Artigos sobre Turismo de Cabo Verde
“Ter 3 a 4 milhões de turistas em Cabo Verde é um número realista a médio prazo”
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) bateu o recorde de público na edição deste ano, em que Cabo Verde foi o destino internacional convidado e um dos destaques do certame. Na quinta-feira passada, de manhã até ao final da tarde, o arquipélago mostrou a nova estratégia para o turismo, os novos segmentos a serem explorados, as oportunidades de investimento, os novos sectores estratégicos e modelos de financiamento. Falou-se da nova visão que assenta num desenvolvimento sustentável, um crescimento saudável, olhando para as preocupações ambientais, sociais e económicas. De um crescimento não apenas baseado na quantidade, mas também na qualidade. De um turismo praticado em todas as ilhas e que, em complemento ao sol e praia, abarque também a natureza, a cultura, os cruzeiros, ou os nómadas digitais. Apontou-se os objectivos de promoção que vêm com a nova marca do turismo de Cabo Verde, uma promoção feita de dentro e não a reboque dos grandes grupos. Em Lisboa, o Expresso das Ilhas falou com o Ministro Carlos Santos, que esteve na BTL a apresentar para os empresários portugueses a nova estratégia para o turismo cabo-verdiano.
PM apela à estabilidade social e laboral nas negociações salariais
O Primeiro-ministro apelou terça-feira à estabilidade social e laboral como pilares essenciais, durante as negociações salariais com várias classes, incluindo professores e médicos e realçou que as medidas em discussão com os sindicatos abrangem várias áreas, não se resumindo apenas à actualização salarial.
Ilha do Sal recebe voo Charter da Vangartour
A ilha do Sal recebe nesta segunda-feira, 22, o primeiro voo charter da operadora turística Vanguartour Travel & events, da Ucrânia Feerie, em parceria com o BarracudaTours de Cabo Verde.
Ministro defende que turismo continuará a ser a âncora da economia nacional
O ministro do Turismo e Transportes defendeu este sábado, que o país jamais poderá pensar em competir com os gigantes do turismo se optar e continuar a apostar num turismo massificado. Carlos Santos sublinhou que o sector continuará a ser a âncora da economia cabo-verdiana e o rebocador das outras actividades, sendo certo que o governo apostou na sustentabilidade como variável a nortear o crescimento do país nos próximos anos.
TUI Holanda retoma operações para Cabo Verde
A operadora TUI Holanda anuncia a retoma a partir de hoje, 15, das operações para as ilhas da Boa Vista e do Sal.
TUI Alemanha retoma voos para Sal
A operadora TUI Alemanha retoma a partir de hoje, 7, as operações para a ilha do Sal. O primeiro voo, proveniente de Frankfurt aterra no aeroporto Amílcar Cabral às 17h30.
“É motivo de orgulho Cabo Verde acolher um evento internacional que diz respeito a toda África” – Câmara do Turismo
O presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Gualberto do Rosário, considerou hoje que é “motivo de orgulho” Cabo Verde acolher a 64ª Reunião da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) em África, que terá lugar no dia 02 de Setembro, na ilha do Sal, e da qual Cabo Verde é eleito, pela primeira vez, como país anfitrião.
“Na economia caboverdiana, a alternativa ao turismo é o turismo” “Em termos de mercado emissor a alternativa à europa é a europa”
Muito se tem falado e escrito sobre o turismo e muito se vai falar e escrever ainda. E por muitos anos. Sem comprovar com números, muitos têm acusado os sucessivos governos de Cabo Verde de promover a “monocultura do turismo”.
Cabo Verde vence prémio “Destination Tourism Awards 2021”
Cabo Verde foi distinguido pela agência holandesa Reisgraag.nl com o galardão de ouro da 10ª edição do prémio “Destination Tourism Awards 2021”. A maior pontuação foi registada no quesito "hospitalidade".
Foi (e ainda está a ser) um descalabro
A pandemia arrasou o Turismo, sector que representa cerca de 25% do PIB de Cabo Verde, e com isso a economia do país. Há milhares e milhares de pessoas afectadas por esta quebra, na maioria mulheres, que constituem o grosso dos trabalhadores da área. O impacto é “devastador” e a recuperação, que certamente será gradual, terá de dar especial atenção às questões de género.
COVID-19 obriga as famílias a mudarem planos de férias
Normalmente o Verão é sinónimo de festas, festivais, praia e viagens. Entretanto, devido às mudanças provocadas pela COVID-19, por cá, este ano as férias de Verão estão um pouco diferentes, sobretudo para aqueles que todos os anos vão para a Europa e para aqueles que planearam a viagem para Agosto deste ano.
Cruz Vermelha de Cabo Verde e Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde vão distribuir refeições a cem idosos
"Refeição Quente" é nome do projecto que será implementado na cidade da Praia pela Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, (EHTCV) e Cruz Vermelha de Cabo Verde, para alimentar pessoas e famílias em situação de emergência social. O protocolo de colaboração foi assinado esta tarde, na Praia.
Turismo em Cabo Verde
Cabo Verde apresenta-se como um destino turístico em desenvolvimento, tendo demonstrado nos últimos anos uma acentuada evolução.
Associação de agências de viagens aponta reforço do turismo interno como uma das vias para sobrevivência
O presidente da Associação das Agências de Viagens e Turismo (AAVT) de Cabo Verde, Mário Sanches, apontou hoje o reforço do turismo interno como uma das vias para a sobrevivência das agências cabo-verdianas de viagens e turismo.
“Até hoje faltou um organismo capaz de dialogar com os empresários do sector turístico”
Os operadores turísticos da ilha do Sal aguardam ansiosamente o inicio de funções do Instituto do Turismo de Cabo Verde, ITCV, com sede na ilha. Muitas são as áreas que carecem de melhoria pelo que esperam que a nova instituição, criada pelo Governo, possa intervir positivamente para a melhoria do sector e das condições de trabalho daqueles que vivem do Turismo na ilha do Sal e, no país.
Operadores não concordam com calendário do governo
Não está em causa a decisão de conceder livre circulação para cidadãos europeus, mas sim as datas para a sua entrada em vigor. O tema juntou à mesma mesa, esta segunda-feira, membros do executivo e empresários ligados às principais operadoras turísticas instaladas em Cabo Verde. Os privados consideram que a questão da supressão dos vistos não tem sido analisada da melhor forma, o que tem criado incertezas e preocupações no seio dos operadores. Além disso, também se queixam de não terem sido ouvidos apropriadamente.
mais