Artigos sobre Conselho de Concertação Social
Governo quer aumentar salário mínimo para 17 mil escudos nos próximos OE
O Ministro das Finanças anunciou hoje que o Governo está a trabalhar, com os parceiros sociais no plano interno, visando aumentar o salário mínimo para 17 mil escudos nos próximos Orçamentos de Estado. Olavo Correia espera alcançar essa meta dentro de um ano, caso o quadro económico permita, e, caso contrário, em dois anos.
OE 2024 aumenta beneficiários de Rendimento Social de Inclusão - Governo
O Governo vai aumentar o número de beneficiários de Rendimento Social de Inclusão “de 2.600 para mais 9.000”, no Orçamento de Estado (OE) de 2024, anunciou, sexta-feira, o ministro das Finanças, Olavo Correia.
Concertação Social chega a acordo sobre aumento da licença de maternidade e paternidade
A licença de maternidade vai aumentar de 60 dias para 90 dias e de paternidade de 2 para 10 dias. A decisão saiu do Conselho de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia, presidido pelo Primeiro-Ministro.
Salário mínimo deverá subir para 14 mil escudos em 2023. Funcionários públicos com aumentos - CCSL
O salário mínimo nacional deverá subir de 13 para 14 mil escudos no próximo ano. Na administração pública haverá aumentos de 1 a 3,5% para salários até 69 mil escudos. Revelação feita pelo presidente da CCSL no final da reunião do Conselho de Concertação Social.
Primeiro-ministro garante melhoria salarial só depois da crise
Novo encontro entre governo e parceiros sociais decorreu esta terça-feira. À saída da reunião Ulisses Correia e Silva voltou a pôr de parte a possibilidade de em 2023 haver aumentos salariais.
Parceiros sociais unânimes: não há aumentos salariais
Não há condições para aumento salarial este ano. A decisão saiu do Conselho de Concertação Social, que decorreu esta manhã, na cidade da Praia, presidido pelo Primeiro-Ministro.
Parceiros apoiam Plano de Retoma do sector privado
Parceiros sociais e governo estiveram reunidos, na sexta-feira, 25 de Fevereiro, para mais uma ronda de negociações de concertação social. Plano de Retoma do sector privado e revisão do Código Laboral foram os temas em agenda. Parceiros sociais temem consequências que a guerra na Ucrânia pode trazer para Cabo Verde.
Edição 1057
Esta semana a manchete do Expresso das Ilhas é feita com a entrevista a Adalgiza Vaz, Secretária de Estado do Fomento Empresarial.
Conselho de Concertação Social aprova plano de retoma económica apresentado pelo Governo
O Conselho de Concertação Social aprovou esta sexta-feira, o plano de retoma económica apresentado pelo Governo, num encontro em que os parceiros ficaram “satisfeitos” com as propostas, manifestando “engajamento” para a sua implementação.
UNTC-CS quer aumento salarial para os trabalhadores de pelo menos 2%
A Secretária Geral da UNTC-CS entende que há margem para um aumento salarial de pelo menos 2%, ao contrário daquilo que diz o ministro das Finanças. Olavo Correia já descartou qualquer possibilidade de aumento salarial na função pública para 2022, face às actuais condições económicas e financeiras do país.
Não há aumento salarial para a função pública em 2022
Ministro das Finanças descartou, esta sexta-feira, qualquer possibilidade de subida salarial para a função pública, no próximo ano. Olavo Correia disse que mais despesas provocariam um desequilíbrio orçamental e financeiro.
Parlamento aprova Moção de Confiança
O Parlamento aprovou esta segunda-feira, em sessão extraordinária especial, a Moção de Confiança do governo do Movimento para a Democracia (MpD), liderado por Ulisses Correia e Silva.
Joaquina Almeida, presidente da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) : Principal objectivo do primeiro lay-off não foi atingido
Entra esta quarta-feira em vigor, por um período de três meses, o segundo lay-off simplificado, uma medida do governo para mitigar os efeitos da crise económica provocada pela pandemia da COVID-19. Para a presidente da UNTC-CS, Joaquina Almeida, se o principal objectivo desta medida foi ajudar as empresas em dificuldades por forma a evitar despedimentos, tal objectivo não foi alcançado “em boa parte das empresas devido às condições impostas que são ausência de dívidas para com o INPS e para com o Fisco”.
Governo inicia consultas sobre Orçamento Rectificativo
O Governo inicia hoje audições com associações empresariais, partidos políticos e organizações da sociedade civil para apresentar a proposta do Orçamento do Estado Rectificativo para 2020, antes de seguir para o parlamento, anunciou o vice-primeiro-ministro.
Apoios à economia : Ajudar as empresas a regressarem ao normal e mais adaptadas ao novo contexto mundial
Mais de 500 empresas já recorreram aos apoios disponibilizados pelo governo para continuarem a funcionar neste período de crise provocada pela Covid-19. Todos estes apoios já somam mais de um milhão de contos, seja através do pedido de crédito, seja de moratórias. Pedro Barros, presidente do conselho de administração da Pró-Empresa, diz ao Expresso das Ilhas que já há também empresas a pensar no pós-crise, a tentarem saber no que deverão investir.
Presidente da República manifesta “grande satisfação” por medidas para mitigar efeitos
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manifestou esta quarta-feira “grande satisfação” pelas medidas anunciadas para mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no país e felicitou o Governo e os seus parceiros sociais pela “grande responsabilidade”.
Todos os hotéis de ilha mais turística de Cabo Verde vão suspender actividade
Todos os hotéis do Sal, a ilha mais turística de Cabo Verde, vão suspender as suas actividades por causa do coronavírus, disse à Lusa fonte sindical, que considerou boas as medidas para proteger os trabalhadores e as empresas.
Governo e parceiros sociais acordam medidas de apoio a empresas e empregos
O governo avançou hoje um conjunto de medidas de mitigação e de apoio às empresas e à protecção dos trabalhadores a vigorar imediatamente durante três meses. Tudo isto para minimizar os impactos causados pela COVID-19 . As medidas saíram de uma reunião extraordinária do Conselho de Concertação Social.
Conselho de Concertação Social reúne com os parceiros na terça-feira
O Governo irá reunir com os parceiros na próxima terça-feira, 24, para discutir e avaliar as condições de vida dos trabalhadores cabo-verdianos. Manutenção dos postos de trabalho é a prioridade da UNTC-CS.
Joaquina Almeida sobre o actual momento da UNTC-CS: "Não podemos continuar a aprofundar as situações de injustiça social"
Três anos depois da sua eleição para o cargo de Secretária-Geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida traça o perfil actual da sua organização. Muitos e grandes desafios, mas uma enorme confiança e vontade de vencer os desafios e as dificuldades e contribuir para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores cabo-verdianos.
mais