Artigos sobre 13 de janeiro

"É preciso aprimorar a democracia em Cabo Verde"
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, Bartolomeu Varela, então dirigente do PAICV, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

EDITORIAL : 13 de Janeiro - Trinta anos depois
Hoje celebra-se o trigésimo aniversário do momento fundante do Cabo Verde moderno, livre e democrático. No distante dia 13 de Janeiro de 1991 realizaram-se as primeiras eleições livres e plurais.

Carlos Veiga, Ex-Primeiro-ministro e ex-presidente do MpD : “A chama do 13 de Janeiro continua perfeitamente viva”
Comemorou-se a 13 de Janeiro o 30º aniversário do dia em que pela primeira vez os cabo-verdianos exerceram o seu direito de voto nas primeiras eleições multipartidárias, após 15 anos de regime de partido único. Carlos Veiga, considerado o pai da democracia cabo-verdiana, embora recuse o epíteto, recorda as principais etapas deste processo que começou em Fevereiro de 1990 e culminou com a estrondosa vitória do MpD nas eleições de 13 de Janeiro de 1991. Foram 11 meses que mudaram Cabo Verde –“para melhor”, considera o ex-presidente do MpD.

Dia da democracia e da liberdade: O Dia “D”, o antes e o depois
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob a visão de diferentes quadrantes políticos. António Espírito Santo, que integrava o MpD, e Bartolomeu Varela, do PAICV, Lídio Silva, da UCID, e António Jorge Delgado, da Associação Cívica Cristã, são os entrevistados, e falam então dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

“A nossa democracia não está a ser equacionada como devia”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, Lídio Silva, então presidente da UCID, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

“Em Cabo Verde estamos a correr o risco de alguns recuos”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, António Espírito Santo, então uma das figuras do MpD, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

“País que vive em paz é um país abençoado”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, António Jorge Delgado, da Associação Cívica Cristã, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.

“13 de Janeiro foi o culminar de várias lutas” - PAN
O Presidente da Assembleia Nacional considera que, 30 anos depois da abertura, os factos mostram que os cabo-verdianos fizeram boa escolha quanto ao regime político. Jorge Santos falava na sessão solene comemorativa do 13 de Janeiro, Dia da Democracia e da Liberdade, para sublinhar que a comemoração do 13 de Janeiro faz reflectir sobre o país que somos e o que dele queremos fazer.

Presidente quer "linhas vermelhas" e recorda que crises são aproveitadas para "difusão de ideias contrárias aos valores democráticos"
O Presidente da República destaca o reforço da credibilidade da democracia cabo-verdiana e alerta que não pode haver retrocessos. Para isso, lembra que é necessário "separar o trigo do joio" e definir "limites". Posição expressa hoje no discurso proferido na sessão solene comemorativa dos 30 anos do 13 de Janeiro, Dia da Democracia e da Liberdade.

Partidos destacam percurso democrático mas recordam desafios a vencer
Os partidos políticos com assento parlamentar destacam os ganhos do país com a abertura democrática, mas apontam desafios a vencer para uma democracia mais robusta. PAICV fala de insuficiências, como “a falta de transparência”. MpD diz que com o actual Governo não há corrupção. UCID critica discursos políticos “crispados”.

Destaques da edição 998
A comemoração dos 30 anos do 13 de Janeiro faz hoje a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.

Unipiaget assinala 13 de Janeiro com conversa aberta sobre os impactos da democracia em Cabo Verde
Evento terá como convidados o sociólogo cabo-verdiano Henrique Varela, que vai analisar os impactos da democracia a nível social e político, e o antigo primeiro-ministro, Carlos Veiga, que vai explicar o caminho que conduziu ao 13 de Janeiro e sobre os seus efeitos na sociedade cabo-verdiana de hoje.

Mais uma tentativa. Estado lança novo processo de venda do navio “13 de Janeiro” com ‘desconto’ de 20%
O Estado anunciou que vai voltar a tentar vender, dentro de uma semana, em concurso público por carta fechada, 20% abaixo do preço do último leilão, o navio “13 de Janeiro”.

Destaques da edição 946
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca a entrevista com o Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados: “Câmaras de videovigilância não devem captar imagens de residências nem filmar locais de culto e embaixadas”.

PM diz que turismo é forma de garantir diversificação económica em Cabo Verde
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou esta segunda-feira, que o país ainda está em processo de desenvolvimento e que o turismo é uma forma de assegurar a diversificação económica, depois de o Presidente da República ter alertado para o peso excessivo do sector turístico.

Partidos políticos divergem quanto aos ganhos do país
Os partidos políticos eleitos e com assento na Assembleia Nacional divergiram hoje nos ganhos políticos, sociais e económicos conseguidos pelo país nos 29 anos de democracia.

Presidente da República elogia últimos indicadores de crescimento do país
O Presidente da República elogiou hoje os últimos indicadores de crescimento do país, mas alertou que é cedo para regozijos, por serem insuficientes face às necessidades do país e perante a excessiva dependência do turismo.

Dia da Liberdade e da Democracia celebrado com sessão solene
Cabo Verde celebra segunda-feira, pela quarta vez consecutiva, o 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e Democracia, com uma sessão solene especial no Parlamento e com outras actividades um pouco por todo o país.

Destaques da edição 894
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque ao feminicídio: As mortes que nós carregamos. Jacira, Maria José, Mónica, Melanie, Viviana, Vanessa, Elisabete.

Governo disponível para negociar com oposição medidas que exigem maioria qualificada
O primeiro-ministro (PM), Ulisses Correia e Silva, garantiu domingo que o Governo está aberto ao diálogo com os actores políticos para a construção de consenso para a aprovação de medidas que exigem maioria de dois terços.
mais