Artigos sobre Livro

Tarrafal, o Silêncio que Faltava Contar
Jornalista e investigadora, Sandra Inês Cruz devolve voz aos últimos presos políticos de Cabo Verde, detidos no Campo de Chão Bom em 1975 – quando a liberdade já se proclamava em Portugal. No livro Tarrafal, 1975 – O Campo do Silêncio, publicado pelas Edições Afrontamento, reconstrói um dos episódios mais perturbadores da transição pós-colonial: a existência de uma prisão política activa depois do 25 de Abril. Com rigor e sensibilidade, a autora une jornalismo, história e ética para iluminar um silêncio que atravessou meio século.

Entre o esquecimento e o dever de recordar
No próximo sábado, 1 de Novembro, será apresentado em Lisboa o livro Tarrafal, 1975 – O Campo do Silêncio, da jornalista Sandra Inês Cruz, uma obra que devolve voz aos últimos presos políticos de Cabo Verde, silenciados entre o 25 de Abril português e a independência das ilhas. A partir dessa evocação, renova-se o debate sobre o sentido da liberdade, a manipulação da memória e o dever de transformar o antigo Campo de Trabalho de Chão Bom num verdadeiro lugar de resistência e de consciência histórica.

Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões. No sábado, 1 de Novembro, celebra-se o Dia de Todos os Santos, a data é celebrada na ilha de Santiago com o Festival do Milho.

Livro “O Campo de Concentração do Tarrafal - 1936-1954” apresentado em Portugal
O livro "O Campo de Concentração do Tarrafal - 1936-1954", dos autores José Soares e Luís Gomes, será apresentado esta quinta-feira, 30, no CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, em Portugal. A apresentação estará a cargo de José Pedro Nunes Soares.

Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como lançamento de livro e música ao vivo.

Livro sobre Nacional Populismo da autoria de Adilson Valadares apresentado na Praia
É já nesta sexta-feira o lançamento do livro Nacional Populismo: Uma Ameaça à Constituição Liberal Democrática de 1992 (Volume 1) da autoria do jurista Adilson Valadares. A obra resulta da tese de mestrado em Direito Público defendida em Maio deste ano no Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais para a obtenção do título de Mestre em Direito Público. Prefaciado por Carlos Bellino Sacadura e com testemunho de Hermano Lopes da Silva, o livro será apresentado na Biblioteca Nacional pelo jurista Geraldo Almeida. Nesta conversa, por razões de espaço, aborda-se apenas dois dos principais temas do livro: a problemática do populismo à escala global e no caso de Cabo Verde e a forma como o populismo é feita nestas ilhas. “É um tema que nunca foi desenvolvido no país, pelo que a responsabilidade é grande, mas assumo-a”, enfatiza.

Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como lançamento do livro, desfile de Carnaval, música ao vivo e caminhada. No sábado, 18 de Outubro, celebra-se o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, este ano, o acto central acontece no município de São Miguel, onde estão programadas várias actividades.

Sugestões para fim-de-semana
Este fim-de-semana temos algumas sugestões como apresentação de livro e música ao vivo.

Livro sobre 31 personalidades da educação apresentado esta sexta-feira na Praia
Do seu título completo “Biografias de 31 personalidades da educação – Cabo Verde . Século XX”, a obra da autoria de Maria Adriana Sousa Carvalho e de Ildo Augusto Sousa Carvalho compila 31 histórias de vida de homens e mulheres que se dedicaram à educação e ao ensino durante o século XX em Cabo Verde. O livro é lançado esta sexta-feira, pelas 17 horas, na Biblioteca Nacional, na Praia, com apresentação a cargo do linguista Eduardo Cardoso. Em entrevista ao Expresso das Ilhas os autores explicam o processo moroso e complexo da pesquisa subjacente à elaboração das 31 biografias dada a diversidade da documentação consultada e a interacção permanente com as inúmeras pessoas que colaboraram na construção das histórias de vida.

Neusa Silva lança autobiografia “A Nona Filha” como legado de fé, resiliência e inspiração
A empresária e líder associativa cabo-verdiana Neusa Silva lança a sua primeira autobiografia, “A Nona Filha”, onde partilha uma trajetória marcada pela fé, resiliência e superação, refletindo igualmente as transformações sociais e económicas de Cabo Verde pós-independência.

Eu, pecador, me confesso… Novo livro de António Ludgero Correia lançado esta quinta-feira
O nono livro do Prémio SONANGOL de Literatura de 2006 narra 13 confissões dos pecados e pecadilhos do protagonista Visconde Alípio de Abrolhos, o qual, sublinha o autor, não o faz esperando alcançar absolvição ou o reino dos céus. Apesar de estarmos no mundo da ficção, António Ludgero Correia acentua que “eventuais semelhanças com pecados e pecadores conhecidos, nacionais ou estrangeiros, do presente ou do passado, não serão mera coincidência”, realçando, entretanto, que são pecados e pecadilhos que um crioulo bem colocado pode cometer. Por esta razão António Ludgero Correia ambiciona que o seu novo livro desperte reflexões em muitos espíritos e leve as pessoas a reconsiderarem as suas opções de vida. O lançamento da obra está marcado para esta quinta-feira, na Biblioteca Nacional, na Praia, com apresentação a cargo de Lígia Dias Fonseca.

Sónia Gonçalves lança livro “Sentimentos Que Guiam” na Praia
A escritora cabo-verdiana Sónia Gonçalves apresenta nesta quarta-feira, 13 de Agosto, na Biblioteca Nacional, na cidade da Praia, a sua primeira obra literária, intitulada “Sentimentos Que Guiam”.

Ailton Moreira lança livro “Na Ondas di Sodadi” no Brasil
O jovem cabo-verdiano Ailton Moreira lança no próximo dia 5 de Julho, no Brasil, o seu mais recente livro intitulado “Na Ondas di Sodadi”. A obra já se encontra disponível na plataforma da editora AiM Edições.

Texto de apresentação do livro de José Tomaz Veiga: Cabo Verde na Encruzilhada da Independência – Memórias de um tempo conturbado (Abril a Dezembro de 1974).
Agradeço ao meu amigo Zé Tomaz pelo convite, que muito me honra, e pela oportunidade que me dá para tecer algumas considerações sobre o conteúdo do seu livro, sem dúvida, uma reflexão retrospetiva acerca do intenso processo de luta pela independência de Cabo Verde em solo pátrio, nos oito meses que se seguiram ao golpe de Estado de 25 de abril de 1974, em Portugal.

José Rebelo lança livro “Proteção Civil em Cabo Verde”
O professor e investigador em Segurança, José Rebelo, lança esta quinta-feira, 12, o seu mais recente livro intitulado “Proteção Civil em Cabo Verde: da governance do sistema e da garantia dos direitos à vida, à integridade pessoal e proteção comunitária”.

Lançamento: Livro sobre processo da independência de Cabo Verde, de José Tomaz Veiga, é apresentado esta quinta-feira na Praia
Cabo Verde na Encruzilhada da Independência: Memórias de um Tempo Conturbado, da autoria de José Tomaz Veiga, é uma obra memorialística que aborda o período turbulento de oito meses que se seguiu entre Abril e Dezembro de 1974, após o golpe de Estado em Portugal, e foi crucial para a independência de Cabo Verde que no mês de Julho completa 50 anos. José Tomaz Veiga é autor dos livros: A 'Democracia' Nacional Revolucionária – O Projecto Totalitário do PAIGC/PAICV, Cabo Verde 1975-1990, lançado em 2021, e "Política & Economia - Cabo Verde 2001-2015: Contribuição para Jornais e Artigos de Opinião", lançado em 2024. Como escreve no livro e explica nesta entrevista ao Expresso das Ilhas, “esse período tumultuoso foi decisivo para a ascensão de Cabo Verde à independência, e a forma como se desenrolou teve um papel fundamental na definição dos contornos do regime que emergiu no pós-independência”. A apresentação da obra acontece esta quinta-feira, pelas 17:00, na Biblioteca Nacional, e estará a cargo de Jacinto Santos com um momento musical por Amílcar Baptista.

Edição 1227
Destaque de manchete, esta semana, para a entrevista com o ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial e ministro da Modernização do Estado e Administração Pública, Eurico Monteiro.

Vera Duarte apresenta segunda edição de A Vénus Crioula na Cidade da Praia
A escritora Vera Duarte apresenta, esta quarta-feira, 28, na Cidade da Praia, a segunda edição do seu romance “A Vénus Crioula”. A nova edição, publicada pela Universidade de Salvador da Bahia, no Brasil, surge após o esgotamento da primeira edição, lançada anteriormente em Portugal pela editora Rosa de Porcelana. No mesmo evento a Academia Cabo-verdiana de Letras lança o livro intitulado “A Festa nas Ilhas da Morabeza”.

Lisboa recebe lançamento de "Falucho", novo livro de Brito-Semedo
O livro “Falucho” do escritor Manuel Brito-Semedo será lançado esta sexta-feira, 16, pelas 18h00, no Grémio Literário de Lisboa, sito na Rua Ivens, 37, na Baixa-Chiado. A apresentação da obra estará a cargo do escritor e ensaísta Joaquim Saial, reconhecido pelo seu trabalho de investigação sobre as literaturas lusófonas.

Eurídice Monteiro lança hoje na Praia último volume da trilogia iniciada em 2016
"Em Algum Lugar", da autoria de Eurydice (Eurídice Monteiro) encerra a trilogia iniciada com "A Ponte de Kayetona" e continuada com "A Praia dos Amores Clandestinos". A apresentação pública da obra acontece esta tarde, na Livraria Pedro Cardoso, e estará a cargo da escritora Natacha Magalhães e do jornalista Humberto Santos. "Em Algum Lugar" é o sétimo livro da professora universitária, escritora e activista social, com um percurso marcado pelo cruzamento entre pensamento crítico, compromisso cívico e paixão pela palavra.
mais
 homepage
homepage





