Artigos sobre IVA

Oposição quer mudanças, MpD pede coerência
Orçamento do Estado para o próximo ano vai ser hoje discutido na especialidade na Assembleia Nacional. Oposição quer fazer alterações ao documento, MpD diz que o executivo de Ulisses Correia e Silva está disponível para ouvir as propostas, mas pede coerência.

OE’2024: PAICV vai propor redução do IVA para 0% na electricidade e água, MpD diz que medida não resolve situação dos cabo-verdianos
O PAICV vai propor a redução do imposto sobre valor acrescentado (IVA) de oito para zero por cento (%) na electricidade e água, mas o MpD diz que essa medida não vai resolver os problemas dos cabo-verdianos.

Aplicação do IVA de 15% no preço do gelo preocupa CCS
O presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues, diz-se preocupado com o aumento de preço do gelo devido à implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de 15% e o seu impacto nos sectores críticos, especialmente nas pescas e na agricultura.

OE 2024 “é realista, ambicioso e focado naquilo que é essencial”
O Orçamento de Estado para o próximo ano (OE2024) vai subir ao parlamento. Segundo o Ministro das Finanças, está projectado para responder às necessidades emergenciais e focado para impulsionar a dinâmica das reformas das actividades económicas. Tem como principais pilares a procura pela estabilidade económica, a promoção de reformas e investimentos para criar empregos e o compromisso com a protecção dos mais vulneráveis. É também um Orçamento que quer aumentar o potencial de crescimento económico e que procura garantir uma economia mais aberta ao mundo através do turismo sustentável, mais verde, mais azul, mais digital, mais sustentável, mais inteligente, como explica Olavo Correia nesta entrevista ao Expresso das Ilhas.

Um orçamento optimista apesar do clima de incerteza
Três objectivos, cinco prioridades, quase 86 milhões de contos – já são conhecidas as principais directrizes do Orçamento de Estado para o próximo ano. Durante a apresentação do documento, em conferência de imprensa, o ministro das finanças, Olavo Correia, garantiu subida do ordenado mínimo, descida da dívida pública, queda da inflação, aumento do número de beneficiários da pensão social, mais dinheiro para os municípios e subsídio de desemprego para os trabalhadores domésticos.

Receitas do Estado disparam nos primeiros quatro meses do ano
As receitas do Estado aumentaram 23,8% até Abril, em termos homólogos, para 18.454 milhões de escudos, impulsionadas pelo crescimento dos impostos arrecadados, indicam dados oficiais.

Governo ainda não decidiu se vai aplicar ou não IVA zero
O Governo ainda não tem uma decisão quanto a possibilidade de aplicar a medida do IVA zero em produtos alimentares essenciais.

Governo considera "normal" manifestação anunciada para o 1.º de Maio
O Primeiro-ministro reage com naturalidade à manifestação dos trabalhadores contra o aumento do custo de vida, marcada para o dia 1 de Maio. Ulisses Correia e Silva diz que os protestos fazem parte de um Estado democrático.

Ministro das Finanças admite IVA zero em alguns produtos alimentares
O ministro das Finanças, Olavo Correia, anunciou hoje que o Governo está a analisar a possibilidade de aplicar a medida do IVA zero em certos produtos alimentares essenciais.

Obras paralisam devido aos elevados custos de construção
A escalada de preços está a contagiar toda a economia e está a impulsionar a subida dos preços no sector da construção civil. Donos de lojas de materiais de construção e empreiteiros assumem que se não subirem um pouco mais os preços, perdem dinheiro. Por outro lado, aqueles que começaram as suas obras antes da inflação não têm previsão de quando as terminar, já que o custo duplicou.

Preços dos alimentos disparam e rendimento dos cabo-verdianos não acompanha
Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostram que os preços aumentaram 7,6% em 2022. Já 2023, arrancou com aumentos generalizados no preço dos bens de consumo, com especial atenção para o pão que vai deixar de ser consumido por muitas famílias que continuam a revelar dificuldades em suportar os gastos com as compras alimentares.

“O ano de 2022 foi uma mescla de desafio, exigência, resiliência e muita incerteza”
A crise climática e suas consequências, a pandemia da COVID-19 e a guerra provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, fez instaurar, a nível global, uma profunda incerteza.

Contingências e emergências continuam prioridades no OE 2023
O Orçamento de Estado para o ano económico de 2023 prioriza continuar a gerir as contingências e as emergências para proteger as pessoas, empresas e relançar a economia, segundo anunciou hoje o Primeiro-Ministro.

Correios de Cabo Verde admitem erro na informação veiculada sobre cobrança do IVA nas exportações para Europa
O PCA dos Correios de Cabo Verde (CCV) reconheceu esta terça-feira que houve falha de comunicação por parte da instituição na informação veiculada esta segunda-feira de que a mesma passaria a cobrar IVA nas exportações para a Europa.

Governo apresenta Sistema Integrado de Inspecção Tributária para detectar inconformidades do IVA
O Governo apresentou esta quarta-feira, na Cidade da Praia, o Sistema Integrado de Inspecção Tributária (SIIT) para auditar e detectar as inconformidades do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA).

Apoio do FMI prevê metade do IVA arrecadado por Cabo Verde com factura electrónica
O programa de apoio do FMI a Cabo Verde, com um financiamento de 59 milhões de euros, prevê o compromisso de até ao final do ano pelo menos metade das receitas com o IVA serem provenientes de facturação electrónica.

Inflação continua a vir de fora para dentro
As pressões inflacionistas aumentaram em Março, com as taxas de inflação homóloga (7,6) e média anual (3,8) a seguirem as trajetórias crescentes. Cenário internacional, principalmente os preços dos combustíveis e dos alimentos, continua a ter impacto em Cabo Verde. É o que mostram os dados do último relatório sobre os Indicadores Económicos e Financeiros, do Banco de Cabo Verde.

Turismo de Cabo Verde: retoma ou continuação da queda?
Como já é costume (positivo) o INE publicou o seu relatório sobre o estado do turismo em 2021 e a Inforpress trouxe ao público o resumo do documento, infelizmente, pela negativa, com o sensacional título:

Visão e perseverança
Os efeitos da guerra na Ucrânia já se fazem sentir terrivelmente nos preços de todos os produtos a começar pelos combustíveis e bens alimentares. Inaugura-se um novo período de preços voláteis em produtos essenciais devido a tensões geopolíticas e a escassez no mercado a ponto de ruptura de stocks por razões que têm a ver com a diminuição da oferta na origem e por constrangimentos logísticos no transporte e na distribuição.

A recuperação ligeira de 2021 e a queda profunda de 2020
São dois relatórios que permitem perceber onde está a economia cabo-verdiana (Indicadores Económicos e Financeiros, Fevereiro 2022, do BCV) e de onde veio (Barómetro de Conjuntura do 4º Trimestre de 2020, do Ministério das Finanças). Mas fora da equação está ainda a guerra na Ucrânia, que pode baralhar as projecções e aumentar a incerteza à volta da retoma. O FMI já avisou que o conflito no Leste da Europa vai ter impacto na economia mundial.
mais