Artigos sobre Banco de Cabo Verde
Economistas percebem posição do Banco de Cabo Verde
Apesar da inflação estar a diminuir, o Banco de Cabo Verde aumentou as principais taxas de juro – a taxa diretora para 1,75%, as taxas de facilidade permanente de cedência de liquidez para 2,00% e de facilidade permanente de absorção de liquidez para 1,20% e a taxa de redesconto para 2,75%, com efeitos a partir de 18 de Novembro. O Expresso das Ilhas falou com alguns economistas para lhes perguntar se esta subida se justifica e quais serão as consequências.
Relatório do BCV aponta estabilidade do sector financeiro em 2023 apesar da “conjuntura de incertezas”
O Banco de Cabo Verde (BCV) informou hoje que o sector financeiro nacional se manteve estável, em 2023, nos indicadores de capital, liquidez e rentabilidade, apesar de incertezas do cenário global de tensões geopolíticas e condições monetárias restritivas.
Governo garante que não está a enfraquecer autonomia do Banco de Cabo Verde
O Governo esclareceu esta quinta-feira, 08, num comunicado que não está a enfraquecer a autonomia do Banco de Cabo Verde. Comunicado surge na sequência das recentes declarações do Secretário-Geral do PAICV, Julião Correia Varela, de que o "Governo enfraquece a autonomia do Banco Central, mantendo-o com capitais próprios negativos desde 2017".
PIB cresce 10,2% no primeiro trimestre de 2024
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta segunda-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou um aumento de 10,2% em termos reais no primeiro trimestre de 2024, comparado ao período homólogo. Esta taxa é 3,6 pontos percentuais (p.p.) superior à verificada no quarto trimestre de 2023.
Remessas de emigrantes diminuíram de 2022 para 2023
16 de Junho marca o Dia Internacional das Remessas Familiares. Banco de Cabo Verde destaca “crescimento constante” das remessas em Cabo Verde.
Ministro enaltece robustez do sistema financeiro, após suspensão do leilão do INPS
O ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social assegurou que apesar da suspensão do leilão do INPS proposta pelo Banco de Cabo Verde, o sistema está operando normalmente, demonstrando a robustez do sistema financeiro e sua regulamentação.
“A economia cabo-verdiana dificilmente seguirá a perspectiva optimista do Banco de Cabo Verde”
Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, académico e investigador com trabalhos nas áreas da Economia do Desenvolvimento, Economia Institucional, História Económica e Social e Economia dos Pequenos Países Insulares e uma das vozes mais activas na diáspora, João Estêvão falou com o Expresso das Ilhas sobre as perspectivas económicas para o ano que agora começa.
Desafios da nova conjuntura: O debate necessário
O Banco de Cabo Verde (BCV) na publicação de Outubro do seu relatório de política monetária anunciou a subida das taxas de juro de referência. As razões apresentadas foram de reduzir o diferencial entre as taxas de juro no País e no estrangeiro, em particular na Europa.
Poupança dos cabo-verdianos já ultrapassa 50 mil milhões de escudos
O coordenador do Gabinete de Supervisão Comportamental de Banco de Cabo Verde, Júlio Dias, avançou hoje que a poupança dos cabo-verdianos já ultrapassa os 50 mil milhões de escudos. Ainda assim, defendeu a necessidade de introduzir a literacia financeira desde cedo na vidas dos estudantes para o bom futuro financeiro do país.
Oposição quer estudo para definir base salarial
Os partidos da oposição defenderam, esta segunda-feira, a realização de um estudo para definir uma base salarial para o país. A ideia é que todos os cabo-verdianos tenham condições de acesso aos bens e serviços básicos, num cenário de perda de poder de compra das famílias.
Riscos e as vulnerabilidades do sistema financeiro aumentaram em 2022
O Relatório de Estabilidade Financeira de 2022, publicado recentemente pelo BCV, identifica as sete principais fraquezas do sistema financeiro cabo-verdiano. Resultados dos stress tests mostram que permanece alta a fragilidade do sistema bancário ao crédito sectorial, principalmente devido à concentração da carteira em grandes devedores.
Nível de crédito em incumprimento em Cabo Verde acima das pequenas economias insulares – BCV
O Banco de Cabo Verde alertou hoje para o elevado nível de crédito em incumprimento no balanço das instituições bancárias no país, salientando que o mesmo continua acima da média das pequenas economias insulares.
Banco de Cabo Verde aponta “evolução menos favorável” da economia no segundo trimestre
A economia nacional registou uma “evolução menos favorável” no segundo trimestre deste ano, com uma “moderação” da procura interna, relacionada com a contínua desaceleração do consumo privado, segundo informações oficiais consultadas hoje pela Lusa.
BCV inaugura museu que conta história do banco e do dinheiro
O Museu do Banco de Cabo Verde (BCV) foi inaugurado na passada quinta-feira pelo ministro da Cultura e pelo Governador do BCV. Governador do BCV diz que Museu é um espaço inovador de transmissão de conhecimento científico. Abraão Vicente destaca que este é o primeiro museu aberto em Cabo Verde a cumprir a lei-quadro dos museus.
Turismo cresceu 481,5% em 2022 para mais de 785 mil – BCV
O turismo em Cabo Verde cresceu 481,5% em 2022, fixando-se nos 785.272 visitantes, num desempenho considerado “bastante favorável”, que atingiu níveis pré-pandémicos, conforme um relatório do banco central.
Capitalização bolsista cresceu 17,2% em 2022
A capitalização bolsista cresceu 17,2% em 2022, fixando-se nos 106.844,3 milhões de escudos, representando 43,7% do Produto Interno Bruto (PIB), divulgou o banco central.
PIB cresce em 2022, em desempenho “histórico”. Dívida pública baixa
O Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde cresceu 17,7% em 2022, muito superior aos 6,8% de 2021, um desempenho considerado “histórico”, superando os níveis pré-pandémicos, anunciou o Banco de Cabo Verde (BCV). A dívida pública baixou para 128,3% do PIB, contra os 151,2% em 2021.
“Dificilmente o regulador está à frente no que diz respeito às inovações, mas deve acompanhar e regular toda a inovação”
A supervisão do sistema financeiro efetuada pelo Banco de Cabo Verde é prudencial e comportamental. Esta monitorização abarca o macroprudencial; o microprudencial; o mercado de capitais; a conduta das instituições financeiras dos sectores bancário e segurador, no âmbito da oferta e comercialização de produtos e serviços financeiros junto ao público; a lavagem de capitais e o financiamento do terrorismo. Neste cenário económico e financeiro cheio de desafios, a conversa com o Governador do Banco de Cabo Verde sobre as várias áreas da supervisão sob a responsabilidade do BCV.
Economia cabo-verdiana não tem estrutura para ter um crescimento de 15 a 17% – governador do BCV
O governador do Banco de Cabo Verde (BCV) defendeu esta quarta-feira, 07, na cidade da Praia, que a economia cabo-verdiana não tem estrutura para ter um crescimento de 15 a 17 por cento (%) por ano.
Cabo Verde eleva critério para empresas consideradas “grandes contribuintes”
As autoridades tributárias vão passar a considerar como “grandes contribuintes” as empresas com um volume de negócios de 300 milhões de escudos, conforme alteração à portaria de 2013 aprovada pelo Ministério das Finanças.
mais