Artigos sobre direitos especiais de saque
FMI aprova acordo de linha de crédito de 60 milhões de dólares para Cabo Verde
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou na quarta-feira um acordo de linha de crédito estendida de 60 milhões de dólares para Cabo Verde, com 15 milhões disponíveis para desembolso imediato.
África pede suspensão dos pagamentos da dívida por mais dois anos
Os ministros africanos das Finanças defenderam hoje um prolongamento da suspensão dos pagamentos da dívida por mais dois anos, um novo modelo para reestruturações de dívida e a emissão de novos Direitos Especiais de Saque.
Muita discussão e ainda pouca acção
As economias africanas foram destroçadas pela crise económica provocada pela Covid-19, como é exemplo Cabo Verde que viu esfumar-se 15% da riqueza nacional, a segunda maior queda da África subsaariana. Este ano, já se começa a ver uma pequena luz ao fundo do túnel, mas as perspectivas de futuro estão ainda embrulhadas num grande ponto de interrogação. Entre as questões que precisam de ser respondidas há uma que sobressai: como se vai financiar a recuperação, principalmente das economias mais fracas.
Cabo Verde recebe mais de 3 milhões de contos do FMI
Instrumento do FMI existe desde 1969, foi usado quatro vezes antes deste ano e em 2021 atribui a maior quantia de sempre, cerca de 650 mil milhões de dólares. A alocação de Direitos Especiais de Saque (DES) é uma forma de complementar as poupanças dos países membros do Fundo Monetário Internacional, permitindo-lhes reduzir, de forma mais barata, a dependência das dívidas internas ou externas para construir reservas cambiais.
Edição 1030
Com a Cidade da Praia a viver mais uma onda de violência e criminalidade, como o próprio governo já reconheceu, o destaque da edição desta semana vai precisamente para este tema.
Cabo Verde recebe hoje 27,8 milhões de euros do ‘aumento de capital’ do FMI
O Governo vai receber 23 milhões de unidades de Direitos Especiais de Saque (DES), cerca de 27,8 milhões de euros, de acordo com a distribuição proporcional à sua quota no Fundo Monetário Internacional (FMI).
Países desenvolvidos vão impor condições para ajudar África - Consultora
A consultora NKC African Economics salientou hoje que a canalização dos Direitos Especiais de Saque (DES) dos países mais desenvolvidos para os países mais pobres vai implicar condicionalismos que os países em dificuldades não podem recusar.
mais