Artigos sobre Banco de Cabo Verde

Cabo Verde eleva critério para empresas consideradas “grandes contribuintes”
As autoridades tributárias vão passar a considerar como “grandes contribuintes” as empresas com um volume de negócios de 300 milhões de escudos, conforme alteração à portaria de 2013 aprovada pelo Ministério das Finanças.

Edição 1119
Esta semana o Expresso das Ilhas dá manchete à presença dos empresários europeus em Cabo Verde.

“O crescimento económico de 2022 vai ser surpreendente e o mais alto registado na história de Cabo Verde”
Situação internacional ainda incerta. Inflação elevada que chega de fora a Cabo Verde. As tensões geopolíticas e o crescimento económico. O impacto das medidas dos bancos centrais europeus. A preservação do regime cambial cabo-verdiano. A dívida pública nacional. As políticas do BCV para este ano. As taxas de juros. As expectativas para 2023. Estes são os principais temas desta entrevista exclusiva com Óscar Santos, Governador do Banco de Cabo Verde.

“Recuperação de choques é normalmente muito rápida”
Antigo Governador do Banco de Cabo Verde analisa crescimento do PIB a rondar os 15%.

Praia acolhe IX Encontro de Sistemas de Pagamento dos Bancos Centrais da CPLP
A cidade da Praia acolhe de 14 a 16 do corrente mês, o IX Encontro de Sistemas de Pagamento dos Bancos Centrais da CPLP para um debate sobre os desafios da inovação digital no sector dos pagamentos. É a segunda vez que Cabo Verde recebe este encontro.

Investimento estrangeiro cresceu 5,7% até Junho impulsionado por Portugal
O Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Cabo Verde aumentou 5,7% no primeiro semestre, face a 2021, para mais de 44 milhões de euros, liderado por Portugal, segundo dados do banco central compilados hoje pela Lusa.

Fraudes já representam mais de 10% das queixas dos clientes dos bancos em Cabo Verde
Mais de 10% de todas as queixas dos clientes do sector bancário recebidas em 2021 pelo Banco de Cabo Verde (BCV) foram sobre fraude, indicam dados de um relatório do BCV compilados hoje pela Lusa.

Emigrantes enviaram para Cabo Verde recorde de mais de 82 mil contos por dia. Remessas enviadas por imigrantes caíram 18%
Os emigrantes cabo-verdianos enviaram para o arquipélago, em média, um recorde de 17.622 milhões de escudos de remessas no primeiro semestre de 2022, mais 40% face ao ano anterior. Em contrapartida, as remessas em divisas enviadas pelos imigrantes em Cabo Verde para os países de origem caíram 18% no primeiro semestre, face a 2021, segundo dados do banco central.

Banco de Cabo Verde recebeu 327 reclamações dos consumidores bancários em 2021
O Banco de Cabo Verde (BCV) recebeu 327 reclamações dos consumidores dos produtos e serviços bancários em 2021, mais 14 em relação ao ano anterior e confirmando a tendência de subida em quatro anos, segundo um relatório oficial.

Sal acolhe XII Encontro de Estatísticas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa
A ilha do Sal acolhe de 15 a 17 deste mês, o XII Encontro de Estatísticas dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa.

Factura de Cabo Verde com importação de combustíveis duplicou no primeiro semestre
A factura de Cabo Verde com a importação de combustíveis duplicou no primeiro semestre, face a 2021, para uma média diária superior a 366 mil euros, devido à escalada de preços no mercado internacional, segundo dados oficiais.

BCV sugere uma melhoria da estabilidade financeira em 2021
O Índice de Estabilidade do Sistema Financeiro, calculado pelo Banco de Cabo Verde, sugere uma melhoria da estabilidade financeira em 2021, como resultado da melhoria dos indicadores de solidez bancária e da recuperação da actividade económica, apesar dos níveis elevados de preços e da dívida pública.

Indicadores económicos: Empresários e famílias com posturas cautelosas
A confiança é uma das variáveis mais difíceis de calcular em economia, mas há indicadores que nos dão pistas, como a formação bruta de capital fixo. Em alta, significa que os investidores estão optimistas. Quando baixa, é porque acham que há riscos no horizonte.

Para além das remessas
O debate sobre a contribuição das diásporas para o financiamento e desenvolvimento económico dos países de origem já tem anos, mas voltou à actualidade por causa da pandemia e das crises que se seguiram. Em Cabo Verde, o tema tem sido recorrente e ganhou um novo estatuto com a proposta, por parte do governo, do Plano Estratégico das Comunidades. A importância desta questão levou a Tertúlia Nôs e Nôs Terra a organizar um Colóquio sobre a “Participação da Diáspora no Desenvolvimento de Cabo Verde”, que será realizado no próximo dia 9 de Julho, porque, sublinham, a discussão continua a ser marcada pela centralidade da dimensão financeira.

Inflação continua a vir de fora para dentro
As pressões inflacionistas aumentaram em Março, com as taxas de inflação homóloga (7,6) e média anual (3,8) a seguirem as trajetórias crescentes. Cenário internacional, principalmente os preços dos combustíveis e dos alimentos, continua a ter impacto em Cabo Verde. É o que mostram os dados do último relatório sobre os Indicadores Económicos e Financeiros, do Banco de Cabo Verde.

De crise em crise
Desta vez, a guerra entra nas contas e torna visível, em números, o que se sente nos bolsos. Último relatório de política monetária do Banco de Cabo Verde mostra o impacto do conflito no país e alerta para o regresso da incerteza às economias mundiais. O arquipélago não será excepção.

Entra em vigor prorrogação das medidas prudenciais do BCV na banca
A partir de amanhã, 21, entra em vigor a prorrogação das medidas prudenciais para o sector bancário, lançadas em 2020 pelo Banco de Cabo Verde para mitigar as consequências económicas da pandemia de COVID-19.

Stock da moratória reduziu cerca de 20% em Janeiro
O stock da moratória reduziu cerca de 20% no mês de Janeiro, segundo o governador do Banco de Cabo Verde. O Banco Central mostrou-se disposto a actuar em alguns sectores que ainda enfrentam dificuldades.

Exportações de peixe sobem 5,5% até Outubro
O valor das exportações de conservas e peixe congelado chegaram até outubro a mais de 3.332 milhões de escudos, um aumento de 5,5% face ao mesmo período de 2020, segundo dados oficiais compilados hoje pela Lusa.

Governador do BCV diz que taxas de juro não devem subir até Março
O governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, disse hoje que o banco central “não prevê qualquer aumento das taxas de juros” pelo menos até Março, altura em que é publicado o relatório da política monetária.
mais