Artigos sobre Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento

ONU alerta para efeitos da quebra do turismo em Cabo Verde, São Tomé e Timor-Leste
A Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) alertou esta sexta-feira para o impacto da quebra do turismo em pequenos Estados insulares em desenvolvimento, como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, devido à pandemia de COVID-19. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo, em episódios epidémicos anteriores, o tempo médio de recuperação dos destinos turísticos rondou os 19 meses.

Coronavírus e o impacto na economia : É preciso saber como o Estado vai pagar pelas despesas extraordinárias
Nas últimas semanas os economistas estão debruçados sobre as máquinas de calcular para tentarem descobrir o impacto do coronavírus na economia. A verdade é que, até ao momento, não há uma única certeza. Há quem diga que, em comparação, a crise de 2008 vai parecer uma brincadeira, há quem acredite que uma resposta coordenada a nível global poderá amenizar as quebras anunciadas. O que se sabe mesmo é que as instituições internacionais (Fundo Monetário Internacional, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, etc.) estão a projectar uma significativa desaceleração do crescimento mundial, no melhor dos cenários, ou uma recessão global em 2020, em cenários menos optimistas.

Oportunidade vs. Necessidade
Muitas vezes, o discurso do empreendedorismo é feito só na perspectiva de auto emprego e de combate à pobreza, chama a atenção a UNCTAD no seu último relatório sobre a importância do empreendedorismo na transformação estrutural dos países menos desenvolvidos.
mais