Artigos sobre ONU
"Membros desenvolvidos do G20, antecipem metas de neutralidade climática" - Lula da Silva
O Presidente brasileiro apelou hoje aos chefes de Estado e Governo dos países desenvolvidos do G20 que "antecipem metas de neutralidade climática".
ONU apela à proteção da população civil na Ucrânia
A agência da ONU para os Direitos Humanos apelou hoje à proteção dos civis, depois de Washington ter autorizado Kiev a atacar território russo com armamento norte-americano e de Moscovo ter aprovado a doutrina sobre armas nucleares.
COP29. ONU defende prioridades em África contra as alterações climáticas
O secretário executivo da Comissão das Nações Unidas para África (UNECA) defendeu hoje cinco prioridades políticas para os países africanos enfrentarem as alterações climáticas, que eliminam 5% do PIB de África todos os anos.
O mundo mudou
Os resultados das eleições americanas de 5 de Novembro apontam para mudanças nas regras do jogo a vários níveis nas relações internacionais. A eleição de Donald Trump para a presidência com maioria folgada juntamente com o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes pelos republicanos vai-lhe conceder poder suficiente para pôr em prática as promessas mais disruptivas das políticas feitas durante a campanha eleitoral. Sem grande perspectiva de ver esse poder controlado pelo Supremo Tribunal de Justiça, considerando a sua composição com uma maioria confortável nomeada pelo próprio Trump e a sua aversão aos checks and balances do sistema político, aumenta a probabilidade de que o impacto dessas políticas seja profundo e abrangente.
Trump nomeia Elise Stefanik como embaixadora junto da ONU
O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump anunciou que convidou a deputada republicana Elise Stefanik para ser a próxima embaixadora norte-americana junto das Nações Unidas.
ONU alerta que fome ameaça norte da Faixa de Gaza
A fome ameaça o norte da Faixa de Gaza, num contexto de intensificação das operações do exército israelita e de cessação quase total da ajuda alimentar, alerta um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), hoje divulgado.
ONU alerta para agravamento da fome em Gaza, Sudão e Mali em 2025
As agências alimentares da ONU alertaram hoje para o possível agravamento da fome nos próximos sete meses em muitas partes do mundo, sendo Gaza, Sudão, Sudão do Sul, Mali e Haiti as mais preocupantes.
Sudão. Aumenta para 11 milhões o número de deslocados internos
O número de deslocados internos no Sudão já atingiu os 11 milhões, aos quais se juntam outros 3,1 milhões de refugiados noutros países, anunciou hoje a Organização Internacional para as Migrações (OIM) das Nações Unidas.
Líbano queixa-se na ONU de ataques israelitas contra jornalistas
O Líbano apresentou hoje uma queixa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas contra os bombardeamentos israelitas contra jornalistas, na sequência da morte de três repórteres num ataque na sexta-feira no sul do país.
Irão pede reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU
Teerão pediu hoje uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU para "tomar uma posição firme e condenar forte e claramente" os ataques de Israel contra o país persa, que causaram na véspera a morte de quatro soldados iranianos.
Cabo Verde está acima da média no desenvolvimento sustentável - ONU
A coordenadora das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Sousa, disse hoje que a caminhada do arquipélago para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem indicadores "mais avançados do que a média global e regional".
Desigualdade entre países disparou em 2020. Tendência não inverte
A desigualdade entre países disparou em 2020 e a tendência que até então era lentamente decrescente não foi revertida, segundo o Relatório Social Mundial de 2024 do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais (DESA) das Nações Unidas.
Mais de mil milhões vivem em pobreza, metade em países em guerra
Pelo menos 1,1 mil milhões de pessoas vivem na pobreza, das quais quase metade (455 milhões) estão em países em guerra ou em paz frágil, indica um relatório publicado hoje pela ONU em colaboração com a Universidade de Oxford.
Macron recorda a Netanyahu que Israel existe "por decisão da ONU"
O Presidente francês, Emmanuel Macron, sublinhou esta terça-feira que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, "não deve esquecer que o seu país foi criado por uma decisão da ONU".
ONU expõe crimes cometidos durante presidenciais da Venezuela
A Missão Internacional Independente de Determinação dos Factos da ONU para a Venezuela divulgou na terça-feira um relatório a denunciar crimes cometidos pelas autoridades durante as eleições presidenciais de julho no país.
Nações Unidas: o multilateralismo «que precisamos», para «o futuro que queremos»
O Debate geral da septuagésima nona sessão (UNGA 79), entre os dias 24 e 30 de setembro de 2024, viu desfilar Delegações conduzidas por 72 Chefes de Estado, 7 Vice-Presidentes ou equiparados, 15 Primeiros Ministros e ou Chefes de Governo, 82 Ministros de Negócios Estrangeiros e, últimos a discursar, 6 Representantes Permanentes.
Guterres diz que 7 de Outubro deixou cicatrizes nas almas e pede silêncio das armas no Médio Oriente
O secretário-geral da ONU divulgou, sábado, uma mensagem de vídeo em alusão ao dia 7 de Outubro de 2023, quando o Hamas “lançou um ataque terrorista em grande escala em Israel, matando mais de 1.250 israelenses e cidadãos estrangeiros, incluindo crianças e mulheres”. Um ano após os acontecimentos do que classifica de “dia terrível”, António Guterres disse que o ataque “deixou cicatrizes nas almas”.
Sudão. Perito da ONU relata "horror" e pede medidas imediatas de protecção
O perito designado pela ONU para os direitos humanos no Sudão, Radhouane Nouicer, apelou às Forças Armadas Sudanesas e às paramilitares Forças de Apoio Rápido (RSF), dois lados em conflito no pais, para porem fim à violência contra civis e as execuções.
ONU disponibiliza 4,5 milhões para vítimas das inundações na Nigéria
As Nações Unidas anunciaram que disponibilizaram 4,5 milhões de euros para ajudar as vítimas das inundações na Nigéria, o país mais populoso de África, onde a estação das chuvas causou danos generalizados.
Líbano pede à ONU corredor humanitário para um milhão de deslocados
O presidente do Parlamento libanês, Nabih Berri, próximo do Hezbollah, apelou à ONU para que crie um corredor aéreo que permita a entrega de ajuda humanitária a cerca de um milhão de deslocados pelos ataques israelitas no país.
mais