Artigos sobre Sociedade

Há um novo mundo do outro lado do oceano Parte I
A geografia sempre foi um protetor invisível da nossa História. Sermos uma nação de ilhas, no meio do Atlântico, entre a América, a Europa e África, permite-nos ter uma distância de segurança de muitos dos problemas do mundo, ao mesmo tempo que não estamos tão distantes que não possamos lá chegar. E se há momentos em que esta insularidade nos limita, há outros em que nos protege.

A filosofia como sistema: Aristóteles
Entre três dos maiores filósofos do mundo antigo estabeleceu-se uma relação mestrediscípulo: Platão encontrava-se entre os seguidores de Sócrates, e Aristóteles era aluno de Platão. Mas tratava-se de uma relação criativa: Platão construiu a sua própria filosofia, com a teoria das ideias, e Aristóteles viria a romper com esta teoria, afirmando que era amigo de Platão, mas ainda mais amigo da verdade.

Evitar ser governado pelos piores
Os resultados das eleições autárquicas mudaram as expectativas dos actores políticas e da sociedade quanto ao futuro próximo e ao ciclo eleitoral já iniciado. Perante a magnitude da vitória do Paicv na Praia e o nas restantes autarquias (15 em 22) os cerca de 15 meses que separam as legislativas das autárquicas quase que colapsaram ligando imediatamente as duas eleições. Para as lideranças, para os militantes e para a base eleitoral dos dois maiores partidos é como se o futuro passasse a ser agora. Euforia de um lado e pessimismo de outro.

Vamo-nos divertir (Let’s have fun)!
1. Há uns meses, uma jovem deputada portuguesa, no seu discurso no parlamento português durante a sessão solene comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, chamou a atenção de que os políticos estão para servir o povo, que os políticos também são povo e que a sociedade não se divide em eles (os políticos) e nós (o povo). Ouvir estas palavras de uma mulher jovem que está na política mostra como, tantas vezes, o óbvio tem de nos ser dito na cara, tem de nos ser recordado para que possamos colocar as coisas no seu devido lugar.

Edição 1181
O Estado da Nação continua a merecer destaque de manchete em mais uma edição do Expresso das Ilhas.

A arte de se doar
As sociedades, sejam ricas ou pobres, em desenvolvimento ou desenvolvidas, todas elas precisam da solidariedade dos seus membros. O acesso ilimitado à informação sobre o que se passa em qualquer parte do mundo deixa-nos saber como as associações de diversas naturezas estão tão presentes em locais de extrema pobreza, de conflitos armados e de catástrofes naturais, contribuindo com o seu saber, organização e compaixão para atenuar o sofrimento das populações.

“A saúde de Cabo Verde depende muito da saúde da família, de maternidade e paternidade responsável”- PR
Afirmação feita hoje numa mensagem em alusão ao dia Internacional da Família.

Estado da Nação - Sociedade : Analistas são unânimes em que a Covid-19 veio pôr a nu algumas fragilidades do país
A antecipar o debate sobre o estado da nação em que os partidos políticos com assento parlamentar irão ter seguramente leituras diferentes sobre o último ano de governação, o Expresso das Ilhas convidou quatro analistas sociais para reflectirem sobre o país real e o que é que irá mudar no Cabo Verde pós-Covid-19.

Grupo de cidadãos lança petição pública pelo não regresso à “normalidade”
A deterioração do tecido social nacional, agora agravada com a crise provocada pela covid-19, leva um grupo de cidadãos a lançar uma petição pública para uma reflexão sobre a trajectória do desenvolvimento do país e o caminho a seguir. A subscrição será lançada hoje e depois da recolha das assinaturas será entregue, nomeadamente, ao parlamento e ao Presidente da República.

Redy Lima: “Homens a matar homens é também violência de género”
O sociólogo Redy Lima anda há anos a falar na violência e na hipermasculinidade, numa sociedade, a cabo-verdiana, onde, a todo o momento, o “verdadeiro homem” tem de provar a sua virilidade, demarcando território, conquistando, possuindo e, não raras vezes, passando à agressão para demonstrar que é “matxu”. A sociedade cobra e os homens acabam “vítimas” dessas construções que se reproduzem. Agora, defende, é necessária uma nova abordagem para o fenómeno.
mais