Artigos sobre Lay off’
Trabalhadores da Atunlo queixam-se de incumprimentos no ‘lay-off’
Dois dos 210 trabalhadores da empresa espanhola de processamento de pescado Atunlo, na ilha de São Vicente, denunciaram atrasos e incumprimentos no ‘lay-off’ decretado em Fevereiro, queixando-se que falta dinheiro para bens essenciais, como alimentação.
‘Lay-off’ custou mais de 1,36 milhões de contos à previdência social em 2021
A segurança social gastou mais 1.360 milhões de escudos com o regime de ‘lay-off’ simplificado devido à covid-19 em todo o ano de 2021, segundo dados oficiais compilados pela Lusa.
SITTHUR pede ao Governo a renovação do lay-off por forma a socorrer os trabalhadores da TACV
O presidente do Sindicato dos Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) reiterou hoje o pedido para renovação do lay-off que vigorou até 31 de Dezembro de 2021, como forma de socorrer os trabalhadores da TACV que passam por situação difícil.
2021: Economia em revista
COVID-19, recessão económica, queda do PIB, lay-off, moratórias, aumento da dívida interna foram algumas das palavras que mais ouvimos, lemos e dissemos durante este ano.
Parlamento aprova quinta alteração à lei que instituiu o lay-off
O Parlamento aprovou hoje na generalidade, a quinta alteração à lei que institui o Regime Simplificado de Suspensão do Contrato de Trabalho (lay-off) aplicada às alterações de capitais maioritários ou exclusivamente públicas com expressa autorização da tutela governamental, às entidades empregadoras de natureza privada e aos trabalhadores no sector das indústrias e serviços exportadores do turismo e actividades conexas.
UNTC-CS quer aumento salarial para os trabalhadores de pelo menos 2%
A Secretária Geral da UNTC-CS entende que há margem para um aumento salarial de pelo menos 2%, ao contrário daquilo que diz o ministro das Finanças. Olavo Correia já descartou qualquer possibilidade de aumento salarial na função pública para 2022, face às actuais condições económicas e financeiras do país.
Novo período de ‘lay-off’ em Cabo Verde com efeitos retroativos a 01 de julho
O novo período de ‘lay-off’ em Cabo Verde, até 30 de setembro, aprovado devido às consequências económicas da pandemia, foi publicado sexta-feira,6, e as empresas podem pedir a sua aplicação com efeitos retroativos a 01 de julho.
Associação Empresarial de Cabo Verde exige aprovação da lei de prorrogação do lay-off
A Associação Empresarial de Cabo Verde exigiu, esta quarta-feira, a aprovação lei de prorrogação do lay-off que terminou em 30 de Junho. A associação afirma que a publicação da lei, “com semanas de atraso”, tem efeito retroactivo, com consequências nos pagamentos dos trabalhadores que irão receber os subsídios e os salários de Julho no mês de Setembro.
Menos de 4.900 trabalhadores em ‘lay-off’ em Abril
Quase 4.900 trabalhadores estavam em situação de ‘lay-off’ em Abril, a receber 70% do salário, o valor mensal mais baixo desde o início da pandemia, segundo dados oficiais. O número de beneficiários do subsídio de desemprego também continua a descer.
Cabo Verde tinha mais de 5.500 trabalhadores em ‘lay-off’ em Março
Mais de 5.500 trabalhadores estavam em situação de ‘lay-off’ em Março, a receber 70% do salário, devido à crise provocada pela pandemia de covid-19, mais do que o total em Janeiro, segundo dados do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) consultados hoje pela Lusa.
INPS: Quase 5.500 trabalhadores estavam em ‘lay-off’ em Janeiro
Segundo dados do INPS quase 5.500 trabalhadores estavam, em Janeiro, em situação de ‘lay-off’, a receber 70% do salário, devido à crise provocada pela pandemia de covid-19.
Novo período de ‘lay-off’ de três meses para empresas com quebras de 70% face a 2019
O quinto período de três meses de ‘lay-off’ vai vigorar no país até 30 de junho, abrangendo empresas com quebras de facturação acima de 70%, mas face a 2019, devido aos efeitos da pandemia de covid-19.
Banco de Cabo Verde alerta para retirada “extemporânea” de medidas como o ‘lay-off’
O Banco de Cabo Verde alerta que as metas de crescimento económico para 2021 podem ficar em causa com a retirada “extemporânea” das medidas de apoio às empresas e famílias, como o ‘lay-off’, de mitigação à crise provocada pela pandemia.
‘Lay-off’ prorrogado até 30 de Junho
O regime de ‘lay-off’ simplificado, em vigor há um ano para mitigar as consequências económicas da pandemia, vai ser estendido por mais três meses, até 30 de Junho, conforme proposta do Governo a aprovar hoje no parlamento.
Um ano de Covid, tempo para reflexão
Um ano a conviver com a Covid-19 devia ser momento de uma reflexão profunda de como se encarou a pandemia, de como as pessoas se adaptaram às exigências dos novos tempos e de como as políticas públicas e o Estado mudaram para responder aos novos desafios.
Foi (e ainda está a ser) um descalabro
A pandemia arrasou o Turismo, sector que representa cerca de 25% do PIB de Cabo Verde, e com isso a economia do país. Há milhares e milhares de pessoas afectadas por esta quebra, na maioria mulheres, que constituem o grosso dos trabalhadores da área. O impacto é “devastador” e a recuperação, que certamente será gradual, terá de dar especial atenção às questões de género.
Cerca de 38 mil trabalhadores contemplados com o regime de ‘lay-off’ no ano passado -ministra
A ministra da Justiça e do Trabalho, Janine Lélis, revelou hoje que no ano passado foram abrangidos “quase 38 mil trabalhadores” com o regime de ‘lay-off’ aplicado no quadro da pandemia de covid-19.
Covid-19: ‘Lay-off’ em Cabo Verde até 31 de Março mas só a quebras de 70% na facturação
O novo período de ‘lay-off’ em Cabo Verde vai vigorar até 31 de Março, reduzindo a comparticipação das empresas no pagamento dos trabalhadores e condicionando a sua atribuição a quebras de 70% na facturação.
COVID-19: “Governo deu com uma mão e tirou com a outra”, diz presidente da CCISS
O presidente da Câmara de Comércio do Sotavento, Jorge Spencer Lima, disse hoje que o Governo “deu com uma mão e tirou com a outra” na questão de apoios às empresas na sequência da pandemia da covid-19.
Covid-19/Ilha do Sal: Trabalhadores do Hotel Meliã protestam contra decisão da empresa em lhes pagar 11 mil escudos de salário
Os trabalhadores do Hotel Meliã, em ‘lay off’, no Sal, protestam contra a “decisão unilateral” da administração da empresa que lhes quer pagar 11 mil escudos de salário, e reclamam intervenção do Governo para reposição da legalidade.
mais