Artigos de Lígia Dias Fonseca no nosso arquivo

O fator Mulher
Há uns anos, num encontro internacional sobre a situação da mulher em África, que decorreu no Mali, fiquei horrorizada, quase petrificada com os relatos que eram feitos sobre o uso das mulheres como armas de guerra.

Uma história única que se repete anualmente
Uma a uma, um a um, cada um deles foi fazendo 18 anos. As festas de aniversário sucediam-se a um ritmo alucinante, deixando-nos com os nervos à flor da pele, pois os testes estavam a porta, as PGIs seguiam-se e as notas deste último ano do ciclo eram determinantes. Mas eles não se stressavam. Ou nem todos.

Centenas de Jovens vão ficar impedidos de votar nas Presidenciais de Outubro
Somos um país virado para o estrangeiro. Para além da vontade de emigrar que é manifestada por mais de 60% da população adulta, anualmente os estudantes que terminam o secundário buscam todas as alternativas para prosseguir os estudos superiores em universidades fora de Cabo Verde.

Substituição dos Deputados no início da legislatura
Dentro de dias, precisamente no vigésimo dia a seguir à publicação dos resultados das eleições legislativas do passado dia 18 de abril, terá lugar a 1ª Sessão Legislativa da Xª Legislatura, conforme determina o artigo 153º da Constituição da República (CRCV).

A minha Primeira Vez
Ainda me lembro da minha primeira vez. Estávamos no ano de 1982. Ano em que entrei na Universidade, na prestigiada Faculdade de Direito de Lisboa, local onde o meu pai tinha estudado e onde, cada vez que lá entrava, me sentia quase doutora, sem ainda perceber muito bem o peso que é carregar um Dra. Enfim!

Carta Aberta às Mulheres eleitas no dia 25 de outubro
A Lei da Paridade foi e continuará a ser o instrumento que garantirá a cada vez maior participação das mulheres nos órgãos de decisão. Mas essa participação não é nem pode ser apenas o cumprimento de um número.

A nobreza de ser Advogada/Advogado
Santo Ivo é, em muitos lugares do mundo, considerado o padroeiro dos advogados. Segundo lemos na Wikipédia, Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico na diocese de Rennes.

Uma grande lição
Marega deu-me uma grande lição: não se pode calar e lidar tranquilamente com o racismo. Isso é a vitamina necessária para deixar crescer e alastrar o preconceito e a discriminação.

Sejamos capazes de olhar, ver, escutar e amar as Saras da vida
A incapacidade de ouvirmos os gritos silenciosos, os olhares suplicantes, os gestos anómalos, esses sinais todos de pedido de ajuda que são tão visíveis e que não vemos, parece que é uma característica dos tempos de hoje.

Carta aberta por uma Praia, cidade capital, mais inclusiva e inteligente
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia
mais