Artigos sobre polícia militar
Afectação de Fundos do Ambiente e Turismo aumentou investimentos das autarquias - PM
MpD promoveu debate sobre descentralização do país e assegurou que para o governo tanto a descentralização como o desenvolvimento local são “eixos fundamentais”, PAICV pede cumprimento de promessas feitas em 2016 e acusa o executivo de asfixiar as autarquias por si lideradas. UCID quer avançar com a regionalização para garantir desenvolvimento do país e Primeiro-ministro destacou as reformas que têm sido realizadas pela sua equipa.
“Temos um país mais resiliente que foi colocado a toda a prova”
No dia em que o Parlamento debate o estado da Nação, que marca o término do ano político, Ulisses Correia e Silva, traça o retrato de um país hoje mais resiliente depois de ter sido posto à prova pela pandemia da Covid-19 e pela crise inflacionista, provocada pela guerra na Ucrânia. O Primeiro-ministro considera que o país soube fazer face a estas crises, ressaltando o crescimento económico que o país registou nos últimos dois anos pós-pandemia. “Mas não é apenas o crescimento económico. É um crescimento económico com redução do desemprego, redução da taxa da pobreza, acompanhada de políticas inclusivas e activas de empregabilidade e de inclusão e protecção social, o que demonstra que conseguimos fazer face a situações difíceis; conseguimos recuperar, estamos a relançar a economia e há um sentimento de confiança positivo, não só a nível externo, mas também dentro de Cabo Verde”, ressalta. O Chefe do Executivo diz esperar deste estado da Nação um debate clarificador, com menos fricção e com apresentação de alternativas políticas por parte da oposição.
PM enaltece espírito de superação dos cabo-verdianos
Na tradicional mensagem de Natal, o primeiro-ministro enfatizou a união como a força motriz do povo cabo-verdiano e destacou que, apesar dos desafios, a resiliência e a determinação conduzem Cabo Verde para um futuro promissor, marcado por conquistas, desenvolvimento sustentável e esperança renovada.
Polícia Militar confirma pelo 2 mortos nos confrontos armados em Bissau
A Polícia Militar guineense disse à Lusa que pelo menos dois militares morreram nos combates registados em Bissau na madrugada e manhã de hoje entre agentes da Guarda Nacional e elementos do Batalhão do Palácio presidencial.
PM apela à estabilidade social e laboral nas negociações salariais
O Primeiro-ministro apelou terça-feira à estabilidade social e laboral como pilares essenciais, durante as negociações salariais com várias classes, incluindo professores e médicos e realçou que as medidas em discussão com os sindicatos abrangem várias áreas, não se resumindo apenas à actualização salarial.
Evitar correr para os extremos
A tendência para o extremar de posições sobre as mais diferentes matérias tem vindo a tornar-se uma característica cada vez mais pronunciada das democracias. As consequências vêem-se designadamente na crescente polarização política, na crispação política permanente, nas guerras culturais que sobem de tom e na ascensão da extrema-direita a par de uma esquerda mais focada em questões identitárias.
Disputa de protagonismo
Em declarações à imprensa o presidente da república José Maria Neves disse que espera que, ao que chamou de “disputa de protagonismo” entre o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro António Costa, não faça escola em Cabo Verde. Pelas declarações que fez a seguir, a propósito de fundos para apoiar jornalistas e órgãos de comunicação social na cobertura de visitas presidenciais e do governo, fica-se com forte impressão de que aqui também já há essa disputa.
Apoiantes de Bolsonaro destroem carros e tentam invadir Polícia Militar
Apoiantes do ainda Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tentaram invadir na segunda-feira à noite a sede da Polícia Militar, em Brasília, destruíram vários carros e queimaram um autocarro, na sequência da detenção de um manifestante.
PM responde às críticas da Oposição
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, fez, esta segunda-feira, uma comunicação ao país em que apresentou o Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano e respondeu às críticas da oposição de que o Orçamento é um documento com medidas “despesistas e irracionalistas”.
Democracia e eficiência
Finalmente tomou posse esta segunda-feira o novo ministro do Mar depois de mais de um mês que formalmente o Primeiro-ministro tomou conhecimento do pedido de demissão do cargo apresentado por Paulo Veiga.
Não adiar o futuro com divisões
Pela primeira vez num acto solene de primeira grandeza como é o de investidura do presidente da república o discurso do presidente eleito foi proferido num modo bilingue, parte em português, parte em crioulo.
Desmantelada quadrilha que praticava vários crimes no interior de Santiago
As autoridades desmantelaram uma quadrilha com 15 homens suspeitos de vários crimes no interior da ilha de Santiago, entre eles roubo com violência e uso de arma, tendo todos ficado em prisão preventiva, foi hoje anunciado.
EDITORIAL : O regresso da política
Passados os momentos piores da pandemia da covid-19, assiste-se em muitos países ao recrudescer da actividade política com as polarizações de sempre e em certos casos com as costumeiras ameaças de bloqueio.
Bolsonaro quer isentar punição contra polícias em operações
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, enviou ao Congresso Nacional um projecto de lei para isentar agentes das forças armadas e das polícias de eventuais punições criminais durante operações de segurança.
Polícia prende suspeito de homicídio da vereadora Marielle Franco
A polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu hoje o ex-polícia militar Renato Nascimento Santos, suspeito de estar no carro que transportava o assassino da vereadora e activista dos direitos humanos Marielle Franco.
Onda de violência no Rio de Janeiro já matou mais de 50 polícias este ano
A morte de um polícia militar na madrugada de hoje no Rio de Janeiro elevou para 51 o número de agentes de segurança mortos naquele estado brasileiro este ano, divulgou hoje a imprensa brasileira.
Agente das forças de operações especiais do Rio de Janeiro morto na favela Rocinha
Um agente das forças de operações especiais do Rio de Janeiro morreu, na quarta-feira, e três ficaram feridos durante um tiroteio na Rocinha, a maior favela da cidade, anunciaram fontes oficiais.
Editorial: Tardia e de eficácia duvidosa
Finalmente aconteceu a remodelação do governo de Ulisses Correia e Silva. Fora anunciada em Maio último pelo próprio primeiro-ministro e a expectativa geral era que iria verificar-se logo nas semanas seguintes.
mais