Artigos sobre FAO
FAO incentiva países da África Ocidental a incluir a proteção social nos fundos internacionais como o Fundo Verde para o Clima e os fundos ambientais globais
Esta é a principal recomendação da 16ª Reunião Multidisciplinar do Escritório Sub-regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a África Ocidental que aconteceu na cidade da Praia, Cabo Verde.
FAO realiza 16.ª reunião anual da Equipa Multidisciplinar na Praia
A cidade da Praia será o palco da 16.ª reunião anual da Equipa Multidisciplinar (MDT16) organizada pelo Escritório Sub-Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a África Ocidental. O evento, que ocorrerá de 19 a 22 de Novembro de 2024 no Hotel Praiamar, será realizado em formato híbrido e terá como tema: “Sinergia entre os actores: por uma proteção social dinâmica para reforçar a resiliência e garantir a segurança alimentar e nutricional na África Ocidental”.
Cabo Verde sem registo de pesca INN, mas realidade pode ser diferente
Dados oficiais não mostram casos de pesca à margem da lei, mas insuficiente fiscalização, pouca informação e inconsistência institucional levam peritos a defender que números não reflectem realidade.
"Economia azul é importante, mas deve ser combinada com outras estratégias e recursos" - DG FAO
O director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) considera que Cabo Verde deve focar-se na nova geração, para criar novos consumidores e aliar a economia azul a outras estratégias para crescer.
FAO pede a Cabo Verde para “pensar grande” e ser “Hong Kong de África"
O director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) elogiou esta quinta-feira, na Praia, a resiliência de Cabo Verde e instou o país a “pensar grande” para ser o “novo Hong Kong de África”.
Declaração Final apela a “conduta responsável” com as zonas costeiras de Cabo Verde
Conferência realizou-se, este ano, no Sal. Presidente da República alerta para desafios da poluição marinha. Para Ana Touza, representante da FAO em Cabo Verde, o momento é de “acelerar as nossas acções”.
Agora, a nossa prioridade é apoiar Cabo Verde na implementação da nova agenda para os SIDS
Assinala-se hoje o dia Mundial do Ambiente, efeméride que tem ganhado destaque à medida que os impactos anunciados das Mudanças Climáticas se tornam cada vez mais fortes. A efeméride, cujo lema, este ano, se centra na restauração da terra e luta contra desertificação, deu o mote para uma conversa com a coordenadora da ONU, em que se fala do trabalho das agências da organização, no âmbito do ambiente. Incontornável, pela condição arquipelágica do país, a recém aprovada Agenda de Antígua e Barbuda para os SIDS (ABAS) foi também um dos temas abordados. Uma agenda que Patrícia Portela de Souza avalia positivamente, e que considera ser “reflexo das demandas dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”.
FAO alerta para exploração insustentável de 46% dos stocks pesqueiros no Atlântico Este
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alerta que actualmente 46% dos ‘stocks’ pesqueiros no Atlântico Este estão a ser explorados a níveis não sustentáveis devido ao uso de equipamentos inadequados e à captura de juvenis. Diante dessa situação, a FAO enfatiza a necessidade de o país investir em técnicas de pesca não dependentes da captura de juvenis, como o cerco, para evitar a pesca excessiva de espécies destinadas ao uso de isco vivo.
FAO pede trabalho conjunto para criar respostas e soluções para diminuir pressão sobre recursos pesqueiros
A responsável do Programa da FAO em Cabo Verde afirmou hoje, no Mindelo, que os parceiros do sector da pesca devem trabalhar em conjunto na criação de respostas e soluções para diminuir a pressão sobre os recursos.
FAO. Agência da ONU inicia envio de forragem para animais para Gaza
A organização da ONU para a Alimentação iniciou hoje a entrega de forragens na Faixa de Gaza, pela primeira vez desde o início do conflito, para "salvar os animais" e garantir "a produção de alimentos nutritivos".
Conhecimento do acesso ao financiamento internacional é principal desafio dos projectos climáticos- NDA
A representante da Autoridade Nacional Designada (NDA) para o projecto Readiness, Carla Semedo, disse hoje que os principais desafios enfrentados pelas instituições públicas, mas também pelo sector privado e a sociedade civil no que diz respeito às alterações climáticas, é o conhecimento de como aceder ao financiamento internacional.
Commodities alimentares mais baratas em Outubro
O Índice de Preços de Alimentos da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), caiu 0,5% em Outubro, em relação a Setembro. Segundo a agência da ONU, os produtos lácteos foram os únicos que registaram aumento.
Cabo Verde pode aumentar substancialmente a sua autonomia alimentar
Depois de a FAO e o governo terem assinado mais um programa de cooperação no valor de 38 milhões de dólares, Ana Touza, representante daquele organismo da ONU, falou com o Expresso das Ilhas.
Edição 1138
Manchete, na edição desta semana do Expresso das Ilhas, para a entrevista com o Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde.
Cabo Verde e FAO assinam programa para acabar com a insegurança alimentar
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Cabo Verde assinaram esta terça-feira um programa de 38 milhões de dólares, mais do dobro do anterior, para acabar com a insegurança alimentar até 2027.
Ministro da Agricultura manifesta-se “optimista” em relação ao ano agrícola 2023/2024
O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, mostrou-se hoje “optimista” em relação ao ano agrícola 2023/2024 apesar de admitir ser ainda cedo para se tirar conclusões em relação aos resultados.
Cabo Verde quer melhorar logística agroalimentar para aumentar nutrição
O ministro da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que é "fundamental" separar a segurança alimentar e nutricional da produção agrícola e apostar na logística dos mercados e na educação para uma "melhor nutrição".
Pesca ilegal “não põe em risco a sustentabilidade do sector”
A pesca ilegal nas águas de Cabo Verde é um problema que tem sido denunciado ao longo dos anos. Cabo Verde tem sentido os efeitos desse fenómeno, “mas a situação ainda é controlável”, garante o Director Nacional de Pesca e Aquacultura. Já Tomy Mello, da Associação Biosfera I, defende mais e melhor fiscalização.
O mundo está numa crise de água. A agricultura pode liderar o caminho para se sair dela
O mundo não está a caminhar para uma crise de água. Já se encontra numa. Em muitos lugares, as captações de água excedem as taxas de recarga. As alterações climáticas estão a causar secas e inundações em todo o globo. As massas de água que suportam a biodiversidade vital e a produção de alimentos, tanto aquáticos como terrestres, estão comprometidas pela redução dos fluxos irregulares e da poluição.
FAO elogia liderança de Cabo Verde na agricultura com escassez de água
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) elogiou esta terça-feira a “liderança” de Cabo Verde na agricultura com escassez de água, notando que isso tem contribuído para a melhoria da segurança alimentar no país.
mais