Artigos sobre ONU

Cabo Verde já atingiu 50% dos ODS, mas há muitas áreas com retrocesso – ONU
Cabo Verde já atingiu metade dos indicadores dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas há muitas áreas com retrocessos e outras com insuficiência de dados que permitam identificar tendências, segundo informações avançadas hoje pelas Nações Unidas.

Guterres denuncia "catástrofe humanitária épica" em Gaza e pede ajuda
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, denunciou hoje uma "catástrofe humanitária épica" em curso em Gaza e salientou que o nível de ajuda que entra no enclave continua "completamente inadequado", pedindo um aumento imediato.

ONU condena ataque contra três jovens de origem palestiniana nos EUA
A ONU condenou na terça-feira o ataque, no fim de semana, contra três jovens de origem palestiniana em Burlington, no estado de Vermont, nordeste dos Estados Unidos.

Eventos climáticos empurraram 27 milhões de crianças para a fome em 2022
Mais de 27 milhões de crianças de países altamente afetados pela crise climática, entre os quais Angola, passaram a sofrer de fome e desnutrição em 2022 por causa de eventos climáticos extremos, um aumento de 135% face a 2021.

89 mil mulheres e meninas foram vítimas de homicídio em 2022
Pelo menos 89 mil mulheres e meninas foram intencionalmente assassinadas em 2022 em todo o mundo. Os dados constam de uma nova pesquisa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, e ONU Mulheres.

Ministro aponta desresponsabilização familiar como maior causa nas intervenções de protecção à infância
O ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, afirmou hoje que a maior parte das intervenções das instituições que protegem as crianças está relacionada com a desresponsabilização e negligência por parte das famílias.

Número de nascimentos na China deve cair em 2023 pelo 7.º ano consecutivo
Especialistas chineses em demografia preveem que o número de nascimentos na China vai continuar a cair em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, face à contração no número de matrimónios e a casamentos tardios.

Israel rejeita resolução que pede pausas humanitárias
O embaixador de Israel na ONU rejeitou na quinta-feira a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança que apela a pausas e corredores humanitários urgentes e alargados em Gaza, argumentando que a medida "está desligada da realidade e sem significado".

Mais de 200 mil deslocados e 75 mortos em Myanmar devido a confrontos
Mais de 200 mil pessoas encontram-se deslocadas na sequência dos combates lançados no mês passado contra o Exército do Myanmar (Birmânia) por uma aliança de grupos étnicos minoritários, disseram hoje as Nações Unidas.

Concentração de gases com efeito de estufa atingiu novo recorde em 2022
A concentração de gases que causam as alterações climáticas atingiu um novo recorde em 2022, contribuindo para o aumento da temperatura global e para o surgimento de fenómenos meteorológicos extremos, alertou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Número de civis mortos na RDCongo num ataque terrorista sobe para 33
O número de civis mortos no ataque de domingo à noite no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo) pelas Forças Democráticas Aliadas (ADF) subiu para 33, declararam hoje as autoridades locais.

Confrontos no Darfur fazem cerca de 700 mortos em dois dias
Cerca de 700 pessoas foram mortas entre 4 e 5 de Novembro em confrontos entre o exército sudanês e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) no Darfur Ocidental, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Utilidade, coerência e previsibilidade
“O príncipe (…) deve ser lento no crer e no agir, não se alarmar a si mesmo, e proceder por forma equilibrada, com prudência e humanidade, buscando evitar que a excessiva confiança o torne incauto, e a demasiada desconfiança o faça intolerável.” Nicolau Maquiavel

PM apela à estabilidade social e laboral nas negociações salariais
O Primeiro-ministro apelou terça-feira à estabilidade social e laboral como pilares essenciais, durante as negociações salariais com várias classes, incluindo professores e médicos e realçou que as medidas em discussão com os sindicatos abrangem várias áreas, não se resumindo apenas à actualização salarial.

Governo responde a recomendações e reafirma candidatura de Cabo Verde ao Conselho de Direitos Humanos
O governo vai responder a 159 recomendações e reafirmar a candidatura a membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU, durante a revisão periódica universal a decorrer na terça-feira em Genebra, na Suíça.

Líder da ONU “horrorizado” com ataque a comboio de ambulâncias em Gaza
O secretário-geral da ONU, António Guterres, está “horrorizado” com o ataque a um conjunto de ambulâncias em frente a um hospital na Faixa de Gaza e reitera o apelo por um cessar-fogo humanitário.

Presidente da República estranha abstenção de Cabo Verde
José Maria Neves diz não entender a abstenção de Cabo Verde nas Nações Unidas, aquando da votação de uma resolução que apelava ao cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas. Governo não comenta posição do PR e justifica posição assumida após a reprovação de uma emenda apresentada pelo Canadá.

Clima? Países ricos devem multiplicar financiamento para ajudar os pobres
Os países ricos devem aumentar o financiamento entre 10 a 18 vezes para ajudarem os países pobres a combater os efeitos da crise climática, alertou hoje o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA).

José Maria Neves. Governo tem-se abeirado da "deslealdade constitucional"
O Presidente da República referiu na quarta-feira que o Governo do seu país se tem abeirado da "deslealdade constitucional", "agindo sozinho" em matérias de política externa, ainda a propósito da abstenção numa resolução das Nações Unidas sobre o conflito entre Israel e o Hamas.

MNE explica abstenção na ONU e garante que governo "não confunde povo palestiniano com o Hamas"
O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Rui Figueiredo Soares, afirmou hoje, em conferência de imprensa, que Cabo Verde optou por se abster na votação da proposta apresentada pela Jordânia na Assembleia Geral da ONU sobre o cessar-fogo imediato no conflito entre Israel e o Hamas pelo facto de a emenda apresentada pelo Canadá ter sido rejeitada. Proposta canadiana apelava a uma condenação dos ataques realizados pelo Hamas a 7 de Outubro.
mais