Artigos sobre FAO

Março, mês da Mulher - Helena Semedo: olhar para lá do horizonte
Gerada e nascida no Planalto Leste, Santo Antão, Helena Semedo não conhece amarras de género nem as limitações de nenhum horizonte. Economista de formação, foi membro fundador do Movimento para a Democracia (MpD), criado a 14 de Março de 1990, de cujo primeiro governo foi membro: a segunda mulher ministra de Cabo Verde. Do arquipélago e seu horizonte marítimo, partiu para o encravado Níger, onde iniciou a sua carreira na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Um percurso de mais de 20 anos, cerca de metade dos quais como Directora Geral-Adjunta, que lhe deu um olhar amplo sobre o mundo. E tudo o que fez – governação, projectos, liderança e forma de estar -, fê-lo em tom feminino, com a certeza da força diferente e transformadora da mulher.

Porque é que as leguminosas são importantes e porque é que celebramos o Dia Mundial das Leguminosas a 10 de fevereiro
Atualmente, 733 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar. Isto significa que uma pessoa em cada onze no mundo está a passar fome. Em África, esse número é de uma em cada cinco. Se as tendências actuais se mantiverem, 582 milhões de pessoas continuarão a sofrer de subnutrição crónica até 2030, o ano em que pretendemos alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o ODS 2 “Fome Zero”.

FAO entrega materiais para entrepostos agrícolas em Santo Antão e Santiago
No âmbito do projecto "Apoio de emergência para reforçar a capacidade das associações de produtores e dos agregados familiares mais vulneráveis para gerir a tripla crise e preservar a segurança alimentar em Cabo Verde", a FAO e o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) procedem à entrega de materiais para entrepostos agrícolas nas ilhas de Santo Antão e Santiago.

FAO incentiva países da África Ocidental a incluir a proteção social nos fundos internacionais como o Fundo Verde para o Clima e os fundos ambientais globais
Esta é a principal recomendação da 16ª Reunião Multidisciplinar do Escritório Sub-regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a África Ocidental que aconteceu na cidade da Praia, Cabo Verde.

FAO realiza 16.ª reunião anual da Equipa Multidisciplinar na Praia
A cidade da Praia será o palco da 16.ª reunião anual da Equipa Multidisciplinar (MDT16) organizada pelo Escritório Sub-Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a África Ocidental. O evento, que ocorrerá de 19 a 22 de Novembro de 2024 no Hotel Praiamar, será realizado em formato híbrido e terá como tema: “Sinergia entre os actores: por uma proteção social dinâmica para reforçar a resiliência e garantir a segurança alimentar e nutricional na África Ocidental”.

Cabo Verde sem registo de pesca INN, mas realidade pode ser diferente
Dados oficiais não mostram casos de pesca à margem da lei, mas insuficiente fiscalização, pouca informação e inconsistência institucional levam peritos a defender que números não reflectem realidade.

"Economia azul é importante, mas deve ser combinada com outras estratégias e recursos" - DG FAO
O director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) considera que Cabo Verde deve focar-se na nova geração, para criar novos consumidores e aliar a economia azul a outras estratégias para crescer.

FAO pede a Cabo Verde para “pensar grande” e ser “Hong Kong de África"
O director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) elogiou esta quinta-feira, na Praia, a resiliência de Cabo Verde e instou o país a “pensar grande” para ser o “novo Hong Kong de África”.

Declaração Final apela a “conduta responsável” com as zonas costeiras de Cabo Verde
Conferência realizou-se, este ano, no Sal. Presidente da República alerta para desafios da poluição marinha. Para Ana Touza, representante da FAO em Cabo Verde, o momento é de “acelerar as nossas acções”.

Agora, a nossa prioridade é apoiar Cabo Verde na implementação da nova agenda para os SIDS
Assinala-se hoje o dia Mundial do Ambiente, efeméride que tem ganhado destaque à medida que os impactos anunciados das Mudanças Climáticas se tornam cada vez mais fortes. A efeméride, cujo lema, este ano, se centra na restauração da terra e luta contra desertificação, deu o mote para uma conversa com a coordenadora da ONU, em que se fala do trabalho das agências da organização, no âmbito do ambiente. Incontornável, pela condição arquipelágica do país, a recém aprovada Agenda de Antígua e Barbuda para os SIDS (ABAS) foi também um dos temas abordados. Uma agenda que Patrícia Portela de Souza avalia positivamente, e que considera ser “reflexo das demandas dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”.

FAO alerta para exploração insustentável de 46% dos stocks pesqueiros no Atlântico Este
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alerta que actualmente 46% dos ‘stocks’ pesqueiros no Atlântico Este estão a ser explorados a níveis não sustentáveis devido ao uso de equipamentos inadequados e à captura de juvenis. Diante dessa situação, a FAO enfatiza a necessidade de o país investir em técnicas de pesca não dependentes da captura de juvenis, como o cerco, para evitar a pesca excessiva de espécies destinadas ao uso de isco vivo.

FAO pede trabalho conjunto para criar respostas e soluções para diminuir pressão sobre recursos pesqueiros
A responsável do Programa da FAO em Cabo Verde afirmou hoje, no Mindelo, que os parceiros do sector da pesca devem trabalhar em conjunto na criação de respostas e soluções para diminuir a pressão sobre os recursos.

FAO. Agência da ONU inicia envio de forragem para animais para Gaza
A organização da ONU para a Alimentação iniciou hoje a entrega de forragens na Faixa de Gaza, pela primeira vez desde o início do conflito, para "salvar os animais" e garantir "a produção de alimentos nutritivos".

Conhecimento do acesso ao financiamento internacional é principal desafio dos projectos climáticos- NDA
A representante da Autoridade Nacional Designada (NDA) para o projecto Readiness, Carla Semedo, disse hoje que os principais desafios enfrentados pelas instituições públicas, mas também pelo sector privado e a sociedade civil no que diz respeito às alterações climáticas, é o conhecimento de como aceder ao financiamento internacional.

Commodities alimentares mais baratas em Outubro
O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), caiu 0,5% em Outubro, em relação a Setembro. Segundo a agência da ONU, os produtos lácteos foram os únicos que registaram aumento.

Cabo Verde pode aumentar substancialmente a sua autonomia alimentar
Depois de a FAO e o governo terem assinado mais um programa de cooperação no valor de 38 milhões de dólares, Ana Touza, representante daquele organismo da ONU, falou com o Expresso das Ilhas.

Edição 1138
Manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com o Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.

Cabo Verde e FAO assinam programa para acabar com a insegurança alimentar
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Cabo Verde assinaram esta terça-feira um programa de 38 milhões de dólares, mais do dobro do anterior, para acabar com a insegurança alimentar até 2027.

Ministro da Agricultura manifesta-se “optimista” em relação ao ano agrícola 2023/2024
O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, mostrou-se hoje “optimista” em relação ao ano agrícola 2023/2024 apesar de admitir ser ainda cedo para se tirar conclusões em relação aos resultados.

Cabo Verde quer melhorar logística agroalimentar para aumentar nutrição
O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que é "fundamental" separar a segurança alimentar e nutricional da produção agrícola e apostar na logística dos mercados e na educação para uma "melhor nutrição".
mais