Artigos sobre COP28
“O multilateralismo nunca foi tão importante”
Cerca de meio ano depois de chegar a Cabo Verde, e após várias viagens pelas ilhas, a coordenadora da ONU não esconde o orgulho no legado e actual trabalho que a sua organização aqui tem desenvolvido. Patrícia Portela de Souza congratula-se, igualmente, com o compromisso de Cabo Verde para com o desenvolvimento sustentável, a sua vontade política e visão clara do caminho que quer seguir. Porém, há imensos desafios nesta senda, destacadamente a insuficiente disponibilidade de fundos a nível global. Nesta conversa com o Expresso das ilhas – e sob o tríptico do desenvolvimento económico, social e ambiental – as questões do financiamento, mas também o papel da ONU no conflituoso mundo actual, foram alguns dos temas abordados.
Cabo Verde quer melhorar governança climática
Governo defende reforço de instrumentos de governança das questões relacionadas com o clima.
Mafalda Duarte, Fundo Verde para o Clima : “Tem faltado a liderança política necessária”
Directora do Fundo Verde para o Clima quer que Acordo de Paris saia do papel e pede lideranças à altura das ambições.
Grande parte dos países celebra acordo alcançado na COP28
O acordo alcançado hoje na Cimeira do Clima do Dubai (COP28), que pela primeira vez apelou ao abandono gradual dos combustíveis fósseis, foi celebrado pela maioria dos países e organizações, noticiou a imprensa internacional.
COP28 aprova acordo histórico sobre transição energética
Os países reunidos na cimeira do clima aprovaram hoje "por consenso" uma decisão que apela a uma "transição" no sentido de abandonar os combustíveis fósseis, anunciou o presidente da COP28, no Dubai.
Edição 1150
Nesta edição do Expresso das Ilhas fazemos manchete com a entrevista a Patrícia Portela de Souza, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.
COP28: Presidente ultima novo rascunho com base nas linhas vermelhas
O presidente da COP28 está a ultimar um novo rascunho do Balanço Global com base nas linhas vermelhas apresentadas pelas partes durante a noite, segundo o director-geral da cimeira que não adiantou detalhes sobre a questão dos combustíveis fósseis.
Projecto em Luanda minimiza problema do lixo que também causa o aquecimento global
A produção mundial de lixo deve atingir 3,4 mil milhões de toneladas, por ano, até 2050. E as mudanças climáticas têm uma relação directa com o descarte inapropriado dos resíduos no meio ambiente, por causa dos seus efeitos, como o aquecimento global provocado pelos gases que liberta. A matéria também está em cima da mesa na Cimeira do Clima que decorre termina esta terça-feira nos Emirados Árabes Unidos.
Chefe da ONU para o Clima pede fim de "bloqueios tácticos desnecessários"
O chefe da agência da ONU para o clima apelou aos países reunidos na COP28 para que eliminem "bloqueios tácticos desnecessários", em vésperas do final previsto da conferência, que se centra no futuro dos combustíveis fósseis.
“Um país como o nosso precisa absolutamente de mais acesso ao financiamento climático”
Primeiro-ministro esteve no Dubai onde participou na conferência do clima da ONU, COP28, que decorre desde 30 de Novembro e até dia 12. Em entrevista ao Expresso das Ilhas, Ulisses Correia e Silva aborda os impactos que as alterações climáticas têm nos Pequenos Estados Insulares (SIDS, da sigla inglesa) e defende que agricultura, alimentação e alterações climáticas são temas que estão intimamente ligados. “A realidade está a mostrar que os sistemas agro-alimentares são muito vulneráveis às alterações climáticas”, aponta, garantindo que Cabo Verde se comprometeu a “acelerar e reforçar a integração da agricultura e dos sistemas alimentares na acção climática” e vice-versa.
Rede Vozes Negras pelo Clima quer vez e voz nas negociações sobre alterações climáticas
Promover direitos humanos, justiça socioambiental e combate ao racismo climático a nível territorial, regional, nacional e internacional. É com este objectivo que a Rede Vozes Negras pelo Clima, do Brasil, marca presença na COP28, que decorre no Dubai. Mas é preciso dar voz à sociedade civil durante as discussões sobre as alterações climáticas, disse hoje a organização.
Negociações na COP28 ainda aquém das expectativas – Tânia Romualdo
A eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, a operacionalização do Fundo de Perdas e Danos e a avaliação da situação global sobre o combate à crise climática são pontos que continuam aquém das expectativas nas negociações que decorrem na COP28, no Dubai. Quem o diz é Tania Romualdo, Embaixadora e representante de Cabo Verde junto das Nações Unidas.
“No final da próxima semana, precisamos que a COP entregue um comboio-bala para acelerar a acção climática” – ONU
A questão financeira deve ser colocada no centro das atenções dos negociadores e dos Estados-membros para salvar vidas agora e acelerar a acção climática. Posição defendida hoje pelo Secretário Executivo das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, enquanto decorrem as negociações na COP28.
Regulador dos transportes quer obrigações ambientais no futuro
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) quer pôr a sustentabilidade no foco dos transportes públicos e defende que futuros contratos passem a prever um conjunto de obrigações ambientais.
Edição 1149
Destaque na edição desta semana para a entrevista com Ulisses Correia e Silva sobre a COP28.
Emissões de carbono continuam a aumentar, combustíveis fósseis são os principais responsáveis
Durante a COP28, ficamos a saber que as emissões de dióxido de carbono (CO2) continuam a aumentar e a China (4%), é responsável por um terço das emissões globais. Índia (3.1%) e Europa (2.6%) vêm a seguir. Isto num mundo que continua altamente dependente dos combustíveis fósseis, a principal causa das alterações climáticas. A conclusão consta do relatório Global Carbon Budget, divulgado hoje pelo Global Carbon Project (GCP), que reúne 121 cientistas de vários países.
CPLP quer compensação pela não exploração de combustíveis fósseis ou tecnologias para reduzir impacto da actividade
As negociações prosseguem na COP28, no Dubai, e as discussões centram-se à volta das questões dos combustíveis fósseis. Neste sentido, a CPLP pede aos países desenvolvidos que dêem alternativas às nações de Língua Portuguesa com potencial a nível de exploração de petróleo e gás, por reconhecerem que a actividade tem grande impacto ao nível das alterações climáticas, disse hoje o porta-voz da organização.
“Tem faltado liderança política ao nível da ambição necessária – Fundo Verde para o Clima
O Fundo Verde para o Clima espera que, este ano, seja cumprido o compromisso dos países desenvolvidos, de contribuir com 100 mil milhões de dólares por ano às nações em desenvolvimento. A directora executiva do mecanismo financeiro da ONU para o financiamento climático considera que tem faltado liderança política ao nível da ambição necessária.
Iniciativa internacional quer Cabo Verde como pioneiro em África no apoio à proposta de acabar com produção de combustíveis fósseis
Duas mil organizações da sociedade civil e três mil cientistas fazem parte da iniciativa global que apela à um “Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis”. A iniciativa, com três anos de existência, já conta com o apoio de dez países, disse hoje a responsável de comunicação da organização.
COP28: Sem eliminação rápida dos combustíveis fósseis, crise climática será irreversível
A “eliminação rápida e controlada dos combustíveis fósseis” é condição para que não seja ultrapassado o limiar de segurança do clima na Terra, de acordo com um relatório científico hoje apresentado no Dubai.
mais