Artigos sobre Banco de Cabo Verde

Inflação continua a vir de fora para dentro
As pressões inflacionistas aumentaram em Março, com as taxas de inflação homóloga (7,6) e média anual (3,8) a seguirem as trajetórias crescentes. Cenário internacional, principalmente os preços dos combustíveis e dos alimentos, continua a ter impacto em Cabo Verde. É o que mostram os dados do último relatório sobre os Indicadores Económicos e Financeiros, do Banco de Cabo Verde.

De crise em crise
Desta vez, a guerra entra nas contas e torna visível, em números, o que se sente nos bolsos. Último relatório de política monetária do Banco de Cabo Verde mostra o impacto do conflito no país e alerta para o regresso da incerteza às economias mundiais. O arquipélago não será excepção.

Entra em vigor prorrogação das medidas prudenciais do BCV na banca
A partir de amanhã, 21, entra em vigor a prorrogação das medidas prudenciais para o sector bancário, lançadas em 2020 pelo Banco de Cabo Verde para mitigar as consequências económicas da pandemia de COVID-19.

Stock da moratória reduziu cerca de 20% em Janeiro
O stock da moratória reduziu cerca de 20% no mês de Janeiro, segundo o governador do Banco de Cabo Verde. O Banco Central mostrou-se disposto a actuar em alguns sectores que ainda enfrentam dificuldades.

Exportações de peixe sobem 5,5% até Outubro
O valor das exportações de conservas e peixe congelado chegaram até outubro a mais de 3.332 milhões de escudos, um aumento de 5,5% face ao mesmo período de 2020, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.

Governador do BCV diz que taxas de juro não devem subir até Março
O governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, disse hoje que o banco central “não prevê qualquer aumento das taxas de juros” pelo menos até Março, altura em que é publicado o relatório da política monetária.

O contexto da crise que atravessamos
É o retrato da conjuntura ainda pouco certa que estamos a atravessar. No terceiro trimestre deste ano, a economia não teve o desenvolvimento esperado a nível global. Apesar do crescimento continuar, o seu impulso diminuiu e as incertezas aumentaram. Cabo Verde também sente o impacto.

BCV alarga as garantias dos bancos para conseguirem empréstimos
A nova variante da Covid-19 aumentou ainda mais as incertezas para a economia, com a Ómicron a provocar calafrios nos mercados financeiro. Neste contexto de dúvidas, o Banco de Cabo Verde decidiu ampliar as garantias para as operações monetárias de financiamento (OMF).

Regresso visto com confiança, mas sem euforias
Os navios de cruzeiro estão de regresso a Cabo Verde desde o dia 19 do passado mês de Outubro. Até ao final do ano, estão previstas mais de sessenta escalas. Esta retoma deixa optimista o presidente da Câmara de Comércio do Barlavento, no entanto, Jorge Maurício também admite, em conversa com o Expresso das Ilhas, que há ainda muitas incertezas, principalmente por causa do regresso da pandemia nos principais mercados emissores de turistas.

BCV considera “fundamental” acordos para alargamento das moratórias à dívida pública externa
O governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, considera ser “fundamental” que haja acordos tanto bilaterais como multilaterais para permitir o alargamento das moratórias ao serviço da dívida pública externa.

BCV revê em alta as previsões avançadas em Abril
Banco de Cabo Verde antecipa um crescimento económico de 6,6% em 2021, acima da previsão do FMI (4% para este ano) e dos números do governo (entre 3,5% e 6%). Segundo o governador, Óscar Santos, esta estimativa é, inclusive, a mais negativa. Este ano, acredita, o PIB até poderá ter uma subida superior a 7%.

Cerca de 95% das linhas de crédito lançadas pelo governo já foram utilizadas
Praticamente 95% das linhas de crédito covid-19, lançadas em 2020 pelo Governo para mitigar as dificuldades das empresas, já foram utilizadas, com 521,7 milhões de escudos de financiamentos feitos só este ano, segundo dados oficiais.

Governo e BCV assinam memorando para financiamento do combate à pandemia
O Ministério das Finanças e o Banco de Cabo Verde assinaram esta quarta-feira, um memorando de entendimento, no âmbito da alocação geral de Direitos de Saque Especiais (DSE) disponibilizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) a Cabo Verde, com vista a auxiliar o país no reforço ao combate à crise da COVID – 19.

Riscos para estabilidade financeira são ainda elevados, afirma BCV
Os riscos para a estabilidade financeira nacional são ainda elevados, particularmente os relacionados com o ambiente macroeconómico e financeiro e as medidas de suporte à economia para combater as consequências económicas imediatas da pandemia deverão ser continuadas enquanto prudentes.

Morreu ex-Administrador do Banco de Cabo Verde Osvaldo Évora Lima
O Banco de Cabo Verde comunica que faleceu, esta terça-feira, 17, em São Vicente, Osvaldo Évora Lima, Administrador do Banco de Cabo Verde no período compreendido entre 2008-2018.

Poupanças dos cabo-verdianos nos bancos aumentaram 18% durante a pandemia
As poupanças dos cabo-verdianos nos bancos cresceram 18% desde o início da pandemia de covid-19, para um máximo histórico de 8.073 milhões de escudos em Junho, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.

Dívida pública externa ultrapassa limite de alto risco de incumprimento
Os relatórios sucedem-se e continuam a confirmar o cenário negativo de documentos anteriores. O mais recente é do Banco de Cabo Verde e avança que a dívida pública ao exterior aumentou para 68 por cento do PIB, valor 13 pontos percentuais acima do limiar de alto risco de incumprimento.

BCV prorroga moratórias e outras medidas de mitigação do impacto da COVID-19
O Banco de Cabo Verde, em articulação com o governo, resolveu prorrogar as medidas de moratória, adoptadas em 26 de Março de 2020, abrangendo sobretudo os particulares e as empresas pertencentes aos sectores e ilhas mais afectadas pelos impactos da crise da COVID-19.

Rede vinti4 com terceiro crescimento consecutivo em Maio
O valor das operações na rede interbancária nacional registou em Maio a terceira subida consecutiva, para quase 8,5 milhões de contos, recuperando de mínimos históricos devido ao confinamento provocado pela COVID-19, segundo dados oficiais.

Covid-19: Dívida emitida internamente aumentou 2,5% em Março
O ‘stock’ da dívida pública emitida internamente, essencialmente bilhetes e títulos do tesouro, aumentou 2,5% de fevereiro para Março, ultrapassando os 91.524 milhões de escudos, segundo dados do Banco de Cabo Verde.
mais