Artigos sobre Banco Central Europeu
BCE decide hoje provável novo corte nos juros
O Banco Central Europeu (BCE) reúne-se hoje para mais uma decisão de política monetária e os analistas já dão como praticamente certo um corte nas taxas de juro de 25 pontos base.
Actividade económica moderada no primeiro trimestre do ano
Relatório publicado pelo Banco Central – de Maio – mostra que a dinâmica económica interna foi mais fraca, com pouca procura e o investimento a encolher. O consumo deve também permanecer regrado e há ainda um abrandamento do turismo.
Abrandamento do PIB vai manter-se até final do ano
Depois de um crescimento histórico do PIB registado em 2022, no primeiro trimestre deste ano a actividade económica nacional abrandou e a sua “desaceleração” deverá manter-se até ao final de 2023”, anuncia o Banco de Cabo Verde no mais recente Relatório de Política Monetária.
Banco de Cabo Verde aumenta taxas de juro
Governador do Banco de Cabo Verde anunciou esta terça-feira que as taxas de juro vão subir. PIB deverá crescer 4,5% e a inflação será de 4% este ano.
Fitch revê classificação de Cabo Verde de Estável para Positivo
Cabo Verde, apesar da melhoria, continua a ser considerado país com um risco altamente especulativo. Ou seja, apresenta presentemente condições para cumprir o serviço da dívida, mas está muito vulnerável a alterações adversas na conjuntura empresarial, financeira e económica.
Banco Central aumenta taxas de juro
Sobem todas: a taxa de juro directora, a taxa de juro das Facilidades Permanentes de Absorção de Liquidez, a taxa de juro das Facilidades Permanentes de Cedência de Liquidez e a taxa de juro de Redesconto. Governador do Banco de Cabo Verde refere que é fundamental alinhar, de forma gradual, a política monetária do BCV à actuação do BCE (Banco Central Europeu), para reduzir o diferencial de juros e aliviar os riscos associados a uma possível saída de divisas.
BCE deve continuar a subir taxas de juro na reunião de quinta-feira
O Banco Central Europeu (BCE) deve continuar a subir as taxas de juro na sua reunião de quinta-feira e os economistas antecipam um novo aumento de 75 pontos base, apesar do risco de recessão.
Banco Central Europeu sobe taxas de juro
"Um número muito elevado de membros" do Conselho do Banco Central Europeu (BCE) votou a favor do aumento das taxas de juro, de 75 pontos base, para 1,25%, na reunião de Setembro, foi hoje anunciado.
Após 11 anos, BCE vai subir as taxas de juro (em resposta à inflação)
Em Junho, o BCE indicou que tencionava subir as taxas de juro em 25 pontos base na sua próxima reunião, mas desde então alguns membros do Conselho da instituição mostraram-se a favor de uma subida mais agressiva, da ordem dos 50 pontos base.
Os preços da energia vão aumentar a inflação em toda a Europa
Contas mais altas vão prejudicar os consumidores e podem ameaçar a recuperação económica pós-pandemia na região.
Christine Lagarde confiante na recuperação económica europeia em 2021
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, mostrou-se este domingo confiante de que 2021 será o ano da recuperação económica na Europa, precisando, no entanto, que só recuperará ao nível anterior à crise provocada pela covid-19 em meados de 2022.
Mario Draghi aceita missão de formar Governo de emergência em Itália
O ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Mario Draghi aceitou hoje a missão de formar um Governo de “emergência” em Itália, após o fracasso das negociações políticas para reeditar o executivo de Giuseppe Conte.
Coronavírus e o impacto na economia : É preciso saber como o Estado vai pagar pelas despesas extraordinárias
Nas últimas semanas os economistas estão debruçados sobre as máquinas de calcular para tentarem descobrir o impacto do coronavírus na economia. A verdade é que, até ao momento, não há uma única certeza. Há quem diga que, em comparação, a crise de 2008 vai parecer uma brincadeira, há quem acredite que uma resposta coordenada a nível global poderá amenizar as quebras anunciadas. O que se sabe mesmo é que as instituições internacionais (Fundo Monetário Internacional, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, etc.) estão a projectar uma significativa desaceleração do crescimento mundial, no melhor dos cenários, ou uma recessão global em 2020, em cenários menos optimistas.
“A Europa tem um crescimento medíocre” e “precisa de uma política para África”
Professor universitário, consultor, ministro em vários governos portugueses, Paulo Portas esteve em Cabo Verde e conversou com o Expresso das Ilhas. A actualidade internacional e os desafios que se colocam ao mundo são os pratos fortes desta entrevista.
Há uma nova recessão à espreita?
Os sinais são preocupantes, como explica o The Economist, apesar do sol parecer brilhar entre as nuvens da economia mundial, este pode ser apenas um momento de calmaria antes da tempestade.
mais