Edição 1057

PorExpresso das Ilhas,2 mar 2022 0:01

Esta semana a manchete do Expresso das Ilhas é feita com a entrevista a Adalgiza Vaz, Secretária de Estado do Fomento Empresarial.

Público e privado, partidos políticos e instituições financeiras, parceiros sociais e classe empresarial, segundo a secretária de estado há um consenso alargado à volta do Plano de Retoma da Economia, que será uma realidade dentro de um mês. Um plano que, garante a governante, tem as condições de financiamento mais vantajosas de sempre. O regresso da normalidade económica, com todas as incertezas que ainda existem, já está em marcha e esta conversa com o Expresso das Ilhas ajuda a perceber qual será a direcção da recuperação cabo-verdiana.

Também em destaque a reportagem sobre crimes ambientais em Cabo Verde.

O Ambiente e sua protecção são uma preocupação global incontornável, hoje presentes em todos os objectivos e planos de desenvolvimento em Cabo Verde e no mundo. Contudo, amiúde, assiste-se a vários ataques ambientais, comummente chamados de “crimes ambientais”. Uma maior atenção, nomeadamente a nível da fiscalização e aplicação da lei é importante, mas educação, sensibilização e prevenção continuam a ser os elementos fundamentais.

Na passada sexta-feira o governo e os parceiros sociais estiveram reunidos em mais uma sessão de trabalho do Conselho de Concertação Social em que o plano de retoma do sector privado e revisão do Código laboral foram os temas em agenda. Parceiros sociais temem consequências que a guerra na Ucrânia pode trazer para Cabo Verde.

Falamos também sobre o crescimento do mercado da internet em Cabo Verde. A maior parte dos países ligados à Internet está a crescer mais rápido do que antes da pandemia. Em Cabo Verde, entre 2021 e 2022, o número de utilizadores da internet e das redes sociais aumentou em 3.620 e 4.800 pessoas, respectivamente. Estas são algumas das conclusões do novo Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, publicado no mês de Fevereiro.

Neste número do Expresso das Ilhas há, também, destaque para os quatro anos de seca que atiraram o país para situação de calamidade. Agricultores, criadores de gado e líderes comunitários relatam cenário dramático e esperam chegada de apoios do governo.

Na Cultura destacamos o texto 'Dez Notas sobre Deflagrações de José Luís Hopffer C. Almada' de Jorge Fonseca de Almeida sobre a apresentação da nova, aumentada e revista versão de Deflagrações, obra do Poeta e Ensaísta cabo-verdiano José Luís Hopffer C. Almada.

A ler igualmente a opinião de António Viegas Bexigas com 'Compreender o conflito entre a Rússia e a Ucrânia'.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 mar 2022 0:01

Editado porAndre Amaral  em  2 mar 2022 15:23