Artigos sobre mau ano agrícola
Programa de mitigação do mau ano agrícola já está em implementação em todas as ilhas
A directora geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária garantiu hoje que o programa de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola, aprovado pelo Governo em Outubro de 2021, já está a ser implementado conforme o previsto.
Cabo Verde precisa de dez milhões de euros para fazer face a mais um mau ano agrícola
O ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipe Tavares, disse hoje que Cabo Verde precisa de mobilizar dez milhões de euros para fazer face ao mau ano agrícola.
Situação de muitas famílias “é dramática” - Janira Hopffer Almada
A presidente do PAICV ( oposição), Janira Hopffer Almada, disse terça-feira, no Porto Novo, que “muitas famílias” em Santo Antão passam, nesta altura, por “uma situação dramática” que exige a intervenção “em tempo” do Governo.
Janira quer mais recursos para mitigar efeitos do mau ano agrícola
A presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, defendeu ontem que “a verba que o Governo destinou para combater o mau ano agrícola é manifestamente insuficiente” e pediu um reforço das ajudas disponíveis.
Seca deve ser encarada como realidade permanente, alerta PR
O Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca, defende que é preciso olhar para a seca como uma realidade quase permanente com a qual se deve conviver e tirar as devidas consequências.
Preço de água, falta de pasto e pragas entre as preocupações dos criadores de Tarrafal
A falta de água e o elevado preço da mesma, a falta de pasto, a má qualidade da ração, ataques de cães vadios, pragas de carrapatos. Preocupações dos criadores de gado do município de Tarrafal de Santiago.
"Temos o desafio de, com a mesma quantidade de terra e de água, produzir muito mais e melhor"
Cadeia de valor na agricultura, as fragilidades e os desafios da sua criação, a intervenção pública e o investimento privado, a água e a seca, as perdas de produção, as mudanças que serão necessárias na área agrícola, estes são alguns dos temas da entrevista com Gilberto Silva, Ministro da Agricultura e Ambiente.
Seca "está a pôr em causa a segurança alimentar" - PAICV
O PAICV volta a chamar a atenção do governo para o agravamento da situação socioeconómica das famílias, na sequência de mais um mau ano agrícola. Segundo o partido, a situação é mais calamitosa na ilha de Santo Antão, com maior incidência no concelho do Porto Novo, sem esquecer a região norte da Santiago, São Nicolau, a região sul do Fogo, e as ilhas de Boa Vista e Maio.
Governo destina 566 mil contos para programa de mitigação da seca
566 mil contos é o montante destinado à atenuação dos efeitos do mau ano agrícola, aprovado sexta-feira, em Conselho de Ministros. Anúncio feito hoje, na Praia, pelo ministro da Presidência, Elísio Freire.
“Há um verdadeiro desnorte e não se sabe qual é o rumo deste Governo” - PAICV
O PAICV acusa o Governo de desnorte na área da agricultura e pecuária. O maior partido da oposição, através da deputada Eva Ortet, considera que o executivo de Ulisses Correia e Silva está sem visão estratégica para o sector e não apoia os agricultores e criadores e gado, após dois anos de seca consecutiva.
“Governo não encara seca com fatalismo mas como desafio” – Gilberto Silva
O Governo reconhece que Cabo Verde atravessa mais um ciclo de seca, num contexto de mudanças climáticas, mas recusa-se a encarar a situação com fatalismo. Antes, diz o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o cenário é assumido como um dos maiores desafios do país, alinhando políticas públicas que permitam tornar o sector mais resiliente.
Ano agrícola em Santo Antão é “difícil e de desespero”
A situação do ano agrícola em Santo Antão, principalmente no município do Porto Novo e no Vale da Graça é de desespero. O cenário é descrito pelo presidente da Associação Agro-industrial da ilha, António Carente Pires, que fala num dos piores anos de seca de que se tem memória.
Governo distribui sementes a 10.500 agricultores
Cerca de 10.500 agricultores, considerados os mais vulneráveis devido à seca, estão a receber do governo sementes de milho, feijão pedra e feijão congo e aguardam agora pela vinda da chuva para ver crescer as culturas.
FAO estima em 30 mil o número de afectados pela insegurança alimentar em Cabo Verde
O director geral da FAO, José Graziano da Silva, estimou ontem em cerca de 30 mil as pessoas cuja segurança alimentar será afectada pela seca em Cabo Verde, manifestando-se satisfeito por as previsões iniciais não se terem concretizado.
Jorge Carlos Fonseca pede prorrogação de mandato do representante da FAO
O Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca solicitou ao director–geral da FAO a prorrogação do mandado do representante da organização em Cabo Verde, para até o final do programa emergência e mitigação dos efeitos do mau ano agrícola, em curso no arquipélago.
UCID alerta para “situação delicada” da ilha do Maio
A ilha do Maio encontra-se numa situação bastante delicada. Em causa, o mau ano agrícola, o desemprego e a necessidade de melhores condições de transportes marítimos e aéreos. A percepção é do presidente da UCID, António Monteiro, após uma visita de quatro dias à ilha.
Cabo Verde está longe de estar perante situação de crise alimentar e nutricional – Governo
Apenas 3,5% das famílias cabo-verdianas estão em situação de insegurança alimentar, o que demonstra que Cabo Verde está longe de estar perante uma crise alimentar e nutricional, garante o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.
Cabo Verde com reserva de alimentos básicos para mais de quatro meses
Cabo Verde tem neste momento uma reserva de alimentos básicos que dá para abastecer o mercado durante mais de quatro meses, apesar da seca e do mau ano agrícola que assola o país, avançaram quinta-feira fontes oficiais, na cidade da Praia.
FAO coloca Cabo Verde na lista de países a precisarem de assistência alimentar. Primeiro-Ministro diz que não
A organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) incluiu Cabo Verde na lista de países a necessitar de assistência alimentar externa, mas as autoridades cabo-verdianas asseguram que a situação não é de crise alimentar.
"Estamos injuriados, com fome e sede"
Em Santiago, driblar o mau ano agrícola e escassez de água tornou-se ginástica diária. Além de trabalhos pouco remunerados, são horas na fila para conseguir água e aguentar "até que Deus faça chover".
mais