Artigos sobre ONU
Brasil tira 2 milhões da fome grave e volta ao menor patamar da história
O Brasil retirou dois milhões de pessoas da insegurança alimentar grave em 2024, alcançando o menor nível de insegurança alimentar da história e igualando o recorde de 2013, segundo dados oficiais hoje divulgados.
Israel aprovou menos de metade das missões humanitárias em Gaza
Israel aprovou menos de metade dos mais de 8.000 pedidos para fornecer ajuda humanitária à população de Gaza desde o início da guerra no território palestiniano, há exatamente dois anos, denunciou hoje fonte da ONU.
Gangues mataram mais de 16 mil pessoas em três anos no Haiti
Mais de 16 mil pessoas morreram no Haiti nos últimos três anos em resultado de violência armada, alertaram hoje as Nações Unidas (ONU) sobre aquele país caribenho, acrescentando que "o pior está para vir".
PM defende reforço da solidariedade e mecanismos de financiamento mais justos para os SIDS
O primeiro-ministro defendeu a necessidade de reforçar a solidariedade internacional e garantir mecanismos de financiamento “mais justos” para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), sublinhando que a sobrevivência destes países depende da acção climática urgente.
Ulisses Correia e Silva apela ao multilateralismo e à ação climática urgente na ONU
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, defendeu, esta sexta-feira, na 80.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, um multilateralismo reforçado e acção climática imediata. Para o chefe de governo , a sobrevivência dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento (SIDS) depende de compromissos concretos dos maiores emissores.
Primeira-ministra italiana lamenta que diplomacia e diálogo já não sejam capazes de manter a paz
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, questionou hoje, nas Nações Unidas, o papel do diálogo e da diplomacia na manutenção da paz, numa altura em que há 56 conflitos em curso no mundo, o número mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial.
Cabo Verde preparado para acelerar transição energética, garante PM
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou esta quarta-feira, 24, em Nova Iorque, que Cabo Verde está pronto para avançar na transição energética, encarada como uma necessidade urgente perante os impactos crescentes das alterações climáticas.
Cabo Verde reafirma reconhecimento ao Estado da Palestina e defende multilateralismo na ONU
O Presidente da República, José Maria Neves, reiterou que Cabo Verde reconhece desde 1988 o Estado da Palestina e que mantém firme a sua posição no respeito pelo direito internacional, pela Carta das Nações Unidas e pelas resoluções emanadas da organização.
Espanha quer Palestina como membro da ONU
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, defendeu na segunda-feira a adesão plena de um Estado palestiniano à ONU, onde os palestinianos tenham o estatuto de observadores.
UA, ONU e UE reafirmam apoio ao multilateralismo para enfrentar desafios
A União Africana (UA), a ONU e a União Europeia (UE) reafirmaram o apoio ao multilateralismo como "meio mais eficaz" para enfrentar os desafios no mundo, numa reunião antes do início da 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
União Africana, UE e ONU condenam "casos de desrespeito" a direitos humanos
A União Africana, a União Europeia (UE) e as Nações Unidas (ONU) defenderam hoje o multilateralismo como a forma mais eficaz de enfrentar desafios e condenaram os casos de desrespeito ao direito internacional humanitário.
Conselho de Segurança da ONU reúne-se de emergência a pedido da Estónia
O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência na segunda-feira, a pedido da Estónia, após a incursão de três aviões russos no espaço aéreo do país, anunciou hoje a diplomacia de Talin.
Semana de Alto Nível da ONU arranca com Gaza e crise do multilateralismo
A Semana de Alto Nível da Assembleia-Geral da ONU arranca na segunda-feira em Nova Iorque e terá a guerra em Gaza e a crise do multilateralismo em destaque, com o 80.º aniversário da organização como pano de fundo.
ONU alerta para ciclo da água "cada vez mais irregular e extremo"
O ciclo da água está "cada vez mais irregular e extremo", oscilando entre secas e inundações, alertou hoje a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que observou condições anómalas em dois terços das bacias hidrográficas do mundo em 2024.
ONU propõe cortes de mais de 422 milhões de euros no orçamento de 2026
As Nações Unidas apresentaram esta terça-feira uma revisão do seu orçamento regular para o próximo ano, propondo reduções superiores a 500 milhões de dólares (422 milhões de euros).
Gaza: Dezasseis países apoiam flotilha e pedirão contas em caso de ataque
Governos de 16 países disseram hoje apoiar os objetivos da flotilha que ruma a Gaza e alertaram que terá de haver "prestação de contas" em caso de ataques aos barcos em águas internacionais ou "detenções ilegais".
ONU deplora saída da Lituânia de convenção sobre munições de fragmentação
A ONU reiterou hoje que os governos devem reforçar a proibição global das munições de fragmentação, lamentando que a Lituânia se tenha tornado o primeiro país a retirar-se da convenção internacional que proíbe estas armas.
Papa Leão XIV critica perda de multilateralismo da ONU e ganância dos mais ricos
O Papa Leão XIV deixou, este domingo, críticas à Organização das Nações Unidas (ONU) e às crescentes diferenças entre ricos e pobres, promovidas pelas grandes empresas, na primeira entrevista concedida desde que foi nomeado
Conselho de Segurança reúne de emergência após ataque israelita no Qatar
O Conselho de Segurança da ONU vai realizar hoje uma reunião de emergência, na sequência do ataque israelita aos representantes do Hamas em Doha, de acordo com fontes diplomáticas.
Legado de Guterres será definido pela gestão de cortes orçamentais na ONU
Um analista disse que o legado de António Guterres como secretário-geral da ONU será definido pela gestão de cortes orçamentais recentes e pelas reformas de curto prazo para manter a organização financeiramente estável.
mais
homepage





