Artigos sobre conflito

ONU vai redistribuir dezenas de milhares de refugiados por três campos no Sudão do Sul
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou hoje a redistribuição de dezenas de milhares de sudaneses que fogem do conflito armado no seu país para o Sudão do Sul em campos próximos da fronteira comum.

Guterres condena ataque que causou 22 mortos no Sudão
O secretário-geral da ONU condenou o ataque aéreo de sábado em Omdurman, no Sudão, que matou 22 pessoas, lamentando o "desrespeito absoluto" pelos direitos humanos

Sudão: Combates regressam a Cartum após cessar-fogo de 72 horas
O exército e os paramilitares que lutam pelo poder no Sudão retomaram hoje os combates, assim que terminou o cessar-fogo de 72 horas mantido em Cartum, relataram testemunhas à Agência France Presse (AFP).

Sudão: Número de mortos sobe para mais de 820, com 3.200 civis feridos
O número de mortes nos combates no Sudão, entre o exército e os paramilitares da Força de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), subiu para 822, com cerca de 3.200 civis feridos, disse o sindicato dos médicos local.

Programa Alimentar Mundial levanta suspensão da sua missão no Sudão
O Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciou hoje o fim da suspensão da sua missão no Sudão perante o agravamento da crise no país devido aos combates entre o exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido.

Número de mortos no Sudão sobe para pelo menos 528. Há quase 4600 feridos
Pelo menos 528 pessoas morreram e quase 4.600 ficaram feridas devido aos confrontos que começaram há duas semanas no Sudão, entre o exército e o grupo paramilitar Força de Apoio Rápido (RSF), anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Navio com quase 2.000 pessoas retiradas do Sudão chega à Arábia Saudita
Um navio com quase 2.000 pessoas a bordo que foram retiradas do Sudão, devido ao conflito no país africano, chegaram hoje ao porto de Jeddah, na Arábia Saudita, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.

Ruanda acusa países estrangeiros de estarem a "exacerbar" conflito na RDC
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Ruanda acusou a comunidade internacional de estar a exacerbar a crise no leste da República Democrática do Congo reagindo ao pedido de Washington sobre fim do apoio de Kigali a alegados grupos rebeldes.

Capital da região de Tigray é atingida por ataque aéreo
A capital da região de Tigray, Mekele, no norte da Etiópia, foi atingida hoje por um ataque aéreo, disseram na rede social Twitter o porta-voz dos rebeldes da região e um responsável de um hospital.

Confrontos entre forças de segurança etíopes e milicianos fazem 20 mortos
Cerca de 20 pessoas foram mortas em confrontos entre as forças de segurança etíopes e indivíduos armados não identificados na região de Benishangul-Gumuz, localizada no oeste do país e palco de um recrudescimento das tensões intercomunais nos últimos meses.

Argentina e Chile vão para batalha diplomática por conflito territorial
Argentina e Chile elevaram a tensão na disputa por uma área de 5.302 km2 na plataforma continental, acusando-se mutuamente de apropriação do território do outro e preparando-se para uma batalha diplomática e jurídica.

ONU teme número "sem precedentes" de vítimas civis este ano no Afeganistão
A ONU teme que um número "sem precedentes" de civis seja morto ou ferido em 2021 no Afeganistão se continuarem os combates, que se intensificaram desde o lançamento, em Maio, de uma ampla ofensiva dos talibãs.

Rebeldes de Tigray rejeitam cessar-fogo e admitem intensificar ofensiva
Os combatentes rebeldes da região etíope de Tigray rejeitaram hoje o cessar-fogo unilateral decretado pelas forças governamentais etíopes, prometendo expulsar estas para a capital, Addis Abeba, bem como os seus aliados militares eritreus.

Ofensiva de Israel em Gaza com 50 rondas de bombardeamentos em 40 minutos
A maior operação israelita em Gaza, desde o início da escalada da guerra, consistiu em 50 rondas de bombardeamentos por terra e ar em 40 minutos, disse hoje o exército.

Amnistia Internacional acusa soldados eritreus de matarem civis em Tigray
Alegados soldados eritreus mataram pelo menos três pessoas e feriram outras 19 ao dispararem sobre civis na região etíope de Tigray, devastada por um conflito interno, denunciou hoje a Amnistia Internacional.

ONU: Primeira reunião sobre Tigray sem declaração comum
O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou esta terça-feira a sua primeira reunião sobre a guerra em Tigray, na Etiópia, não tendo emitido uma declaração conjunta sobre os eventos que levaram mais de 40.000 pessoas a fugirem para o Sudão.

Nagorno-Karabakh: Capital do enclave vive noite intensa de bombardeamentos
A capital da autoproclamada república de Nagorno-Karabakh, Stepanakert, foi alvo de numerosos bombardeamentos hoje de madrugada, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Conflito no Mali matou mais de 150 crianças em seis meses
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou que mais de 150 crianças foram mortas no primeiro semestre de 2019 em ataques violentos no Mali. Durante o período outros 75 menores de idade ficaram feridos.
mais