Artigos sobre Banco de Cabo Verde

Governador do Banco de Cabo Verde recebe visita do homólogo de Portugal
O governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, recebe de 03 a 05 de Abril a visita do seu homólogo de Portugal, Mário Centeno, para a apresentação de materiais de educação financeira em crioulo.

Economia abranda no terceiro trimestre de 2024
Os dados do Banco de Cabo Verde mostram uma evolução moderada, em Julho, Agosto e Setembro do ano passado. A procura interna em queda contribuiu para este resultado. Entretanto, para o quarto trimestre de 2024, os indicadores disponíveis já apontam para um crescimento da actividade económica nacional.

Inquérito para descobrir onde param as moedas de Cabo Verde arranca segunda-feira
O Instituto Nacional de Estatística (INE), em parceria com o banco central, terminou esta sexta-feira a formação de uma equipa que vai conduzir um inquérito para ajudar a descobrir onde param as moedas do arquipélago.

“Se tudo correr como o previsto, poderá haver uma estabilização das taxas de juro no segundo semestre do ano” - Governador do BCV
Os juros, o crescimento económico esperado, os riscos que a economia cabo-verdiana enfrenta, a inflação, a situação internacional, os impactos nos bolsos nacionais. Os temas desta primeira grande entrevista do governador do Banco de Cabo Verde sobre o ano que agora começa.

2024: Orçamento, leilões e turismo
O maior orçamento de estado de sempre, a evolução do turismo e o que se espera para o futuro do sector, mas também os leilões do INPS, estes foram alguns dos tópicos que dominaram o ano económico nacional, tudo isto num contexto que continua a ser de grande incerteza.

Cabo-verdianos vão pagar mais pelos empréstimos
As principais taxas de juro vão subir a partir de Janeiro. Um aumento em 50 pontos base, para manter a aproximação à Zona Euro e tentar impedir a saída de divisas, refere o Banco de Cabo Verde em comunicado.

Terceiro trimestre com crescimento mais moderado
Indicadores quantitativos acompanhados pelo Banco de Cabo Verde sugerem um crescimento comedido da procura interna. O investimento deverá encolher, já o consumo deverá continuar a crescer. Os indicadores indicam, ainda, uma melhoria mais ténue da procura externa líquida, associado ao enfraquecimento que se espera da procura turística no terceiro trimestre de 2024.

Banco de Cabo Verde lança campanha para moedas guardadas voltarem a circular
O Banco de Cabo Verde (BCV) lançou hoje uma campanha para incentivar a utilização de moedas de escudo, divisa do arquipélago, que desde há vários meses escasseiam nas transações diárias no país.

INPS anula segundo leilão de depósitos e anuncia revisão do regulamento
O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) informou via comunicado emitido nesta terça-feira, 10, que o segundo leilão de depósitos, com valor global de um milhão de contos, foi anulado e que a comunicação oficial aconteceu no passado dia 6 de Dezembro.

FMI revê crescimento do PIB em alta
O Fundo Monetário Internacional anunciou, esta terça-feira, a revisão em alta das perspectivas de crescimento económico em Cabo Verde para o próximo ano. PIB deverá crescer mais 1,3% do que o que tinha sido anunciado na previsão anterior.

Economistas percebem posição do Banco de Cabo Verde
Apesar da inflação estar a diminuir, o Banco de Cabo Verde aumentou as principais taxas de juro – a taxa diretora para 1,75%, as taxas de facilidade permanente de cedência de liquidez para 2,00% e de facilidade permanente de absorção de liquidez para 1,20% e a taxa de redesconto para 2,75%, com efeitos a partir de 18 de Novembro. O Expresso das Ilhas falou com alguns economistas para lhes perguntar se esta subida se justifica e quais serão as consequências.

Relatório do BCV aponta estabilidade do sector financeiro em 2023 apesar da “conjuntura de incertezas”
O Banco de Cabo Verde (BCV) informou hoje que o sector financeiro nacional se manteve estável, em 2023, nos indicadores de capital, liquidez e rentabilidade, apesar de incertezas do cenário global de tensões geopolíticas e condições monetárias restritivas.

Governo garante que não está a enfraquecer autonomia do Banco de Cabo Verde
O Governo esclareceu esta quinta-feira, 08, num comunicado que não está a enfraquecer a autonomia do Banco de Cabo Verde. Comunicado surge na sequência das recentes declarações do Secretário-Geral do PAICV, Julião Correia Varela, de que o "Governo enfraquece a autonomia do Banco Central, mantendo-o com capitais próprios negativos desde 2017".

PIB cresce 10,2% no primeiro trimestre de 2024
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta segunda-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou um aumento de 10,2% em termos reais no primeiro trimestre de 2024, comparado ao período homólogo. Esta taxa é 3,6 pontos percentuais (p.p.) superior à verificada no quarto trimestre de 2023.

Remessas de emigrantes diminuíram de 2022 para 2023
16 de Junho marca o Dia Internacional das Remessas Familiares. Banco de Cabo Verde destaca “crescimento constante” das remessas em Cabo Verde.

Ministro enaltece robustez do sistema financeiro, após suspensão do leilão do INPS
O ministro do Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social assegurou que apesar da suspensão do leilão do INPS proposta pelo Banco de Cabo Verde, o sistema está operando normalmente, demonstrando a robustez do sistema financeiro e sua regulamentação.

“A economia cabo-verdiana dificilmente seguirá a perspectiva optimista do Banco de Cabo Verde”
Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, académico e investigador com trabalhos nas áreas da Economia do Desenvolvimento, Economia Institucional, História Económica e Social e Economia dos Pequenos Países Insulares e uma das vozes mais activas na diáspora, João Estêvão falou com o Expresso das Ilhas sobre as perspectivas económicas para o ano que agora começa.

Desafios da nova conjuntura: O debate necessário
O Banco de Cabo Verde (BCV) na publicação de Outubro do seu relatório de política monetária anunciou a subida das taxas de juro de referência. As razões apresentadas foram de reduzir o diferencial entre as taxas de juro no País e no estrangeiro, em particular na Europa.

Poupança dos cabo-verdianos já ultrapassa 50 mil milhões de escudos
O coordenador do Gabinete de Supervisão Comportamental de Banco de Cabo Verde, Júlio Dias, avançou hoje que a poupança dos cabo-verdianos já ultrapassa os 50 mil milhões de escudos. Ainda assim, defendeu a necessidade de introduzir a literacia financeira desde cedo na vidas dos estudantes para o bom futuro financeiro do país.

Oposição quer estudo para definir base salarial
Os partidos da oposição defenderam, esta segunda-feira, a realização de um estudo para definir uma base salarial para o país. A ideia é que todos os cabo-verdianos tenham condições de acesso aos bens e serviços básicos, num cenário de perda de poder de compra das famílias.
mais