumo-a”, enfatiza.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como lançamento do livro, desfile de Carnaval, música ao vivo e caminhada. No sábado, 18 de Outubro, celebra-se o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, este ano, o acto central acontece no município de São Miguel, onde estão programadas várias actividades.
Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como apresentação de livro e música ao vivo.
Livro sobre 31 personalidades da educação apresentado esta sexta-feira na Praia
Do seu título completo “Biografias de 31 personalidades da educação – Cabo Verde . Século XX”, a obra da autoria de Maria Adriana Sousa Carvalho e de Ildo Augusto Sousa Carvalho compila 31 histórias de vida de homens e mulheres que se dedicaram à educação e ao ensino durante o século XX em Cabo Verde. O livro é lançado esta sexta-feira, pelas 17 horas, na Biblioteca Nacional, na Praia, com apresentação a cargo do linguista Eduardo Cardoso. Em entrevista ao Expresso das Ilhas os autores explicam o processo moroso e complexo da pesquisa subjacente à elaboração das 31 biografias dada a diversidade da documentação consultada e a interacção permanente com as inúmeras pessoas que colaboraram na construção das histórias de vida.
Neusa Silva lança autobiografia “A Nona Filha” como legado de fé, resiliência e inspiração
A empresária e líder associativa cabo-verdiana Neusa Silva lança a sua primeira autobiografia, “A Nona Filha”, onde partilha uma trajetória marcada pela fé, resiliência e superação, refletindo igualmente as transformações sociais e económicas de Cabo Verde pós-independência.
Eu, pecador, me confesso… Novo livro de António Ludgero Correia lançado esta quinta-feira
O nono livro do Prémio SONANGOL de Literatura de 2006 narra 13 confissões dos pecados e pecadilhos do protagonista Visconde Alípio de Abrolhos, o qual, sublinha o autor, não o faz esperando alcançar absolvição ou o reino dos céus. Apesar de estarmos no mundo da ficção, António Ludgero Correia acentua que “eventuais semelhanças com pecados e pecadores conhecidos, nacionais ou estrangeiros, do presente ou do passado, não serão mera coincidência”, realçando, entretanto, que são pecados e pecadilhos que um crioulo bem colocado pode cometer. Por esta razão António Ludgero Correia ambiciona que o seu novo livro desperte reflexões em muitos espíritos e leve as pessoas a reconsiderarem as suas opções de vida. O lançamento da obra está marcado para esta quinta-feira, na Biblioteca Nacional, na Praia, com apresentação a cargo de Lígia Dias Fonseca.
Sónia Gonçalves lança livro “Sentimentos Que Guiam” na Praia
A escritora cabo-verdiana Sónia Gonçalves apresenta nesta quarta-feira, 13 de Agosto, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia, a sua primeira obra literária, intitulada “Sentimentos Que Guiam”.
mais
homepage






