Artigos sobre multilateralismo
ONU vai debater multilateralismo para enfrentar desafios ambientais
A VI Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA-6), o principal órgão de decisão ambiental, vai discutir na próxima semana no Quénia o multilateralismo como forma de responder aos desafios ambientais mais prementes do planeta. O encontro reunirá “mais de 5.000 representantes de governos, da sociedade civil e do setor privado”, de 26 de fevereiro a 01 de Março, no complexo das Nações Unidas em Nairobi, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
“O multilateralismo nunca foi tão importante”
Cerca de meio ano depois de chegar a Cabo Verde, e após várias viagens pelas ilhas, a coordenadora da ONU não esconde o orgulho no legado e actual trabalho que a sua organização aqui tem desenvolvido. Patrícia Portela de Souza congratula-se, igualmente, com o compromisso de Cabo Verde para com o desenvolvimento sustentável, a sua vontade política e visão clara do caminho que quer seguir. Porém, há imensos desafios nesta senda, destacadamente a insuficiente disponibilidade de fundos a nível global. Nesta conversa com o Expresso das ilhas – e sob o tríptico do desenvolvimento económico, social e ambiental – as questões do financiamento, mas também o papel da ONU no conflituoso mundo actual, foram alguns dos temas abordados.
Conflito na Ucrânia terá impacto na relevância de África na ordem mundial
A guerra na Ucrânia está a mudar a ordem mundial rapidamente, o que poderá ter impacto na relevância de África no panorama global, concordaram esta segunda-feira vários especialistas, que sublinharam que os blocos europeu e africano têm interesse no multilateralismo.
Guterres dá nota negativa ao multilateralismo no mundo
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apresentou hoje uma análise em profundidade da situação no mundo, com a conclusão de que o multilateralismo e cooperação global estão "a falhar nos mais básicos dos testes".
António Guterres pede multilateralismo em rede e inclusivo
As Nações Unidas marcam, este 24 de abril, o Dia Internacional do Multilateralismo e da Diplomacia pela Paz. Em mensagem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a pandemia de Covid-19 “é um lembrete trágico” de como todo o mundo está profundamente conectado.
Os recados de Isabel II a Donald Trump
A rainha Isabel II alertou segunda-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump, para os "novos desafios" que o Reino Unido e os Estados Unidos da América enfrentam anualmente e a importância das organizações multilaterais para impedir novas guerras.
João Lourenço defende valorização do papel da CPLP
O Presidente angolano, João Lourenço, defendeu quinta-feira a valorização do papel da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) pelo contributo para a troca de culturas e "enriquecimento da humanidade".
"Reinventar o multilateralismo". A ideia que Macron levou ao Congresso norte-americano
O presidente francês, Emmanuel Macron, criticou hoje no Congresso norte-americano a tentação do “nacionalismo e do isolacionismo” e pediu aos Estados Unidos para “reinventarem o multilateralismo”, aplaudido pelos parlamentares norte-americanos.
mais