Artigos sobre Fundo Monetário Internacional

Cabo Verde é um dos 15 países do mundo mais afectados pela pandemia
Entre as economias emergentes e as economias em desenvolvimento, o arquipélago está entre as nações que mais perderam economicamente por causa da Covid, com o PIB cabo-verdiano a ter uma queda de -14,8% em 2020. Na África subsaariana, só as Maurícias tiveram um resultado pior, com uma descida de -14,9% no produto interno bruto. Os números de 2021 já contam uma história diferente, mas a recuperação teve agora um abrandamento por causa da guerra na Ucrânia.

Olavo Correia participa nas reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial em Washington
O vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, participa da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), de amanhã, 17, até 23 deste mês, em Washington.

FMI propõe a Cabo Verde ajustamento orçamental gradual
O chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Cabo Verde, Alex Segura, propôs hoje ao governo a introdução de medidas de ajustamento orçamental gradual, que não comprometam a recuperação económica do país.

A recuperação ligeira de 2021 e a queda profunda de 2020
São dois relatórios que permitem perceber onde está a economia cabo-verdiana (Indicadores Económicos e Financeiros, Fevereiro 2022, do BCV) e de onde veio (Barómetro de Conjuntura do 4º Trimestre de 2020, do Ministério das Finanças). Mas fora da equação está ainda a guerra na Ucrânia, que pode baralhar as projecções e aumentar a incerteza à volta da retoma. O FMI já avisou que o conflito no Leste da Europa vai ter impacto na economia mundial.

Muita discussão e ainda pouca acção
As economias africanas foram destroçadas pela crise económica provocada pela Covid-19, como é exemplo Cabo Verde que viu esfumar-se 15% da riqueza nacional, a segunda maior queda da África subsaariana. Este ano, já se começa a ver uma pequena luz ao fundo do túnel, mas as perspectivas de futuro estão ainda embrulhadas num grande ponto de interrogação. Entre as questões que precisam de ser respondidas há uma que sobressai: como se vai financiar a recuperação, principalmente das economias mais fracas.

Escalada de preços e escassez de produtos é o “novo normal”
Situação deverá manter-se nos próximos meses. Dissonância entre oferta e procura e problemas estruturais explicam situação que ameaça a recuperação económica mundial.

Governo e BCV assinam memorando para financiamento do combate à pandemia
O Ministério das Finanças e o Banco de Cabo Verde assinaram esta quarta-feira, um memorando de entendimento, no âmbito da alocação geral de Direitos de Saque Especiais (DSE) disponibilizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) a Cabo Verde, com vista a auxiliar o país no reforço ao combate à crise da COVID – 19.

Banco Mundial acusa directora do FMI de pressionar para melhorar dados sobre China
A economista Kristalina Georgieva, directora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) desde 2019, terá “pressionado indevidamente” para melhorar dados da economia chinesa no relatório “Doing Business”, enquanto foi directora-geral do Banco Mundial (BM), segundo auditoria independente.

Cabo Verde recebe mais de 3 milhões de contos do FMI
Instrumento do FMI existe desde 1969, foi usado quatro vezes antes deste ano e em 2021 atribui a maior quantia de sempre, cerca de 650 mil milhões de dólares. A alocação de Direitos Especiais de Saque (DES) é uma forma de complementar as poupanças dos países membros do Fundo Monetário Internacional, permitindo-lhes reduzir, de forma mais barata, a dependência das dívidas internas ou externas para construir reservas cambiais.

Cabo Verde recebe hoje 27,8 milhões de euros do ‘aumento de capital’ do FMI
O Governo vai receber 23 milhões de unidades de Direitos Especiais de Saque (DES), cerca de 27,8 milhões de euros, de acordo com a distribuição proporcional à sua quota no Fundo Monetário Internacional (FMI).

BCV prorroga moratórias e outras medidas de mitigação do impacto da COVID-19
O Banco de Cabo Verde, em articulação com o governo, resolveu prorrogar as medidas de moratória, adoptadas em 26 de Março de 2020, abrangendo sobretudo os particulares e as empresas pertencentes aos sectores e ilhas mais afectadas pelos impactos da crise da COVID-19.

Financiamento do FMI para os PALOP pode subir até 45%
O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que vai aumentar em 45% o limite de financiamento aos países de baixo rendimento, entre os quais está a maioria dos países lusófonos em África e Timor-Leste.

Países lusófonos juntos seriam a 10.ª maior economia mundial
Os nove países de expressão oficial portuguesa valem 1,8 biliões de dólares, ficando abaixo do Canadá e acima da Coreia do Sul, numa lista liderada pelos Estados Unidos

Financiamento Externo e Eficiente Utilização dos Recursos
A capacidade de reacção dos países à crise pandémica vem sendo muito diferenciada.

A reconversão que luta contra as alterações climáticas
Quando um governo precisa de direccionar grande parte dos recursos para a melhoria dos padrões básicos de vida, como acontece com a maioria dos países em desenvolvimento, alguma degradação ambiental é inevitável. As trocas de dívida por natureza são mecanismos financeiros que permitem que partes da dívida externa de um país em desenvolvimento sejam perdoadas, em troca de compromissos de investimento na conservação da biodiversidade e medidas de política ambiental. A crise financeira global, devido à pandemia da COVID-19, cria uma oportunidade única para a reestruturação da dívida pondo o foco na preservação ambiental e na resiliência climática.

Presidente do Grupo Banco Mundial sinaliza risco de ‘década perdida’ em África
David Malpass recorda impacto “historicamente grande” da pandemia nos mais vulneráveis

Cabo Verde é o PALOP com maior perspectiva de crescimento económico - FMI
Todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) vão recuperar da recessão generalizada do ano passado e vão ver as suas economias crescer, em média, 3%, abaixo da expansão de 3,4% da região, segundo o FMI. Cabo Verde será o país que regista o maior crescimento este ano (5,8%).

Banca reduziu crédito mal-parado para 10%
Cerca de 10% do crédito total concedido pela banca estava em situação de malparado em Setembro, melhorando face aos 14,3% em 2014, segundo o FMI, que elogia a “resiliência” dos bancos nacionais na pandemia.

"Choque” económico em Cabo Verde “mais forte do que o previsto” - FMI
O Fundo Monetário Internacional (FMI) admite que o “choque” económico da covid-19 em Cabo Verde “foi mais forte do que o previsto”, mas que as medidas de apoio tomadas pelas autoridades ajudaram a “conter o impacto”.

Estados Unidos regressam ao combate climático na cimeira de Haia
O novo Presidente dos EUA, Joe Biden, regressa hoje oficialmente ao combate contras as alterações climáticas, durante a Cimeira da Adaptação ao Clima, organizada pela Holanda, com uma mensagem do enviado especial John Kerry aos líderes mundiais.
mais