Artigos sobre FAO

MFIDS e MAA assinam protocolo de cooperação com a FAO
O protocolo assinado visa apoiar o rendimento das famílias mais vulneráveis atingidas pelos efeitos das crises que assolam o país e o mundo.

Projecto sobre cadeias de valor de pesca sustentáveis apresentado em São Vicente
Providenciar mecanismos de pesca mais eficientes e sustentáveis e melhorar a eficiência das cadeias de valor das pescas em espécies seleccionadas. Eis alguns dos objectivos do projecto "Cadeias de Valor de Pesca Sustentáveis para Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”, apresentado hoje em São Vicente.

Aumento do preço dos produtos, deixa Cabo Verde em situação de alerta na questão da segurança alimentar – FAO
A representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Cabo Verde, Ana Touza, considerou, hoje, que Cabo Verde, comparativamente com os países da sub-região, está melhor, mas mesmo assim sofre os impactos da inflação e a subida dos preços dos produtos a nível internacional pode afectar a segurança alimentar no país.

Cabo Verde vai contar com 900 mil dólares para o reforço da segurança alimentar em Santo Antão e Santiago
Cabo Verde e a FAO assinaram esta sexta-feira, na Cidade da Praia, um acordo de financiamento que disponibiliza ao país 900 mil dólares para o reforço da segurança alimentar e nutricional nas ilhas de Santo Antão e Santiago.

Aumento dos preços dos alimentos angustia famílias com menos condições
A guerra na Ucrânia está a causar a subida generalizada dos preços dos bens de consumo, a começar pelos mais básicos e corroendo a renda, que “já era insuficiente” para uma vida digna de muitas famílias. O acesso fácil e permanente à comida ficou na lembrança daqueles que hoje limitam o acesso a determinados alimentos por questões financeiras.

“Sem recursos não há preservação”
A II Conferência dos Oceanos das Nações Unidas decorre em Lisboa desde 27 de Junho e vai até 1 de Julho. Em conversa com o Expresso das Ilhas, o ministro do Mar fala das elevadas expectativas de Cabo Verde para este evento e defende acções concretas, como a transferência de conhecimento científico e de verbas. Os oceanos são “um mar de possibilidades”, sublinha Abraão Vicente, mas há várias ameaças e desafios. Nesse mar que a todos liga, fazer o mundo entender como os problemas de uns afectam a todos e a solução tem de ser global, é um objectivo. E para Cabo Verde, em particular, criar um eco-Estado, sustentável e com turismo de valor acrescentado é também uma vontade expressa.

Apesar das previsões, agricultores preferem esperar antes de arriscar as escassas sementes
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) há possibilidade de uma “boa estação das chuvas e ano agrícola” em 2022. Por esta razão, em algumas zonas rurais da ilha de Santiago já se faz sentir as sementeiras. Entretanto, a falta de sementes tem condicionado este início para alguns que preferem esperar por sinais de que o ano realmente será de boas azáguas.

ONU avisa que 32% da população cabo-verdiana sofre de insegurança alimentar e que há famílias rurais a comer menos
O Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a Organização das Nações Unidas para e Agricultura (FAO) indicaram esta semana que 32 por cento (%) da população cabo-verdiana sofre de insegurança alimentar e que há famílias a comer menos.

Todas as medidas do governo são no sentido de afastar o cenário da fome e mitigar a insegurança alimentar - Gilberto Silva
Há quase dois anos que os preços dos alimentos têm vindo a subir de forma acentuada. A guerra da Ucrânia veio aumentar a escalada, catapultando esses preços para novos recordes. A insegurança alimentar está a agravar-se em todo o mundo e o espectro da fome ameaça milhões de pessoas. Em Cabo Verde, país que importa mais de 80% dos produtos que consome, a situação é, claro, também complicada. Contudo, acredita o ministro da Agricultura, todas as medidas que estão a ser tomadas pelo governo deverão evitar que se chegue ao extremo de ter Fome em Cabo Verde.

Projeto Reflor-CV: “Um projecto excelente e muito bem executado”
Uma cerimónia de apresentação dos resultados, presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses C. Silva, assinalou, no passado dia 13 de maio, o encerramento oficial do Projeto REFLOR-CV, cujo principal objetivo foi o de contribuir para aumentar a resiliência e a capacidade de adaptação do país para enfrentar os riscos adicionais colocados pelas mudanças climáticas, desertificação e degradação da terra. O ato contou com a participação do Ministro da Agricultura e Ambiente, representantes das duas entidades, financiadora e executora do projeto, a União Europeia e a FAO, respetivamente, e ainda várias entidades públicas parceiras técnicas do projeto, bem como representantes de várias comunidades beneficiárias da ilha de Santiago. O financiamento do projeto foi assegurado pelas duas organizações, respetivamente com cerca de 4.880 mil e 255 mil euros.

Índia proíbe exportação de trigo. FAO teme novo aumento de preços e escassez de alimento
Ao mesmo tempo que o director-geral da Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) pedia aos países para renunciarem a “impor restrições às exportações que possam agravar o aumento dos preços dos alimentos”, a Índia, o segundo maior produtor mundial de trigo, proibiu todas as exportações, com efeito imediato, depois de uma onda de calor ter afectado as colheitas.

Projecto de reforço de capacidades de combate às alterações climáticas lançado hoje na Praia
O Projecto “Reforçar as capacidades de Cabo Verde na abordagem dos efeitos das alterações climáticas em sectores chave da Economia Azul” foi lançado hoje, com o objectivo de capacitar a todos os actores chaves das diversas áreas da economia azul, e está orçado em quinhentos mil dólares aproximadamente.

FAO diz que mais de 281 milhões em África ficaram expostos à fome em 2021
Mais de 281 milhões de pessoas em África estavam expostas à fome em 2021, um aumento de 89,1 milhões de pessoas desde 2014, revelou hoje o director-geral adjunto e representante regional da FAO para África, Abebe Haile Gabriel.

MAA e FAO assinam projecto de apoio no controle da qualidade de água para agricultura
O Ministério da Agricultura e Ambiente e a FAO assinaram esta terça-feira, na Cidade da Praia, um projecto que visa garantir a qualidade de água, irrigação e controlo da produção, reforçando a segurança alimentar e nutricional no país.

O contexto da crise que atravessamos
É o retrato da conjuntura ainda pouco certa que estamos a atravessar. No terceiro trimestre deste ano, a economia não teve o desenvolvimento esperado a nível global. Apesar do crescimento continuar, o seu impulso diminuiu e as incertezas aumentaram. Cabo Verde também sente o impacto.

Reflor-CV recolhe subsídios na ilha de Santiago para elaboração dos instrumentos de planificação florestal
O projecto Reforço da Capacidade de Adaptação e Resiliência no Sector Florestal em Cabo Verde (REFLOR-CV) está a realizar sessões para o desenvolvimento de linhas estratégicas de intervenção no sector para a ilha de Santiago.

Iniciativa "Green Cities" arranca na Achada Grande Frente
A Câmara Municipal da Praia e a FAO, assinaram hoje uma Carta de Intenções, enquadrada na iniciativa “Green Cities”, no sentido de desencadear as acções transformadoras e tornar as cidades mais verdes, mais limpas, mais resilientes e regenerativas.

CMP e FAO reforçam compromisso para transformar a Praia numa cidade mais verde e resiliente
A Câmara Municipal da Praia (CMP) e a FAO assinam hoje a Carta de Intenções que visa desencadear acções para transformar a Cidade da Praia numa cidade mais verde, resiliente e regenerativa.

Representante da FAO defende mudança de comportamento e criação de uma cidadania verde
A representante da FAO em Cabo Verde, Ana Touza, defendeu hoje a necessidade de se criar resiliência às mudanças climáticas apostando na mudança de comportamento e na criação de uma cidadania verde.

A agricultura de futuro para o continente africano
A FAO e a União Africana juntaram-se para uma mudança estrutural do comércio agrícola em África. O novo modelo para fomentar o comércio intra-Africano de produtos e serviços agrícolas já foi apresentado, quer mudar paradigmas e traduzir os compromissos assumidos em programas e acções palpáveis, tudo para expandir o comércio entre os Estados Membros dentro da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA). Os desafios são muitos, os projectos anteriores não deram o resultado esperado, mas a representante da FAO em Cabo Verde acredita que desta vez o desfecho será diferente.
mais