Artigos sobre FAO

FAO investe meio milhão de euros em Cabo Verde para levar água a 120 famílias
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) vai financiar Cabo Verde com mais de meio milhão de euros em dois projectos para mobilização de água para agricultura, prevendo beneficiar 120 famílias afectadas pela seca.

Governo assina acordo do projecto “Assistência Técnica em Apoio aos Sistemas de Produção Agrícola para Aumentar a Segurança Alimentar e Nutricional em Cabo Verde”
O Governo assinou hoje um acordo tripartido no âmbito do Programa FAO-China (CSS) e do Acordo Geral sobre o Fundo Fiduciário FAO-China CSS entre a China e a FAO, do projecto “Assistência Técnica em Apoio aos Sistemas de Produção Agrícola para Aumentar a Segurança Alimentar e Nutricional em Cabo Verde”. O projecto será implementado nas ilhas de Santo Antão e Santiago durante três anos e visa beneficiar 4500 agricultores, homens e mulheres, 100 investigadores e estudantes, criadores e técnicos.

África tem potencial para vencer batalha contra a pobreza e fome segundo FAO
O director-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyou, apontou o potencial da África como forma de vencer a batalha contra a pobreza e fome.

Nova onda de gafanhotos do deserto ameaça segurança alimentar no sul da África
Nuvens de gafanhotos migratórios africanos estão a ameaçar a segurança alimentar de milhões de pessoas em Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabué. O alerta é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO.

Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde : A nossa máxima é não deixar ninguém para trás
As Nações Unidas, a maior organização multilateral mundial, estão presentes em Cabo Verde desde os primórdios da independência e têm trabalhado há mais de 40 anos com os sucessivos governos, sociedade civil, sector privado, ONGs e outros parceiros para um desenvolvimento social e económico sustentável do país. Com a situação de crise provocada pela Covid-19 o plano de trabalho das Nações Unidas para 2020 sofreu profundas alterações. Ana Graça, Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, falou com o Expresso das Ilhas sobre a reorientação do plano de trabalho e dos diferentes tipos de apoios para dar respostas imediatas às cinco medidas prioritárias elencadas pelo governo para fazer face à crise económica, sanitária e social provocada pela pandemia da COVID-19 e sobre as necessidades do pós-pandemia.

Entre o vírus e a sobrevivência : Famílias passam dificuldades durante o confinamento
Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentado em Abril, concluiu que em 2019, 183 milhões de pessoas foram classificadas como estando sob stress entre a fome aguda e o risco de cair numa situação de crise ou pior, em caso de choques ou stress, como a pandemia da COVID-19. Por cá, em Cabo Verde, o confinamento para conter o novo coronavírus causou dificuldades às famílias mais vulneráveis, conforme relatam ao Expresso das Ilhas pessoas que viram de perto a fome durante esse período. Muitos tiveram de diminuir a quantidade de comida diária para não passar longos períodos de estômago vazio por não poderem trabalhar. E há sempre consequências psicológicas.

Destaques da edição 967
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com Eunice Silva, Ministra das Infra-Estruturas, Ordenamento do Território e Habitação: A construção clandestina é um problema nacional e multiplica-se todos os dias.

Cabo Verde tem uma situação “relativamente controlada” em relação à pesca INN – director-geral dos Recursos Marinhos
O director-geral dos Recursos Marinhos, Albertino Martins, considerou que Cabo Verde tem uma situação “relativamente controlada” em relação à pesca ilegal, não Declarada e não Regulamentada (INN), embora ainda haja lacunas, principalmente quanto à fiscalização.

“Se África estiver livre da desnutrição infantil poderá registar um aumento do PIB de até 16%” – FAO
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que se os estados do continente africano estiverem livres da desnutrição infantil poderão registar um aumento do PIB de até 16 por cento.

Cabo Verde quer implementar agricultura biossalina através de iniciativa da FAO
O ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, disse esta terça-feira que o país está a estudar a possibilidade de implementar projetos de agricultura biossalina, através da “Hand-in-Hand”, uma nova iniciativa da FAO.

O projecto REFLOR CV reúne no 3º Comité de Pilotagem na cidade da Praia
O projecto REFLOR CV, de reforço da capacidade de adaptação e resiliência no sector florestal, co-financiado pela FAO e pelo governo, com o apoio da União Europeia, no valor de mais de 5 milhões de euros, está reunido na cidade da Praia, no seu 3º Comité de Pilotagem.

Cabo Verde regista aumento da obesidade em todas as faixas etárias com maior incidência na terceira idade
Cabo Verde regista um aumento da obesidade em todas as faixas etárias com maior incidência na terceira idade, revelou, esta terça-feira, o consultor nacional para FAO, defendendo a necessidade de redução da importação de alimentação ultra-processados e valorização de produtos nacionais.

Ministro do Mar de Portugal destaca importância do sector pesqueiro para países lusófonos
A pesca marinha e interior contribuem de maneira crucial e crescente para a segurança alimentar, nutricional e de subsistência. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, destaca, no entanto, que o sector está actualmente num importante momento de decisão.

Helena Semedo distinguida no Fórum Crans Montana
Helena Semedo foi distinguida no Fórum das Mulheres Africanas, organizado pelo Crans Montana, que decorreu em Bruxelas, entre quinta-feira e sábado.

FAO quer aproveitar experiência americana para combater lagarta do cartucho em África
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) quer aproveitar as experiências locais, mas também a de países americanos para combater a lagarta-do-cartucho do milho em África, disse hoje a representante da organização em Cabo Verde.

Dia Mundial da Alimentação ressalta importância de dietas saudáveis
Para alcançar o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 2, sobre Fome Zero, o mundo deverá abordar não apenas o combate à fome, mas também a forma de nutrição das pessoas.

Ex-director da FAO defende importância do combate à obesidade
Uma obra retratando a trajectória do brasileiro José Graziano da Silva como director-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está disponível ao público a partir desta semana.

Seca deixa 2% da população cabo-verdiana em situação de crise alimentar - FAO
Cabo Verde está incluído numa lista de 41 países que, segundo a FAO, precisam de ajuda alimentar. “Em Cabo Verde, 2% da população está em situação de crise”, aponta um relatório daquele organismo da ONU sobre a perspectivas de colheitas e situação alimentar.

Produtores mantêm esperança em bom ano agrícola
Após dois anos de seca, das piores estiagens dos últimos 40 anos, em Cabo Verde há quem, embora sinta que as chuvas estejam atrasadas, mantenha a esperança de que ainda vai a tempo de ter uma boa “azágua”. O Governo, por seu turno, diz que ainda é cedo para falar em mau ano agrícola e garante estar a trabalhar em todos os cenários possíveis.

FAO defende defende aproveitamento do conhecimento japonês no combate à fome em África
O director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) defende que os países africanos podem beneficiar do conhecimento e da cultura japonesa para erradicar a fome e melhorar a sua dieta.
mais