Preço de água, falta de pasto e pragas entre as preocupações dos criadores de Tarrafal

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,4 mar 2019 8:06

​A falta de água e o elevado preço da mesma, a falta de pasto, a má qualidade da ração, ataques de cães vadios, pragas de carrapatos. Preocupações dos criadores de gado do município de Tarrafal de Santiago.

Após um encontro realizado, domingo, naquele município do interior de Santiago, a pedido dos próprios criadores de gado, com o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o presidente da associação Eduino Cortez pediu um compromisso por parte do Governo para que juntos possam ultrapassar os problemas em mais um ano de seca e mau ano agrícola.

De entre os problemas, o também criador de gado defendeu que a água para pecuária deveria ter uma tarifa igual à praticada na agricultura e não a tarifa doméstica.

“Se continuarmos desta forma, qualquer dia o sector da pecuária vai cair”, alertou o presidente da Associação dos Criadores de Gado do Tarrafal, informando que o gado tem morrido nesse concelho por falta de pasto.

Por sua vez, o ministro do Ambiente e Agricultura, Gilberto Silva, disse que o encontro não serviu apenas para falar de problemas, mas também de desafios.

“Ter uma silvopastorícia muito mais resiliente, significa dar combate às doenças, às pragas, ao contingente animal e à recuperação dos campos de pastagens” explicou.

Segundo o ministro, do trabalho de mitigação consta a construção de bebedouros e combate a carrapatos.

O Governo, garante, quer trabalhar com os criadores de gado, para uma pecuária “mais condizente com a situação da seca” que “é cada vez mais frequente”.

No que tange à água, disse que de momento é possível resolver o problema de distribuição e que a câmara possam dar um contributo “importante”. Sobre a questão de se reduzir o preço de água, afirmou que o mesmo não é problema essencial.

No encontro estiveram ainda presentes o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Nunes Soares, o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) local, o director-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária e técnicos do MAA.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,4 mar 2019 8:06

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 set 2019 23:22

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.