Artigos sobre combustíveis fósseis
Transição energética, será desta?
A começar no dia 1º de Junho a Electra, SA será separada (unbundled) em três empresas, uma dirigida para a produção de electricidade, outra para a comercialização e a outra ainda de gestão da rede pública e também de compra, transporte e distribuição da electricidade. As mudanças segundo o governo visam conseguir ganhos de eficiência na produção e distribuição de energia e criar as condições para a transição energética, limitando a produção térmica e privilegiando as energias renováveis. Nesse sentido, as metas já estabelecidas são de atingir 30% de penetração das renováveis, solar e eólica, até 2025 e de 54% em 2030. Em 2040 espera-se chegar aos 100% com o apoio de parceiros internacionais.
Aumento de produção eólica permite poupar um milhão de contos em combustíveis fósseis
Governo e a Cabeólica assinaram, no passado dia 5, o contrato de expansão do parque eólico de Santiago. Projecto está orçado em mais de 5 milhões de contos e vai permitir alcançar taxa de penetração de 30% de energias renováveis.
Combustíveis fósseis não podem ser substituídos por energias renováveis
O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Haitam al Ghais, afirmou hoje que os combustíveis fósseis não poderão ser substituídos pelas energias renováveis e que estas fontes de energia não existem "para competir" entre si.
CPLP quer compensação pela não exploração de combustíveis fósseis ou tecnologias para reduzir impacto da actividade
As negociações prosseguem na COP28, no Dubai, e as discussões centram-se à volta das questões dos combustíveis fósseis. Neste sentido, a CPLP pede aos países desenvolvidos que dêem alternativas às nações de Língua Portuguesa com potencial a nível de exploração de petróleo e gás, por reconhecerem que a actividade tem grande impacto ao nível das alterações climáticas, disse hoje o porta-voz da organização.
Iniciativa internacional quer Cabo Verde como pioneiro em África no apoio à proposta de acabar com produção de combustíveis fósseis
Duas mil organizações da sociedade civil e três mil cientistas fazem parte da iniciativa global que apela à um “Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis”. A iniciativa, com três anos de existência, já conta com o apoio de dez países, disse hoje a responsável de comunicação da organização.
Combustíveis fósseis: Bruxelas quer taxa de 33% sobre lucros extra
A Comissão Europeia propôs hoje uma taxação de 33% sobre os lucros extraordinários das empresas de petróleo, gás, carvão e refinaria, cujas receitas deverão ser "cobradas pelos Estados-membros e redireccionadas para os consumidores de energia", para aliviar preços.
Dinamarca quer deixar de usar combustíveis fósseis nos voos domésticos até 2030
Com vista à diminuição das emissões de dióxido de carbono a Dinamarca pretende que os voos domésticos abandonem os combustíveis fósseis até 2030. Investigadores e empresas já estão a trabalhar em soluções para tornar isto possível.
A ascenção dos eléctricos e a queda do gasóleo
Estudos apontam para um crescimento acelerado na procura de automóveis eléctricos à escala global. Ao mesmo tempo diminui cada vez mais o interesse nos motores a gasóleo.
“É fundamental fazer os portos mais competitivos a nível da qualidade do serviço e das infra-estruturas”
“Um país, dez ilhas, a mesma energia” é a assinatura com que a Enacol se apresenta aos consumidores, depois de um processo de renovação da imagem corporativa.
mais