Artigos sobre Ética

Democracia, liberdade de expressão, ética e espaço público
Comemorou-se no passado 13 de janeiro de 2025, o Dia da Liberdade e da Democracia. Efeméride memorável para todos os cabo-verdianos, porquanto, ela marca uma rutura com o ancien régime, velho e caduco, iniciando um novo arquétipo de governação em que o povo cabo-verdiano passou a respirar livremente, e fez uma opção por um projeto de liberdade de expressão e de imprensa, liberdade de associação e manifestação, bem como liberdade sindical e o direito à greve, de democracia, de Estado de Direito e de respeito pelos direitos humanos.

A filosofia como sistema: Aristóteles
Entre três dos maiores filósofos do mundo antigo estabeleceu-se uma relação mestrediscípulo: Platão encontrava-se entre os seguidores de Sócrates, e Aristóteles era aluno de Platão. Mas tratava-se de uma relação criativa: Platão construiu a sua própria filosofia, com a teoria das ideias, e Aristóteles viria a romper com esta teoria, afirmando que era amigo de Platão, mas ainda mais amigo da verdade.

Pensar Cabo Verde para lá da espuma dos dias
Daniel Pennac no seu livro Como um romance (1993) diz-nos que “a virtude paradoxal da leitura consiste em fazer-nos abstrair do mundo para lhe encontrarmos um sentido”. Ler o último livro do Professor Carlos Bellino Sacadura, «Uma visão ética e cultural da liberdade, democracia e sociedade aberta na perspetiva global e cabo-verdiana» (edição da Livraria Pedro Cardoso) ajuda-nos a abstrair da “espuma dos dias ou das conjunturas circunstanciais, em termos de abertura a projetos e horizontes possíveis” (vd. contracapa) e a encontrar um sentido para o presente e o futuro.

A SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO E A ÉTICA DA E NA JUSTIÇA
“A decisão judicial deve buscar a justiça. Contudo, como a noção de justo é relativa, o magistrado deve, sobretudo, adotar uma postura ética na elaboração das decisões judiciais. A ética tem o condão de penetrar na seara mais íntima do indivíduo e concitá-lo a agir correto de acordo com a consciência jurídica geral, e não a partir de suas convicções íntimas e pré-compreensões, como aventa a hermenêutica filosófica. A ética faz do magistrado um legítimo juiz, na mais lídima aceção jurídica do vocábulo” José Ricardo Alvarez Vianna (1)
mais