Artigos sobre insegurança alimentar
Insegurança alimentar em Moçambique atinge 3,3 milhões de pessoas
Cerca de 3,3 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar em Moçambique, devido à seca e inundações, disse hoje a secretária executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), Leonor Mondlane.
"Níveis catastróficos" de insegurança alimentar em Gaza
Três agências das Nações Unidas (ONU) alertaram hoje no Conselho de Segurança para os "níveis catastróficos" de insegurança alimentar e "elevado risco de fome" que o povo de Gaza enfrenta e que "aumenta de dia para dia".
PM defende medidas imediatas e concretas para inverter quadro “preocupante” de insegurança alimentar na região africana
O primeiro-ministro defendeu hoje a necessidade da adopção de medidas concretas e imediatas de médio e longo prazo, visando inverter o quadro “preocupante” e “desolador” de insegurança alimentar na região do Sahel e da África Ocidental.
Insegurança alimentar aguda entre colheitas diminui 30%
A população em insegurança alimentar aguda em Cabo Verde diminuiu 30% no período entre colheitas (Junho a Agosto) deste ano, face à mesma época de 2022, de acordo com a estimativa de um relatório de vigilância agroalimentar divulgado pelas Nações Unidas.
Cabo Verde e FAO assinam programa para acabar com a insegurança alimentar
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Cabo Verde assinaram esta terça-feira um programa de 38 milhões de dólares, mais do dobro do anterior, para acabar com a insegurança alimentar até 2027.
Elísio Freire nomeia Porto Novo como “um dos municípios no limiar da insegurança alimentar”
O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social disse hoje, em Santo Antão, que o Governo está atento à situação social no município do Porto Novo, que está “no limiar da insegurança alimentar”.
EUA doam 100 mil dólares a Cabo Verde para combater insegurança alimentar
Os Estados Unidos anunciaram hoje que vão doar 100 mil dólares em assistência humanitária imediata a Cabo Verde para combater a insegurança alimentar que se generalizou no seguimento da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Edição 1075
O destaque principal da edição desta semana vai para o colóquio “Participação da Diáspora no Desenvolvimento de Cabo Verde”.
Cerca de 200 crianças morreram na Somália desde janeiro por desnutrição
Pelo menos 200 crianças morreram na Somália devido à desnutrição e doenças causadas pela crescente seca no país, que deixou mais de sete milhões de afectados e cerca de 805 mil deslocados, segundo um relatório divulgado hoje pela ONU.
G7 destina 4.700 milhões para combater insegurança alimentar
O grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7) alcançou hoje um compromisso no sentido de aplicar 4.700 milhões de euros em medidas para fazer face à "insegurança alimentar" provocada pela guerra na Ucrânia.
Todas as medidas do governo são no sentido de afastar o cenário da fome e mitigar a insegurança alimentar - Gilberto Silva
Há quase dois anos que os preços dos alimentos têm vindo a subir de forma acentuada. A guerra da Ucrânia veio aumentar a escalada, catapultando esses preços para novos recordes. A insegurança alimentar está a agravar-se em todo o mundo e o espectro da fome ameaça milhões de pessoas. Em Cabo Verde, país que importa mais de 80% dos produtos que consome, a situação é, claro, também complicada. Contudo, acredita o ministro da Agricultura, todas as medidas que estão a ser tomadas pelo governo deverão evitar que se chegue ao extremo de ter Fome em Cabo Verde.
Fome é “ponta de iceberg” e chegará a quem ainda não sofre de insegurança alimentar
Os graves níveis de fome atuais são a “ponta do iceberg”, e a insegurança alimentar deverá atingir pessoas que não corriam esse risco, afirma Monika Tothova, economista da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
Primeiro-ministro reconhece insegurança alimentar mas descarta existência de fome
Ulisses Correia e Silva, reconheceu esta segunda-feira situações de dificuldades e problemas de insegurança alimentar, mas descartou a existência de fome no país, tal como aconteceu na década de 40 do século passado.
Praga de gafanhotos do deserto agrava crise humanitária no Iêmen
Os insetos estão a destruir as colheitas em muitas partes Iêmen, que já enfrentava a maior crise humanitária do mundo, com dois terços da população a precisar de apoio.
14,4 milhões de pessoas irão precisar de ajuda alimentar no Sahel e na África Ocidental
Cerca de 14,4 milhões de pessoas no Sahel e na África Ocidental irão precisar de assistência alimentar imediata no próximo Verão, principalmente devido à insegurança na região, segundo uma entidade oficial.
Mais de 113 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar aguda
Mais de 113 milhões de pessoas em 53 países estavam à beira da fome e num estado de "insegurança alimentar aguda" em 2018, especialmente em África, segundo um relatório global sobre a crise alimentar, divulgado hoje em Bruxelas.
Dois milhões em insegurança alimentar severa em Moçambique
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que dois milhões de moçambicanos venham a sofrer de insegurança alimentar severa no país, até final de Março, um agravamento em relação ao último ano.
FAO estima em 30 mil o número de afectados pela insegurança alimentar em Cabo Verde
O director geral da FAO, José Graziano da Silva, estimou ontem em cerca de 30 mil as pessoas cuja segurança alimentar será afectada pela seca em Cabo Verde, manifestando-se satisfeito por as previsões iniciais não se terem concretizado.
Seca agrava risco de insegurança alimentar em partes de Moçambique
Uma rede de alerta para riscos de fome prevê que partes do centro e sul de Moçambique enfrentem maiores dificuldades no acesso a comida a partir de Junho, devido à seca, segundo um relatório consultado hoje pela Lusa.
mais