Artigos sobre seca

Sandra Horta quer promover Cabo Verde através da música
A artista cabo-verdiana Sandra Horta pretende colocar o seu primeiro trabalho discográfico no mercado no segundo semestre deste ano. Sandra Horta tem conquistado fãs, não só com a voz mas também com a sua criatividade musical.

Cabo Verde importa 330 mil plantas de morango mais resistentes à seca
Cabo Verde importou 330 mil plantas de morango de seis variedades diferentes, mais resistentes à seca e mudanças climáticas. As mesmas serão vendidas aos agricultores com a garantia de assistência técnica permanente.

FAO investe meio milhão de euros em Cabo Verde para levar água a 120 famílias
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) vai financiar Cabo Verde com mais de meio milhão de euros em dois projectos para mobilização de água para agricultura, prevendo beneficiar 120 famílias afectadas pela seca.

Jovens produzem pasto hidropónico para driblar secas
As secas têm fustigado Cabo Verde e a produção de pasto não é constante durante todo o ano, uma lacuna que começa a ser preenchida por dois jovens, com a produção hidropónica para oferecer aos criadores.

Uma solução ou extravagância
O mês de Setembro deixou o campo coberto de verde e agora, mesmo que venha a falhar a chuva de Outubro, percebe-se que a dupla pandemia-seca começa a ceder na frente climática e aliviar o sufoco que foi longe demais a massacrar e a espraiar o infortúnio por estas ilhas.

Burros invadem cidade na ilha da Boa Vista à procura de água e alimentos
Outrora um importante meio de transporte, os burros foram abandonados nos campos da ilha da Boa Vista e invadem a cidade de Sal Rei à procura de água e alimentos, mas um projecto quer pô-los a regressar.

Situação no meio rural “numa perspectiva de 8 ou 80" - parlamento
Os partidos no parlamento não se entendem sobre a real situação da população no meio rural. Se, por um lado, os partidos na oposição falam em medidas insuficientes para ajudar as famílias, por outro, o partido que sustenta o governo destaca os investimentos feitos no programa de mitigação da seca.

Governo distribui 300 mil contos para fazer face à seca
Resolução publicada no Boletim Oficial de dia 6 de Março distribui 300 mil contos por 21 dos 22 municípios do país. Sal foi o único município que não foi contemplado.

Governo declara situação de emergência hídrica até Outubro
O Governo declarou a situação de emergência hídrica em todo o país até Outubro de 2020, devido à seca acumulada nos últimos anos, admitindo neste período limitações temporárias ao consumo de água.

Victoria Falls reduzidas a um fio de água
Devido à seca severa que afecta a região, e que é já considerada a pior do século, as impressionantes quedas de água estão a sofrer um declínio sem precedentes, estando reduzidas a uma linha de água. O dedo é apontado às mudanças climáticas.

Câmara de Porto Novo desce preço da água auto-transportada
A câmara do Porto Novo decidiu reduzir o preço de água nas zonas altas do município, tanto para consumo humano, como para o gado,. A decisão surge na sequência de mais um ano de seca.

Seca acelera o êxodo rural
Desde sempre os poetas cabo-verdianos cantaram a chuva amiga. Mas nos últimos três anos esta tem-se revelado ingrata, falando uma tímida mantenha aos povos das ilhas, insuficiente para alegrar a vida daqueles que labutam nos campos e não só. Afinal, Cabo Verde tem vindo, nos últimos três anos, a sofrer duma das piores secas dos últimos 40 anos, com consequências nas vidas das pessoas. Umas delas é o migração rural, fenómeno que faz com que pessoas deixem os seus lares nas zonas mais do interior para procurarem melhores condições nos centros urbanos, para onde partem acompanhadas da saudade e das dificuldades.

Seca afecta quase 200 mil pessoas em Cabo Verde
A seca afecta 37% da população cabo-verdiana (196 mil pessoas), divulgou esta quinta-feira fonte do Ministério da Agricultura e Ambiente, adiantando que, além da mitigação dos efeitos, as autoridades estão a trabalhar na resiliência das famílias.

2020: Privatizações, autárquicas e seca testam Governo e partidos
Cabo Verde espera arrecadar 40 milhões de euros com as privatizações em 2020, ano em que os cabo-verdianos, sem aumentos salariais na função pública, voltam às urnas para as autárquicas, testando os dois maiores partidos antes das legislativas.

Destaques da edição 942
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a elevação da morna a Património da Humanidade: De Cabo Verde para o Mundo.

MpD elege escassez de água e falta de energia eléctrica como “problemas candentes” da Zona Norte do Porto Novo
A escassez de água decorrente da seca e dificuldades de energia eléctrica constituem, nesta altura, os problemas mais candentes da zona Norte do Porto Novo, Santo Antão, segundo os deputados do MpD, eleitos pelo circulo eleitoral da ilha.

Cerca de 4 milhões de contos investidos na mobilização de água - Governo
O Governo já investiu cerca de 4 milhões de contos na mobilização e gestão de água nos últimos anos. O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, no seu discurso de abertura do debate sobre o sector agrícola proferido no arranque da primeira sessão parlamentar de Novembro.

As secas. Fatalidades ou sintoma de falhas sistémicas?
Já em 1776 o economista Adam Smith notou o que hoje em dia é referido como o “paradoxo da água e do diamante”. Este paradoxo é alusivo ao facto que, embora que seja indispensável para a vida e as atividades económicas, a água é geralmente acessível a baixo preço enquanto o diamante, que é essencialmente uma ornamentação, é vendido a preço exorbitante. Esta situação que pode parecer irracional é ditada, obviamente, pela dinâmica entre a raridade e o preço dos bens económicos.

Oposição pede políticas claras para atenuar efeitos das alterações climáticas
Os partidos debatem hoje, no parlamento a estratégia do país para fazer face às alterações climáticas. Se, por um lado, os partidos na oposição pedem medidas claras de combate ao fenómeno, tendo em conta as vulnerabilidades do país aos choques externos, por outro, a maioria fala numa perspectiva de desenvolvimento sustentável, com efeitos práticos na economia.

Cabo Verde precisa de dez milhões de euros para fazer face a mais um mau ano agrícola
O ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipe Tavares, disse hoje que Cabo Verde precisa de mobilizar dez milhões de euros para fazer face ao mau ano agrícola.
mais