Artigos sobre crise
Presidente senegalês convoca Conselho de Ministros para debater crise
O presidente senegalês, Macky Sall, convocou hoje o Conselho de Ministros para debater a crise provocada pelo adiamento das eleições presidenciais no país, e pode estar a considerar uma amnistia que liberte os principais líderes da oposição.
Crise humanitária no Congo devido às inundações afecta 1,8 milhões
As inundações que afectaram nove das 12 províncias da República do Congo nas últimas semanas afectaram 1,8 milhões de pessoas e causaram "uma catástrofe sem precedentes nas últimas seis décadas", alertou hoje a ONU.
Número de países que enfrentam ameaças ecológicas graves aumentou 10 vezes
A insegurança alimentar aumenta o risco de conflito em 36% e o número de países com pouca resistência a ameaças ecológicas graves aumentou 10 vezes, segundo um novo relatório do Instituto para a Economia e a Paz (IEP).
Governo ainda não decidiu se vai aplicar ou não IVA zero
O Governo ainda não tem uma decisão quanto a possibilidade de aplicar a medida do IVA zero em produtos alimentares essenciais.
Edição 1099
Com o Natal à porta, a manchete desta edição vai um conjunto de reportagens que retratam esta época festiva, que ocorre num momento de crise agravada.
Abrandamento global da economia estagna crescimento de África – Oxford Economics
A consultora Oxford Economics Africa considera que o abrandamento da economia global neste ano e em 2023 vai fazer com que a expansão económica em África baixe de 3,1%, este ano, para 2,9% em 2023.
Pôr de lado o muro de lamentações e agir
Já nas vésperas de um novo ano político seria de esperar algum sinal de um discurso diferente e de uma postura mais ponderada em relação a matérias de interesse geral do país e mais condizente com a situação nacional e internacional actualmente vivida no mundo. Infelizmente não é o que se vê. A impressão geral é que apesar dos desafios serem diferentes a tendência é para se fazer o mais do mesmo e continuar a procurar ganhos eleitorais em todas as ocasiões como se as eleições estivessem à porta. Isso aplica-se dos dois lados tanto da situação como da oposição e nota-se ao nível da administração local e do poder central.
Efeito da guerra na Ucrânia em Cabo Verde é mais gravoso do que a pandemia – PM
O primeiro-ministro afirmou hoje, em Coimbra, Portugal, que a guerra na Ucrânia tem um efeito “muito mais gravoso” no país do que o impacto económico e social provocado pela pandemia.
11% de famílias correm risco de viver em situação de crise alimentar até Agosto
O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, disse hoje que o número de famílias a viver em situação de crise alimentar em Cabo Verde pode aumentar aumentar de 9 para 11% até Agosto devido aos impactos da crise internacional.
Crise alimentar avizinha-se e preços vão agravar situação
A agência alemã de ajuda humanitária Welthungehrilfe alerta para uma crise de fome que se avizinha em todo o mundo e diz que o aumento sem precedentes do preço dos alimentos vai agravar a situação.
Cabo Verde precisa de 50 milhões de euros para conter escalada de preços - Ministro
Cabo Verde estima precisar de cerca de 50 milhões de euros até ao final do ano para manter os preços estáveis face à crise provocada pela guerra na Ucrânia, mais 10 milhões do previsto em abril, segundo o Governo.
Alta de preços está para durar
No meio de uma crise, saber que esta vai prolongar-se não é a melhor notícia, mas é o que acontece quando à pandemia se junta o cenário de guerra. As políticas protecionistas por parte de alguns países só vieram agravar o problema e o Banco Mundial já avisou, no último Outlook de Abril, que os custos elevados dos alimentos e da energia poderão durar anos.
ONU avisa: crise global de alimentos e energia devido à guerra na Ucrânia
A ONU defendeu hoje que a guerra na Ucrânia é uma crise global, devido ao impacto nos mercados de energia, alimentos e fertilizantes e aos riscos que representa para todos os países, especialmente os mais pobres.
Presidente da República pede aos cabo-verdianos para serem “moderados” nas reivindicações
O Presidente da República apelou hoje aos cabo-verdianos a serem “moderados” e as instituições públicas a fazerem uma gestão com “muita parcimónia” dos bens, para que o País possa fazer face “aos tempos mais difíceis que se avizinham”.
Ganhar a crise
A decisão do governo anunciada, ontem dia 28 de Dezembro, de passar o país do estado de alerta para o estado de contingência veio relembrar a todos que a crise pandémica continua.
SIACSA alerta para “deterioração” da situação laboral em São Vicente
O Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Serviços (SIACSA) denuncia o “agravamento” do ambiente laboral em São Vicente e pede a intervenção da Direcção Geral do Trabalho (DGT) em questões identificadas como capazes de configurar casos de “violação laboral”.
Menos de metade das verbas da resposta à pandemia aplicadas até Julho
Cabo Verde aplicou até Julho cerca de 46% dos quase 4,4 milhões de contos que prevê gastar em 2021 nos vários projetos de resposta à pandemia de Covid-19, segundo dados do Governo.
MNE marroquino nega contactos com Espanha para ultrapassar crise política
O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros disse este domingo que "não há contacto com Espanha desde a crise actual", causada pela entrada em território espanhol do Secretário-Geral da Frente Polisario, Brahim Ghali, para ser hospitalizado em Logroño.
Países desenvolvidos vão impor condições para ajudar África - Consultora
A consultora NKC African Economics salientou hoje que a canalização dos Direitos Especiais de Saque (DES) dos países mais desenvolvidos para os países mais pobres vai implicar condicionalismos que os países em dificuldades não podem recusar.
Até Outubro, medidas de mitigação à crise custaram mais 1 milhão de contos ao INPS
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) já apoiou 30.000 pessoas com medidas de mitigação da crise provocada pela pandemia de COVID-19. No total o INPS gastou 1.1 milhões de contos nestas medidas.
mais